British Airways quer ampliar sua frota de A380 com aviões usados

Presidente da holding que controla a companhia aérea britânica afirmou que maior avião do mundo faria sentido desde que tenha um custo de leasing realista
Airbus A380 da British Airways
Airbus A380 da British Airways (Laurent ERRERA)
A British Airways tem 12 A380 em sua frota e se diz interessada em aviões usados do modelo (Laurent ERRERA)

O CEO do grupo IAG (International Airlines Group), o irlandês Willie Walsh, revelou em entrevista ao site alemão Aero Telegraph que a British Airways tem interese em alugar seis A380 usados para ampliar a frota do modelo de grande capacidade.

O maior avião de passageiros do mundo teve o fim de sua produção anunciado pela Airbus recentemente. Desde então, algumas clientes do A380 já planejam sua aposentadoria enquanto duas unidades começaram a ser desmontadas na Europa devido à falta de possíveis interessados.

Para Walsh, cujo grupo comanda não só a British Airways como a Iberia, Aer Lingus, Vueling e Level, o A380 é um bom avião, mas o custo de leasing é irreal sobretudo na renovação de contrato. “Se conseguirmos o preço certo mais seis Airbus A380 fariam sentido”, afirmou – hoje a BA possui uma frota de 12 jatos desse modelo.

A321XLR e 737 MAX

O CEO da IAG também comentou sobre outras aeronaves estudadas pela empresa entre eles o A321XLR e o 737 MAX. Sobre a versão de longo alcance do Airbus, Walsh diz que o grupo está muito interessado caso ele seja de fato confirmado pela fabricante europeia.

A321 da Iberia: companhia pode ser cliente da versão XLR, cotada para ser lançada na semana que vem (Lumikus1)

O A321XLR, no entanto, seria uma boa alternativa para a Aer Lingus pela capacidade de passageiros enquanto na Iberia ela faria bom uso do seu alcance extra. A variante deve ser anunciada em Le Bourget na semana que vem. O CEO da IAG chegou até citar Recife como um destino possível com o novo Airbus.

Sobre o 737 Max, Walsh fez vários elogios ao avião. “Não teria nenhum problema em viajar a bordo de um Boeing 737 Max, eu me sentiria confortável”, disse. Hoje o grupo não utiliza mais a aeronave da Boeing, que foi bastante numerosa na British Airways e na Aer Lingus no passado.

O executivo irlandês considera adotar o 737 Max na companhia aérea low cost Vueling que atualmente tem uma frota apenas de aviões da Airbus. Além disso, cogitou utilizar o jato da Boeing nas rotas a partir do aeroporto de Gatwick, onde suas gerações anteriores voavam.

737 MAX 8: British Airways pode voltar a encomendá-lo assim como a Vueling (Boeing)

E190-E2 ou A220?

Walsh também comentou sobre a renovação de frota da BA CityFlyer, que tem seus hubs nos aeroportos London City e de Edimburgo. Hoje a empresa tem uma frota exclusiva de aviões da Embraer, com seis E170 e 17 E190. O CEO da IAG disse que o grupo analisa dois aviões, o E190-E2, nova geração do jato, e o Airbus A220, ex-C Series, da Bombardier.

Segundo ele, serão encomendados 26 aviões, mas Walsh não quis indicar se há um modelo preferido. “Ambos são produtos muito bons e eu não tenho um favorito ainda”, afirmou, adiantando que a escolha deverá ser definida nos próximos meses.

A subsidiária BA CityFlyer voa com uma frota exclusivda da Embraer (Aleem Yousaf)

Veja mais: Emirates planeja aposentadoria do A380 para 2030

1 comment
  1. É. A BRITISH AIRWAYS tem razão em pensar desta maneira.
    Se o Antonov 225 tem mercado, porque não transformar os A380 em cargueiros. É só uma questão de adaptação.
    Se não deu certo com passageiros, e está dando certo com carga, vamos que vamos. Seria o caso das empresas de cargas CARGOLUX, e outras do ramos fazerem o mesmo.

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