Porta-helicópteros Atlântico zarpa da Inglaterra em direção ao Brasil

Nova embarcação multipropósito da Marinha do Brasil deve chegar ao país ainda neste mês
PHM Atlântico fotografado deixando a base naval de Devonport, no Reino Unido (Barry Dixon/@RFANostalgia)
PHM Atlântico fotografado deixando a base naval de Devonport, no Reino Unido (Barry Dixon/@RFANostalgia)
PHM Atlântico fotografado deixando a base naval de Devonport, no Reino Unido (Barry Dixon/@RFANostalgia)
PHM Atlântico fotografado deixando a base naval de Devonport, no Reino Unido, nesta quarta-feira (Barry Dixon/@RFANostalgia)

O porta-helicópteros multipropósito (PHM) Atlântico zarpou na manhã desta quarta-feira (1) da Base Naval de Devonport, em Plymouth, no Reino Unido, em direção ao Rio de Janeiro (RJ). A nova embarcação da Marinha do Brasil (MB) ainda fará uma escala em Lisboa e deverá chegar ao país neste mês, informou a corporação em suas redes sociais.

A incorporação do PHM Atlântico foi anunciada no final de junho pela MB, que comprou a embarcação da Royal Navy (marinha britânica) por £ 84 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 413,9 milhões na cotação atual. O navio, que antes se chamava HMS Ocean, era operado pela marinha britânica desde 1998.

A embarcação adquirida pela MB foi projetada para realizar operações anfíbias com helicópteros embarcados e com tropas dos Royal Marines (Fuzileiros Navais britânicos), bem como atender a missões de ajuda humanitária, como a ocorrida em setembro de 2017, quando o navio prestou auxílio às populações caribenhas atingidas pela passagem do furacão “Irma”.

No Brasil, a embarcação será empregada em operações aéreas com helicópteros, operações anfíbias com tropas de Fuzileiros Navais e missões de controle de área marítima para proteção de linhas de comunicações marítimas, além de conduzir atividades de apoio logístico, de caráter humanitário, de auxílio a desastres naturais e operações de manutenção da paz.

O HMS Ocean pode receber helicópteros ou então aviões capazes de decolar e pousar na vertical (Divulgação)
PHM Atlântico quando ainda se chama HMS Ocean, operado pela marinha britânica (Divulgação)

De acordo com a MB, o navio fabricado no Reino Unido pode operar simultaneamente até sete aeronaves em seu convés de voo, podendo utilizar todos os tipos de helicópteros pertencentes a esquadrões da marinha brasileira. São eles os modelos Seahawk (SH-16), Cougar (UH-15 A/B), Lynx (AH-11B), Esquilo (UH- 12/13), Bell Jet Ranger III (IH-6B) e Super Puma (UH-14).

O PHM Atlântico pode receber até 18 aeronaves embarcadas e possui acomodações para abrigar até 805 tripulantes (entre fuzileiros navais, pilotos e responsáveis pela operação do navio). O navio foi projetado para navegar a velocidade de 18 nós (33,3 km/h) e tem um raio de ação de 8.000 milhas náuticas (14.816 km).

((Barry Dixon/@RFANostalgia)
A embarcação já carrega a bandeira do Brasil (Barry Dixon/@RFANostalgia)

Veja mais: Marinha desativa porta-aviões NAe São Paulo

37 comments
  1. Esse novo Navio Porta Helicópteros recém incorporado a Marinha atenderá as necessidades operacionais não só do Brasil, mas em operações conjuntas com países vizinhos, pois sua capacidade multitarefas com helicópteros, lanchas, além de seu enorme espaço no hangar subterrâneo, terá capacidade de transporte de equipamentos, carros de combate, de transporte, transformando-o em canivete Suíço da Marinha, muito além de que muitos esperavam, afinal depois do fiasco do NAe São Paulo, que está enferrujando docado no Arsenal da Marinha do Rio de Janeiro, vamos ver qual será a destinação dele, pois o melhor Porta Aviões que o Brasil teve no passado (NAeL Minas Gerais) terminou virando sucata na Índia.

  2. um navio de mais de 20 anos e o Brasii paga meio bilhao de reais…..um pais sem soberania e nao sabe fazer seus proprios navios, avioes com tecnologia de ponta….e melhor virar colonia novamente…

  3. Caramba, não liberaram mesmo os Phalanx. Os americanos ainda devem estar mordidos por conta de termos fechado negócio com os suecos.

  4. Desculpem aí, mas tem gente que não sabe quanto custa projetar e construir um navio desses.
    Se o Brasil não consegue mais projetar e construir um navio como esse, a conta não pode ser paga pela MB, mas pelos governos ruins que assolaram o País e não preservaram as capacidades da indústria naval.
    O PHM Atlântico não é sucata. Possui diversos sistemas embarcados de ponta, como o radar Artisan 3D que equipa a RN, incluindo suas últimas aquisições: o porta-aviões classe Queen Elizabeth e as futuras fragatas pesadas tipo 26, em fabricação.
    É preciso estudar mais antes de emitir opiniões idiotas… Bravo Zulu para a Marinha!

  5. É verdade. O brasil é muito atrasado. Vejam o japão, nas décadas de 20 e trinta já faziam os melhores navios e submarinos. E nós aqui em pleno 2018 comprando sucata. É a terra do nunca.

  6. André, o navio não é uma sucata e os ingleses venderam ao Brasil por questões financeiras. Eles incorporaram dois Porta-Aviões. Outra coisa. Beto, navio não é um carro. Com 20 anos, para meios navais, não significa ser velho. Ele está em ótimas condições para operar.

  7. Para quem comenta que o Atlantico é uma sucata aconselho estudar um pouco sobre a historia desse navio. 20 anos para um navio não é uma idade avançada, ele foi reformado e modernizado pela marinha britanica no ano de 2014 (no valor de 60 milhoes de libras ) , O Brasil pagou 80 milhoes de Libras. O motivo da venda é a entrada de um porta avioes que pode operar avioes que esse não pode. Para a nossa marinha é um otimo negocio e barato.

  8. Continuando o mesmo processo desde o Império, ou seja; comprar lixo da Inglaterra e frança e nunca desenvolvendo navios próprios e assim segue-se dependendo de lixos estrangeiros. Cadê o Orgulho de nossas Forças Armadas? Porque não investimos em nossa tecnologia, temos tudo aqui para isso, não precisamos dos EUA, França e Inglaterra, esse é mais uma sucata.

  9. Não se faz mais navios como na época das fragatas feitas no Arsenal de Marinha. Se os estaleiros fossem fazer hoje, o costado seria de lata de refrigerante e o preço seria o dobro desse aí. E os ingleses são conhecidos por qualidade, sejam bem-vindos.

  10. Qual o melhor ficar sem nenhum porta aviões ou comprar um usado?
    Alguem saberia dizer quanto custaria um Porta Aviões novo?
    Qual o tempo de vida de um Porta Avioes?
    Criticar e facil, dificil e ir la e fechar um porta avioes novo por um preço compativel com a situação do pais.

  11. Porque não modificaram o Porta-aviões São Paulo para ser Porta-helicópteros….? Pergunta de leigo, afinal não sairia mais barato?

  12. Milhões de desempregados, faltando remédios e estrutura na saúde, cortando direitos do trabalhador e o Governo gastando meio bilhão fora de hora e numa sucata de 20 anos. Está mais que na hora do povo tomar o Poder mesmo que for a força. Esse Temer é um Câncer.

  13. Mas que blz. Um país caindo aos pedaços, gastando uma fortuna em uma lata velha. Vai servir para que? Levar o exército pelo mar para dar vacina nos índios? Militar no Brasil só serve para isso mesmo….

  14. Parabéns MB adquiriu por uma fortuna esta sucata com tecnologia da década de 90 aposto que vcs estão orgulhosos e se gabando né, pois isso pra mim dá vergonha…

  15. Aqui temos condicoes de fazer um navio com as melhores qualidades, o nosso problema sao as Leis que favorecem os corruptos e criando oportunidades para a corrupcao e a impunidade, sem Leis severas sempre teremos quem se aproveite.

  16. Companheiro. Esse navio e velho eu com 400 milhões faria um melhor do que este. A nossa marinha geograficamente tem destino totalmente diferente da marinha inglesa. Reformar um navio desse é mais caro do que fazer um novo. Não vê os prédios do inss todos abandonados

  17. Bom dia a todos!!!! gostaria de esclarecer alguns pontos:
    Navio de 20 anos que era o capitania da Inglaterra; para quem não sabe capitania significa navio mais importante;
    A fragata União, última a ser incorporada ao Brasil tem 38 anos de serviço e continua sua atuação com excelência;
    Antes de reclamar que não construímos navios de ponta, reclame com os políticos (políticos esses que muitos dos senhores elegem a cada dois anos), que engessam cada vez mais o orçamento para as forças armadas, não fazem uma política de renovação dos meios militares. Só existe força armada porque nos orgulhamos de manter uma fragata de 42 anos de serviço (Fragata Niterói, feita pelos ingleses), operando em águas internacionais, mesmo com todos as dificuldades de orçamentos e de pessoal que enfrentamos a cada ano que passa.
    E tenho certeza que os irmãos de farda do Exército e da Aeronáutica enfrentam as mesmas dificuldades e se orgulham da mesma forma.

  18. O São Paulo deveria se transformar em um museu como o Intrepid em NY, seria um espaço fantástico no Porto do Rio.

  19. POIS É. ESTÁ CHEGANDO 7 DE SETEMBRO… NÃO CONSEGUE ADM O PRÓPRIO PAÍS.. ESSA SUCATA IRÁ FAZER PARTE DA HISTÓRIA.. NAVEGAÇÃO DE FRAGATAS.. ANTES ERAM MELHORES.. TEMOS QUE ATUALIZAR NOSSA TECNOLOGIA.

  20. Mais uma vez, prevalece a vontade dos amigos do amiguinho do amigo que só levam em conta o apadrinhamento de medíocres em detrimento de quem tem mérito e valor. Ao invés de utilizar a tecnologia vigente e construir seus próprios navios ou pagar para contruí-los em estaleiros internacionais, incomoda menos privilegiar apadrinhados que chegam aos postos máximos e decidem para agradar os amiguinhos. Este país de vagabundos nunca sairá da lama!

  21. Todo Mundo compra navios e aviões de outros países que já detém a tecnologia necessária, vejam os exemplos de Israel, Índia e outros países. Não devemos ser tão infantis.

  22. Gostaria de saber a data exata e horário de sua chegada pois moro em Niterói e queria ver lo chegar.

  23. Se não serve para a Inglaterra porque o Brasil compra? Só compra resto e a comunidade ainda acha que tá no lucro?! O certo era se associar e construir conjuntamente com as necessidades do Brasil.

  24. Foi uma EXCELENTE compra! Quem tá comentando merda realmente não se deu o trabalho de pesquisar um pouco sobre o negócio.

  25. Infelizmente tenho que concordar com alguns comentários, pois temos uma parcela de culpa ao elegermos esses corruptos que estão no congresso, senado, e esse presidente golpista que vem arruinando nosso país, e agora para demonstrar que é um incompetente pra não dizer ladrão, vem e compra essa sucata a preço de ouro, é por esse e muitos outros casos que não dá para relatar aqui, vamos saber dar o nosso voto a quem realmente tem vontade de ver nosso Brasil progredi, mas não com porta avião e sim com educação, segurança e saúde em modo geral. A lista dos safados que votaram contra os trabalhadores está na internet por isso vamos dar a esses safados o que eles merecem, tirando eles de lá. Obrigado a todos e desculpa minha indagação com esses políticos ladrão que nós mesmos colocamos para nos roubar e nos escravizar.

  26. As vezes fico me perguntando, como pode existir tanta gente sem noção neste mundo. Se é para criticar, deve-se criticar a compra da sucata francesa, ou então os Orion, que depois de anos em reforma mostraram falhas estruturais nas asas, que os imobilizam por falta de recursos para reformá-las ou substituí-las (como ninguem notou este pequeno detalhe?). Quando o navio frances veio para cá, sabia-se que o custo para colocá-lo 100% operacional, seria alto. Já o navio ingles vem de uma reforma e está “operacional”. Dos tres casos foi a melhor aquisição sem sombra de dúvida. No caso dos Orion, poderíamos ter optado por uma versão do KC 390. Elas por elas, seria um avião novo, com projeto moderno que seria desenvolvido aqui e nos traria um avanço tecnológico. Fazer um Porta Aviões do zero é um pouco mais complicado e mais caro. Eu tambem penso que nos casos anteriores, pode ter havido uma certa ingenuidade por parte dos responsáveis pela aquisição. Os franceses (porta aviões) e espanhois (reforma dos Orion) são muito complicados de se lidar.

  27. Melhor seria ter gasto com saúde, pagamento de professores, salários atrasados de profissionais da saúde, urbanização de vilas e favelas, pesquisas para melhorar a qualidade de vida das pessoas etc etc etc.

    Junte isso aos caça gripen´s (!!bilhões!!) e demais investimentos monstruosos em armamentos. Enfim, o mundo precisa de muito mais AMOR e menos armamentos. O dinheiro gasto com tráfico de drogas só perde para os orçamentos trilhionários em armas, um des-serviço à evolução da humanidade.

  28. Somente completos imbecis não conseguem reconhecer a excelente compra feita pelo Brasil. Além de o preço ter sido extremamente módico, tal embarcação constituía, até há pouco, a nau capitânia do Reino Unido.

    Ademais, várias publicações especializadas e leitores britânicos criticaram a venda como uma grande perda para a Marinha Real Britânica. Como já dito acima, a maior razão da venda foi financeira, já que as FAs do Reino Unido estão sofrendo um grande enxugamento.

    Parabéns ao governo brasileiro por tal aquisição!

  29. Menos meu povo, esse navio nao e sucata, ele foi modernizado, tolos sao os ignorantes que afirmam ser sucata.

  30. Achei bonitinho, troncudinho, espero que utilizem com sabedoria.
    Parábens Marinha, o Brasil pode muito mais se acabarmos com os bandidos e corruptos.

  31. Um comentário mais absurdo que o outro…Brasileiro sendo Brasileiro mesmo!!! Alguns até com certa coerência mas a maioria, desgosto total por estes acéfalos denominados “Brasileiros”.

Comments are closed.

Previous Post

Imagens da suposta nova classe executiva da LATAM surgem na internet

Next Post

“Salvadora” do A380, Emirates comemora 10 anos com maior avião de passageiros da história

Related Posts