EC-130, o bombardeiro de guerra psicológica

Versão de guerra eletrônica do C-130 Hercules pode destruir a moral do inimigo perturbando as comunicações e interferindo programas de TV e rádio
O EC-130 já entrou em ação em combates no Caribe e Oriente Médio (USAF)
O EC-130 já entrou em ação em combates no Caribe e Oriente Médio (USAF)
O EC-130 já entrou em ação em combates no Caribe e Oriente Médio (USAF)
O EC-130 já entrou em ação em conflitos no Caribe e Oriente Médio (USAF)

Em 1990, durante a Guerra do Golfo no Iraque, soldados do exército de Saddan Hussein entrincheirados no deserto receberam chamados em seus rádios com a seguinte mensagem em árabe: “A única forma de encontrar segurança é na fronteira com a Arábia Saudita. É lá que os bombardeiros e a fome terminam. As forças da coalização oferecem asilo, cama quente, atendimento médico e três refeições por dia. Rendam-se. Abrace seus irmãos árabes e compartilhe a paz”.

A mensagem que invadiu a frequência dos rádios iraquianos foi transmitida por um Lockheed EC-130 “Commando Solo”, um avião da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) que atua como instrumento de guerra psicológica. Considerado uma das aeronaves mais sigilosas do mundo, o aparelho com equipamentos eletrônicos foi desenvolvido para perturbar as comunicações do inimigo ou então interferir na programação de canais de televisão e estações de rádio de uma região.

Estacionados na base aérea de Harrisburg, na Pennsylvania, os EC-130 da USAF parecem cargueiros Hercules normais, tanto que é permitido visitá-los de perto, mas somente por fora. Interessados em conhecer o interior da aeronave precisam de uma autorização de segurança máxima do Pentágono.

Sabotador eletrônico

Introduzidos em 1975, os EC-130 têm até hoje muitos detalhes guardados a sete chaves. Também chamados de “sabotadores eletrônicos”, essas aeronaves podem transmitir em qualquer frequência, como rádio AM e FM, televisão a cores ou preto e branco e bandas curtas, normalmente sinais de alta frequência usados por equipamentos de comunicação militar.

Os sinais de interferência do EC-130 Commando Solo são emitidos por antenas em forma de lâminas instaladas no dorso da fuselagem e na deriva, além de pods nas asas, dando a esse Hercules um aspecto único e até bizarro. Além disso, a aeronave ainda leva duas antenas de cabo rebocáveis retráteis. Uma desenrola-se horizontalmente, algumas centenas de metros atrás do avião, enquanto a outra pende verticalmente da fuselagem.

As antenas do EC-130 podem interferir em praticamente qualquer tipo de sinal, civil ou militar (USAF)
As antenas do EC-130 podem interferir em praticamente qualquer tipo de sinal, civil ou militar (USAF)

A tripulação de um EC-130 é composta por 11 membros: dois pilotos, navegador, oficial de guerra eletrônica, dois mecânicos e cinco operadores de sistemas eletrônicos.

Histórico operacional

A primeira utilização do EC-130 foi durante a Invasão de Granada, em 1983. Na ocasião, a aeronave da USAF foi utilizada como estação de rádio para comunicar-se com tropas e civis norte-americanos em solo, enviando informações sobre as ações militares e de evacuação.

O EC-130 é operado por uma tripulação de 11 membros (USAF)
O EC-130 é operado por uma tripulação de 11 membros (USAF)

Os Commando Solo também foram enviados duas vezes ao Hati. Na primeira, em 1994, a aeronave transmitiu programas de televisão e rádio no país para alertar e enviar informações a população sobre os riscos do conflito civil que estava em andamento no país.

Em 2010, após o terremoto que arrasou o Haiti, o EC-130 voltou ao país, desta vez como posto de comando central para orientar as ações humanitárias em solo.

A utilização mais recente da aeronave foi sobre a Líbia, em 2011, durante o processo que levou a queda do ditador Muamar Kadafi. Uma mensagem enviada por uma estação da Holanda e retransmitida pelo EC-130 dizia o seguinte: “Os navios militares e demais embarcações com bandeira da Líbia não têm permissão para deixarem o porto. As forças do regime de Kadafi estão violando uma resolução das Nações Unidas, que ordena o fim das hostilidades no país. O navio que tentar sair do porto será atacado e destruído imediatamente. Não tentem deixar o porto”.

A Guarda Aérea Nacional dos EUA mantém seis EC-130 ativos (USAF)
A Guarda Aérea Nacional dos EUA mantém seis EC-130 ativos (USAF)

Os EUA mantém atualmente seis EC-130 ativos, incluindo um modelo de nova geração, baseado na versão mais recente do Hercules, o C-130J, mantidos sob o comando da Guarda Aérea Nacional (Air National Guard).

Considerado essencial durante um conflito moderno, o EC-130 é o único avião das forças armadas dos EUA capaz de destruir a alma e o coração dos inimigos sem precisar disparar uma única bala ou mesmo evitando o combate por outros meios, forçando a rendição do inimigo.

Veja mais: O massacre do Harrier na Guerra das Malvinas

17 comments
  1. Boa Tarde, a invasão a Granada ocorreu em 1983 e não em 1989 como publicado na reportagem. Na data de 1989 foi a invasão americana ao Panamá.

  2. Acho que a mídia ocidental fala muito do EUA; esse país já foi poderoso soberanamente hoje há Rússia e China que tem estratégias militares tão espetaculares que o Tio Sam; detalhe…eles não fazem propaganda das suas fortalezas.

  3. SONHAR NÃO CUSTA NADA, MAS COMO EU GOSTARIA DE PILOTAR UM “HÉRCULES C-130″….TREMENDA MÁQUINA QUE NÃO DEVERIA SER UTILIZADA EM GUERRAS, DADAS AS SUAS CARACTERÍSTICAS MUITO MAIS VOLTADAS PARA AUXÍLIO HUMANITÁRIO.

  4. esse negócio de invadiu a frequência dos rádios, isso e coisa do passado, aqui perto de casa tem um rádio pirata, sempre invade a frequência da radio fm

  5. Ciccero

    Vc que pensa. È que não fazem isso em português.

    O Putin turbinou a propaganda, só não é maior porque a Russia tá em dificuldades economicas. Mas na década de 90, diria que vc estaria com a razão. Hoje, nem tanto.

    China, a propaganda é dirigida. Mas tem e muita. Só não somos foco. Ou não éramos, já que talvez eles façam a primeira venda de caças chineses no continente para a Argentina.

  6. penso que os u.s.a ainda estao muito longe dos demais militarmente;e continuarao adar as cartas ,sem falar de sua influencia dipomatica.realmente e de impressionar

  7. Eis o eventual responsável pela “Noite Oficial dos Óvnis” ocorrida em 1986 nos céus da região Sudeste do Brasil.

  8. EU TAMBÉM QUERO UM, VOU COMPRAR UM PRA TIRAR CAPIM PRAS VACAS DE PAPAI LÁ EM JAPARANDUBA, EM PALMARES-PE. IMAGINE EU COM 50 FEIXOS DE CAPIM PARAGUAI, TEM UM PELO DA GOTA, É SÓ COLOCÁ-LOS DENTRO DO AVIÃO E AFUNDAR O PÉ, TÔ NA BÔA, OP´S, QUANTO SERÁ QUE CUSTA UM BICHO DESSES? ALGUÉM SABE. OU É SÓ PRA AMERICANOS…

  9. No atual estágio da guerra em que nos encontramos, não conseguirão nem levantar…. Só em cachorro morto que podem ser utilizados…

  10. É por idolatrarem os americanos que o povo brasileiro vem se perdendo dia após dia. Nossos governantes entregando nosso país “fatia por fatia” para que os americanos assumam o poder e nos escravizem “às claras”. Com essa mania de todo poderoso, se acham no direito de invadirem qualquer país, interferindo em qualquer sistema de governo, visando “única e exclusivamente” seu bem-estar e que se f….os outros povos. Adora, diante da Rússia e da China, são obrigados a “falar fino e fedorento”. Fora Yankes. Cada povo (maioria) tem o direito de eleger seus governantes e seu sistema de governo. Este povo que escravizou os índios e praticaram aquela chacina. guerreando sempre para manterem suas empresas bélicas, a custa de muitas vidas dos pavos mais pobres.

Comments are closed.

Previous Post
O "jatão" chinês deve voar somente em 2021, prevê a fabricante (COMAC)

China e Rússia vão construir jato comercial de grande porte

Next Post
O caça conceitual da Boeing tem elementos típicos dos chamados "aviões invisíveis" (Boeing)

Boeing apresenta conceito de caça futurista

Related Posts