Os drones certamente serão personagens presentes em nossas vidas no futuro. Embora ainda esbarrem em leis sobre tráfego aéreo com a alegação de que podem ser perigosos, “ideias voadoras” surgem a todo momento.
O grupo Amazon já tem a tecnologia pronta para realizar entregas expressas com drones e diversas empresas já lançaram modelos que podem carregar diferentes tipos de câmeras fotográficas e de vídeo, barateando o custo de produções midiáticas. Os militares também vem utilizando esses aparelhos com frequência em missões de vigilância e até de ataque.
Mas a nova tendência são os drones de resgate e salvamento. As pequenas máquinas voadoras com motores elétricos ainda não podem carregar uma pessoa ferida, mas já podem levar o mínimo de ajuda a lugares de difícil acesso com agilidade. Há também projetos de drones que podem ajudar a prevenir acidentes.
Veja mais: Drone “Lily” dispensa controle remoto
Confira as ideias que já foram propostas nesse segmento:
1 – Qube UAS
O Qube UAS, da start-up norte-americana AeroVironment, é um drone para monitoramento de áreas de risco. O pequeno aparelho tem autonomia de voo de 40 minutos e possui câmeras de vídeo e térmicas que transmitem os dados em tempo real para uma base de controle, determinando onde deve ser enviado o socorro. O Qube UAS foi utilizado para procurar sobreviventes na destruição causada pelos terremotos no Nepal em março deste ano.
2 – Snow Cyclops
Projetado pela Frogdesign, o Snow Cyclops é um conceito de drone para vigiar regiões de avalanche e assim evitar acidentes em estações de esqui. O modelo utiliza câmeras térmicas para detectar que partes na coluna de neve pode se soltar. Marcada a posição, uma equipe pode neutralizar o deslocamento da neve.
3 – Defikopter
Projeto alemão da Definitz, o Defikopter é um drone que carrega um desfribilador. A ideia é funcionar como um serviço de salvamento para pessoas sofrendo de ataque cardíaco em lugares de difícil acesso. O drone com o equipamento para reativar o coração é chamado pelo celular e voa até o indivíduo seguindo sua posição de GPS. O modelo alemão tem alcance de 10 km e pode voar a velocidade máxima de 70 km/h.
4 – Paketkopter
Outro projeto conceitual alemão, desta vez de autoria dos Correios da Alemanha, é o Paketkopter, que pode carregar pacotes contendo até 2 kg de remédios. Como o Defikopter, esse drone também tem capacidade para alcançar regiões remotas.
5 – Cyclodrone
Outro projeto da Frodesing, desta vez para proteger ciclistas. O projeto Cyclodrone são dois drone que acompanham a trajetória do ciclista, um na frente com luzes verdes e outro atrás com luzes vermelhas. A proposta visa melhorar a visibilidade das bicicletas no trânsito e assim evitar atropelamentos.
Esses drones precisam ser construídos com prateção nas pás, muita gente pode se machucar esta.
Tem também os destruidores de vidas: com metralhadoras, granadas e bombas. Um verdadeiro arsenal e prol da destruição. Um perigo!
Ferramenta inovadora em todos os setores e segmentos. (Boa Matéria).