Aeronave não tripulada do Facebook decola nos EUA

Drone “Aquila” movido a energia solar será usado como servidor de internet em regiões remotas
O Aquila é coberto por painéis solares e poderá voar a quase 20 mil metros de altitude (Divulgação)
O Aquila é coberto por painéis solares e poderá voar a quase 20 mil metros de altitude (Divulgação)
O Aquila é coberto por painéis solares e poderá voar a quase 20 mil metros de altitude (Divulgação)
O Aquila é coberto por painéis solares e poderá voar a quase 20 mil metros de altitude (Divulgação)

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, postou uma importante notícia em sua time-line. O Aquila, aeronave não-tripulada desenvolvida pelo “Facebook Connectivity Lab”, o laboratório de tecnologias avançadas da empresa, completou com sucesso, nesta quinta-feira (21), seu primeiro voo, em Yuma, Arizona, nos Estados Unidos.

Como explicou Zuckerberg, a aeronave deveria voar por apenas 30 minutos, mas os resultados durante o voo foram tão bons que a equipe estendeu o teste e primeiro voo do Aquila durou 96 minutos. Como escreveu o criador da rede social, o modelo “eventualmente vai bater o recorde de voo mais longo para aeronave não-tripulada”.

O avião do Facebook é coberto com painéis solares, que recarregam as baterias dos quatro motores elétricos. Nessa configuração, a autonomia de uma aeronave não tripulada pode durar dias ou até meses. Com essa qualidade, Zuckerberg planeja utilizar o Aquila como “servidor voador” e assim oferecer acesso à internet em regiões remotas.

Aquila

De acordo com o Facebook, o Aquila foi projetado para alcançar altitudes próximas dos 20 mil metros e voar em baixa velocidade, cerca de 120 km/h. Apesar de grande, com envergadura maior que a do Boeing 737 (quase 35 metros), o drone em formato de asa é leve: pesa apenas 453 kg.

Enquanto voar de dia, como explica a página, a aeronave captará energia solar para manter os motores e sistemas funcionando, mas também guardará outra parte para continuar voando e operando a noite.

We’re proud to announce the successful first test flight of Aquila, the solar airplane we designed to bring internet access to people living in remote locations. We look forward to the rest of the journey toward making the world more open and connected.

Publicado por Facebook em Quinta, 21 de julho de 2016

 

O projeto ainda prevê controles cada vez mais automatizados, utilizando programas de computador baseados em informações de sensores e GPS. O primeiro protótipo, por exemplo, já pode decolar e pousar sem nenhum interferência humana.

Segundo o Facebook Connectivity Lab, cerca de 1,6 bilhões de pessoas vivem em regiões que não têm acesso à internet devido aos altos custos de instalação de meios convencionais, como os cabos de fibra óptica. O Aquila pode ser uma oportunidade viável para conectar esse locais.

O Facebook trabalha há dois anos no projeto do Aquila (Divulgação)
O Facebook trabalha há dois anos no projeto do Aquila (Divulgação)

Veja mais: Aviões a jato também têm motores a hélice

6 comments
  1. Boa noite!!!

    Meus caros, enviei um pedido com todos meus dados, como não entendi se eu consegui envia-lo corretamente, portanto gostaria de saber se o mesmo chegou ao destino de vocês, vez que como gostei muito do modelo da camiseta, eis o porquê estar querendo confirmar este pedido.

    Mateus F. Rocha.

  2. …criador da rede social, o modelo “eventualmente vai bater o recorde de voo mais longo para aeronave não-tripulada”.

    Eventually não signfica eventualmente.

    Sugiro substituir por: então, finalmente, por fim…
    Eventualmente é algo que ocorre ao acaso. A mesma palavra tem usos diferentes no Português e no Inglês. O mesmo ocorre com “embaraçada” no Espanhol. E não dizemos que mulheres grávidas estejam embaraçadas.

Comments are closed.

Previous Post
Os voos a partir da Pampulha serão operados com aeronaves Cessna Grand Caravan (Cessna Aircraft)

Governo de Minas anuncia companhia aérea “social”

Next Post
O cargueiro militar Airbus A400M é um dos projetos mais recentes com motor turboélice (Airbus)

Como funciona o motor turbo-hélice?

Related Posts