A Embraer informou a ocorrência de um incidente neste sábado (5) pela manhã, em Gavião Peixoto (SP), envolvendo o protótipo 001 da aeronave KC-390 que realizava testes de prova em solo quando saiu da pista. Segundo a fabricante, a tripulação deixou a aeronave em segurança e sem ferimentos.
A equipe de apoio foi acionada imediatamente e a Embraer já iniciou a investigação das causas do incidente. A ocorrência foi comunicada ao Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea Brasileira (FAB). A empresa não informou se o protótipo ficou danificado.
Segundo incidente com o mesmo protótipo
A ocorrência registrada neste sábado já é o segundo incidente envolvendo o protótipo 001 do KC-390. Em outubro de 2017, a mesma aeronave enfrentou uma perda inesperada de altitude enquanto executava avaliações de certificação sobre a qualidade de voo em baixa velocidade e simulando formação de gelo nas asas, também na região de Gavião Peixoto.
A rápida descida submeteu o protótipo a grandes forças aerodinâmicas, o que acabou danificando partes de carenagens externas. Após passar por essa situação, o avião pousou em segurança e nenhum tripulante ficou ferido.
Enquanto aguardava por peças de reposição e reparos, o protótipo 001 do KC-390 ficou afastado da campanha de testes e certificação do programa KC-390. O modelo havia retornado aos ensaios em março deste ano.
As primeiras entregas do KC-390 estão programadas para o segundo semestre deste ano. O primeiro cliente do novo cargueiro militar da Embraer será a FAB, que encomendou 28 aeronaves.
Veja mais: Cobaias aéreas
Dentre os argumentos de vendas, a EMBRAER destaca a capacidade do KC-390 aterrissar e decolar em qual local do planeta. Logo, podendo operar em pista não pavimentada, semipreparada ou não preparada.
A verdade deve ser que, como esta aeronave varou a pista, e rolou em extensão não preparada, ela não deve ter sofrido dano estrutural algum.