Airbus desenvolve pipa tecnológica para impulsionar navios

Equipamento projetado pela divisão AirSeas reduz em até 20% o consumo de combustível de grandes embarcações
A pipa de navio está sendo desenvolvido pela AirSeas, startup financiada pela Airbus (Airbus)
A pipa de navio está sendo desenvolvido pela AirSeas, startup financiada pela Airbus (Airbus)
A pipa de navio está sendo desenvolvido pela AirSeas, startup financiada pela Airbus (Airbus)
A pipa de navio está sendo desenvolvido pela AirSeas, startup financiada pela Airbus (Airbus)

A Airbus agora também está no mercado de pipas. A nova startup do grupo, a AirSeas, está desenvolvendo a pipa (gigante) especial SeaWing para ajudar a impulsionar grandes embarcações. Segundo estimativas da empresa, o equipamento tem potencial para reduzir em até 20% o consumo de combustível de navios.

Segundo o fabricante, o funcionamento do SeaWing será totalmente automatizado. Quando montado em uma embarcação, a AirSeas afirma que a pipa poderá ser acionada por um simples botão. A empresa ainda diz que o equipamento se desdobra e opera de forma autônoma com ajuda de sistema de coleta de dados meteorológicos e oceânicos para otimizar o desempenho. Quando o efeito de reboque não é mais necessário, o “papagaio” é redobrado e recolhido automaticamente.

O primeiro cliente do “papagaio” tecnológico será a própria Airbus. O grupo europeu encomendou o equipamento para usar em seus próprios navios que transportam grandes peças de aeronaves entre seus pontos de produção na Europa e Estados Unidos. A empresa, entretanto, ainda não divulgou uma data de estreia do novo equipamento.

“Estamos muito orgulhosos de a Airbus ter confirmado sua confiança no sistema SeaWing depois de ver nossos resultados de teste em primeira mão em seu próprio navio”, explicou o CEO e fundador da AirSeas, Vincent Bernatets, que anteriormente trabalhou em diversas áreas da Airbus. “Esta primeira instalação de embarcações de transporte abre caminho para novos negócios pioneiros em navios porta-contêineres, navios graneleiros e balsas.”

A nova startup da Airbus ainda aponta que o SeaWing é projetado para ser rapidamente integrado em quase todos os navios comerciais em operaçãos atualmente.

O princípio do SeaWing é o mesmo do Kite Surf, mas um pouco maior… A ideia também não é inédita para barcos, tampouco para grandes embarcações. O projeto mais recente desse tipo, ainda em fase de testes, foi proposto pela SkySails, do grupo Zeppelin, da Alemanha.

A SkySails, do grupo Zeppelin (o mesmo dos antigos dirigíveis, também está projetando um pipa para navios (SkySails)
A SkySails, do grupo Zeppelin, também está projetando um pipa para navios (SkySails)

Veja mais: Azul inicia construção de novo centro de manutenção em Viracopos

1 comment
  1. corrija me se eu estiver errado mas para economizar, o vento deve estar a favor da pipa. caso contrario, a economia é zero, correto?

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