Primeiro KC-390 de série realiza voo inaugural

Aeronave com a configuração final ainda vai participar da fase final de testes com a Embraer; entrega à FAB é programada para 2019
(Embraer)
A FAB encomendou 28 jatos KC-390 para substituir os antigos C-130 Hercules (Embraer)

O primeiro avião de transporte multimissão Embraer KC-390 de série realizou nesta quarta-feira (10) seu voo inaugural em Gavião Peixoto (SP). A aeronave, diferentemente dos protótipos, agora é o que pode se chamar de versão final do projeto. Apesar de já estar concluído, o modelo ainda não será entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Conforme acordado em julho deste ano com a Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro KC-390 de série será utilizado pela Embraer na fase final da campanha de testes de voo. Em maio deste ano a equipe do projeto ficou desfalcada de uma aeronave após o incidente com o protótipo 001. Segundo a fabricante, as aeronaves já registraram mais de 1.900 horas de voo desde 2015.

O próximo passo no projeto é obter a certificação civil da aeronave básica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o que segundo a Embraer será alcançado em breve. A primeira entrega para a FAB é programada para 2019-  a Aeronáutica vai receber 28 aeronaves em cerca de 12 anos.

O próximo cliente do KC-390 deve ser Portugal, que ainda negocia os últimos detalhes do contrato. O país também é um dos parceiros estratégicos no projeto, fornecendo uma série de componentes para a aeronave – por meio de subsidiárias da Embraer em Portugal.

“Hoje celebramos outro marco importante na produção do KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta aeronave combina excelente flexibilidade com desempenho e produtividade superiores”.

Peso pesado brasileiro

O KC-390 é o avião mais pesado já produzido no Brasil. O cargueiro multimissão da Embraer pode decolar com peso máximo de 81 toneladas, algo equivalente a 25 turbo-hélices Tucanos na balança. O avião foi projetado para ser a principal aeronave de transporte da Força Aérea Brasileira e substituir os veteranos C-130 Hercules, que voam no Brasil desde 1964.

Uma série de componentes do KC-390 são produzidos em Portugal, pela Embraer e a OGMA (FAB)
Uma série de componentes do KC-390 são produzidos em Portugal, pela Embraer e a OGMA (FAB)

Com a proposta de substituir os Hercules, o KC-390 foi desenvolvido para cumprir as mesmas missões do antigo turbo-hélice da Lockheed Martin, mas com praticamente o dobro da velocidade (até 850 km/h) e mais carga, com capacidade máxima de 26 toneladas (6 ton a mais que o Hercules). E a lista de tarefas da aeronave é enorme.

Além do transporte de equipamentos e tropas, o cargueiro militar da Embraer pode lançar cargas e paraquedistas, reabastecer outras aeronaves em voo (e também ser reabastecido), realizar missões de busca e salvamento com equipamentos especiais, combate a incêndios florestais e até voos para Antártica. Há inclusive um estudo para converter o KC-390 em “Gunship” (canhoneira aérea), uma aeronave de ataque com poder devastador.

Cada unidade do KC-390 é avaliada em cerca de US$ 85 milhões (cerca de 319,3 milhões). Além de suprir as necessidades da FAB, a Embraer acredita que o novo jato militar também pode ser uma das principais opções do mercado no segmento de cargueiros militares médios nos próximos 20 anos, substituindo antigas frotas de Hercules pelo mundo.

Veja mais: Novo porta-aviões britânico realiza primeiras operações com caças F-35B

1 comment
  1. IMORAL ver a EMBRAER com todos os seus magníficos projetos ser ENGOLIDA PELA BOING estadunidense ,e nós brasileiros seremos vistos como coadjuvantes de um projeto NACIONAL.. com um congresso e certas autoridades entreguistas brasileiras , o nosso PAÍS NÃO PRECISA DE INIMIGOS EXTERNOS,.

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