Kopter chega ao Brasil com o helicóptero SH09 e anuncia plano de construir fábrica no país

Novo helicóptero da fabricante suíça pode transportar até 8 passageiros ou voar com uma carga içada de 1.500 kg
(Kopter)
O Kopter SH09 compete na mesma categoria do Airbus H125, o popular Esquilo (Kopter)

A fabricante de helicópteros Kopter, da Suíça, acaba de chegar ao Brasil e tem planos de criar raízes profundas no país. A partir de agosto, a empresa começa a vender no mercado nacional o helicóptero multimissão SH09 e mais adiante planeja construir uma fábrica em território brasileiro.

“Os planos da Kopter para o Brasil são de médio e longo prazos, envolvendo estruturas de distribuição, manutenção, suporte logístico, montagem e fabricação”, disse Christian Gras, vice-presidente executivo da Kopter.

No primeiro momento, a companhia diz que seu objetivo é se estabelecer no mercado e ajudar na renovação da atual frota brasileira.

Ainda novata no mercado de helicópteros, a Kopter funciona desde 2007. A companhia antes era conhecida como Marenco Swisshelicopter e adotou a marca atual no começo de 2018. A empresa também mudou o nome do helicóptero de “SKY-e SH09” para apenas SH09. A aeronave está na fase final de desenvolvimento e certificação com os órgãos de aviação da Europa (EASA) e Estados Unidos (FAA), que devem homologar o aparelho até o final deste ano.

O SH09 é o primeiro produto da companhia suíça. A aeronave compete na categoria de helicópteros monomotor utilitário leve e tem números interessantes. Os dados de performance e capacidade divulgados pela Kopter colocam o aparelho em ligeira vantagem contra modelos tradicionais do segmento, como o Bell 407 e os Airbus H130 e H125.

(Kopter)
O helicóptero suíço tem alcance de até 800 km ou 5 horas de voo (Kopter)

A aeronave pode voar a velocidade de cruzeiro de 260 km/h e tem alcance de 800 km ou até 5 horas de voo. O peso máximo de decolagem do SH09 é de 2.800 kg, incluindo uma carga içada de 1.500 kg. Sem carga externa, o helicóptero decola com 2.650 kg e pode transportar de cinco a oito passageiros. A fabricante também propõe o modelo em versões para forças policiais e resgate aéreo.

Chama atenção o rotor de cauda com as hélices envolvidas por uma carenagem. Esse tipo de configuração é conhecido como Fenestron, mas esse nome é uma marca registrada pela Airbus e por isso outras fabricantes não podem usá-lo.

O helicóptero da fabricante suíça voou pela primeira vez em 2 de outubro de 2014 e desde então o aparelho vem sendo testado. A Kopter construiu três protótipos para o programa e já soma alguns pedidos de clientes dos EUA e Europa, como empresas de táxi-aéreo e resgate aeromédico. O SH09 é avaliado em cerca de US$ 3,5 milhões.

O rotor de cauda do SH09 é todo carenado, como o Fenestron da Airbus (Kopter)

Em março deste ano, o SH09 foi apresentado na HeliExpo em Atlanta, onde a Kopter anunciou a construção de uma fábrica nos EUA, no estado da Louisiana. A fabricante ainda possui mais quatro unidades na Suíça e um departamento de engenharia na Alemanha. Além das pretensões nos mercados brasileiro e norte-americano, a empresa também quer se instalar na Ásia.

Kopter no Brasil

A Kopter vai operar no mercado brasileiro em parceria com a Gualter Helicópteros, empresa especializada na venda de aeronaves executivas. O grupo atua no setor há mais de 30 anos e tem atualmente o maior catálogo de aviões e helicópteros à venda no Brasil. O preço do SH09 para o Brasil ainda não foi divulgado.

O grupo suíço também não determinou um prazo para se instalar no Brasil, mas o diretor-executivo da Koptor apontou que um projeto desse tipo pode gerar empregos de alto nível e trazer transferência de tecnologia para o país.

Veja mais: Buenos Aires recebe primeiro voo comercial de um Airbus A380

Previous Post

Buenos Aires recebe primeiro voo comercial de um Airbus A380

Next Post

Boeing 777 da LATAM com nova cabine entra em operação

Related Posts