Boeing 737 MAX da Ryanair é flagrado com outro nome

Avião da companhia irlandesa foi fotografado da fábrica da Boeing com a designação “737-8200”
A Ryanair possui 210 pedidos firmes do 737 MAX (Divulgação)
A Ryanair é um dos principais clientes do 737 MAX, com 135 unidades encomendadas (Divulgação)

Um jato 737 MAX com as cores da companhia aérea low-cost Ryanair foi flagrado pelo grupo de spotters Woodys Aeroimages na fábrica da Boeing em Renton, nos Estados Unidos, com um nome diferente estampado no nariz: “737-8200”. O modelo é um 737 MAX 200, versão baseada no MAX 8 com capacidade para 200 passageiros desenvolvida especialmente para a empresa irlandesa.

O surgimento do avião com outro nome alimenta ainda mais as especulações de que companhias aéreas e a própria Boeing devem abandonar a designação MAX, cuja imagem está manchada por conta dos dois acidentes fatais recentes e que levaram a paralisação mundial da aeronave, em vigor desde março.

A Ryanair é um dos maiores clientes do 737 MAX, com 135 unidades encomendadas. As entregas dos primeiros cinco aparelhos da companhia são programadas para o último trimestre de 2019. O avião da Boeing, porém, ainda precisa ser liberado pelas autoridades de aviação do mundo todo para retornar ao serviço comercial, o que deve ocorrer somente no final deste ano.

O nome escolhido pela Ryanair não é exatamente novo. A designação 737-8200 aparece em documentos da EASA, a agência de aviação civil da Europa, desde 2015, bem antes da introdução da aeronave no mercado. O 737 MAX estreou na aviação comercial em maio de 2017 com a companhia Malindo Air, da Malásia.

A estratégia da Ryanair é semelhante a uma ação da Gol, que rebatizou o 737 MAX 8 e passou a chamá-lo de “737-8”. Esse nome, por sua vez, já aparecia em manuais do FAA, a agência reguladora de aviação civil dos EUA.

Veja mais: Airbus A380 estreia na Venezuela

4 comments
  1. Típica resposta de um desinformado que não entende nada de nada sobre aviação. Ande a pé, é mais “seguro” mesmo!

  2. Depois de todos os testes e certificações os quais o MAX deverá passar, está será sim uma das aeronaves mais seguras do mundo. Inevitavelmente sua reputação nunca será das melhores. O duro golpe são as mais de 346 vidas e outras tantas centenas de famílias afetadas pelos 2 acidentes tão próximos na questão de tempo entre eles. Os erros da Boeing são indesculpáveis e o legado da família MAX está manchado por décadas ou até que o último MAX voe pelos céus do mundo. Mas é estranho ler comentários de que as pessoas jamais irão voar neste modelo de aeronave. Se pararmos para pensar, todas as fabricantes e modelos de aviões já findaram milhares de vidas desde que o avião foi criado. Se deixarmos de voar aqui no Brasil pelas asas da GOL para voarmos na LATAM, devemos lembrar que a TAM já vitimou mais de 340 vidas no seu legado. Não existe avião totalmente seguro, não existe tecnologia totalmente segura, e caso exista algum avião que leve o título de avião mais seguro do mundo ele será guiado por pessoas, que convenhamos…

Comments are closed.

Previous Post
O A380 tem autonomia para voar cerca de 15.000 km (Airbus)

Airbus A380 estreia na Venezuela

Next Post

Argentina negocia compra de 10 caças leves FA-50 da Coreia do Sul

Related Posts