Alemanha demonstra interesse no Embraer KC-390

Ministério de finanças do país questionou a compra de aeronaves fabricadas nos EUA
O KC-390 é proposto como uma alternativa ao antigo C-130 Hercules, da Lockheed Martin (FAB)
O KC-390 entrou em serviço com a Força Aérea Brasileira em 2019; Portugal e Hungria também têm pedidos confirmados (FAB)
Os primeiros KC-390 serão entregues a FAB a partir de 2018 (FAB)
Os primeiros KC-390 serão entregues a Força Aérea Brasileira a partir de 2018 (FAB)

O ministério de finanças da Alemanha sugeriu a compra do cargueiro militar Embraer KC-390, em vez do Lockheed Martin C-130J Hercules, noticiou a agência Reuters. De acordo com a publicação, a escolha pela aeronave brasileira seria benéfica a empresas alemãs, algumas fornecedoras de componentes para o KC-390, como a Rheinmetall AG.

O plano foi proposto por Brigitte Zypries, secretária de estado no ministério de finanças alemão, após visitar as instalações da Embraer no Brasil. A sugestão foi enviada ao ministério de defesa do país, que tomará a decisão final sobra qual aeronave comprar.

De acordo com uma cópia da carta de Brigitte acessada pela agência, a secretária diz que o KC-390 foi apresentado pela Embraer como uma alternativa “muito convincente”, comparado ao C-130.

O ministério de defesa da Alemanha já divulgou estar interessado em adquirir de quatro a seis cargueiros Hercules da geração mais recente e operá-los em conjunto com a França, em complemento a frota do Airbus A400M, cargueiro de porte superior.

O plano original da Alemanha era substituir toda frota de cargueiros C-160 Transall pelo novo A400M, até 2021. No entanto, recentemente, também foi incluída a necessidade de adquirir cargueiros menores, como é o caso do Hercules e o KC-390.

Até o momento, a Força Aérea Brasileira (FAB) é o único cliente confirmado do Embraer KC-390, com um pedido por 28 aeronaves. Outros países interessados, mas que ainda não assinaram os acordos de compra, são Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.

Veja mais: Produção do Gripen NG é iniciada no Brasil

2 comments
  1. Se o Brasil conseguir tal negócio, será um aval de qualidade e com isso nao vao dar conta no futuro de tanta encomenda. Vamos torcer que o Trump continue com sua política comercial destrutiva e ajude a promover este negócio.

Comments are closed.

Previous Post
Satélite japonês da série Kounotori, desenvolvido pela JAXA (Divulgação)

Japão lança catador de lixo espacial

Next Post

Airbus propõe avião com cabines modulares

Related Posts