Duas das maiores empresas aéreas regionais dos EUA decidiram unir os seus negócios. A Republic Airways e a Mesa Air chegaram a um acordo de fusão que dará origem a um grupo com 310 aeronaves.
A nova empresa terá capital aberto e o mais importante para o Brasil, irá operar uma frota exclusiva de E-Jets da Embraer.
Na divisão acertada, os acionistas da Republic terão 88% do controle acionário enquanto a Mesa terá entre 6% e 12%, dependendo de um arranjo não divulgado.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O plano é que o acordo de fusão seja fechado durente o segundo semestre do ano.

“O anúncio de hoje é um próximo passo emocionante na história de mais de 40 anos da Mesa, que representa o melhor resultado para nossos acionistas, funcionários e todos os nossos acionistas”, disse Jonathan Ornstein, Chairman e CEO da Mesa.
“Estamos entusiasmados em unir as equipes da Republic e da Mesa para criar uma das principais operadoras de jatos da Embraer do mundo”, disse Bryan Bedford, Presidente e CEO da Republic.
Companhia atenderá American, Delta e United
A nova companhia aérea regional resultante da união será uma das maiores dos Estados Unidos e alimentará a rede de voo das três principais empresas do país, a American Airlines, Delta Airlines e United Airlines.
Atualmente, a Republic voa com uma frota de 209 E-Jets, sendo 31 E170 e 178 E175. A Mesa possui quatro CRJ-900, mas deve permanecer apenas com os 60 E175.

O grupo tem também pedidos pendentes de entregas junto à Embraer, incluindo 15 novos E175 a serem recebidos em 2025.
A Republic tem um contrato de longo prazo com as três grandes empresas aéreas dos EUA e voa para os hubs do Norteste e do Meio Atlântico.
A Mesa, por sua vez, assinará um novo acordo de compra de capacidade existente com a United como resultado da transação com a Republic.
A empresa estava em débito com a parceira e vendeu recentemente parte da sua frota para a United.