USAF inicia avaliação final para helicóptero CSAR-X

Boeing HH-47

Três fornecedores em potencial estão na competição do programa do novo helicóptero de busca, combate e resgate – CSAR-X da USAF num contrato de 15 bilhões de dólares. O Boeing HH-47 venceu a competição original, mas o contrato foi suspenso pelo escritório de contabilidade do governo norte americano.
As duas equipes perdedoras: Lockheed Martin/AgustaWestland e Sikorsky ofereceram respectivamente o US101 e o HH-92 com seus protestos atendidos pela USAF na segunda competição CSAR-X, forçando a arma a solicitar uma terceira licitação da competição. Todos os três competidores têm até o dia 20 de janeiro para entregarem suas propostas a USAF. Oficiais da força aérea avaliarão as propostas e ainda planejam selecionar o fornecedor no final do ano.

Entretanto a nova administração do presidente Barack Obama pode alterar o cronograma. A Boeing disse oficialmente que há contínuo foco para fornecer melhorias na plataforma HH-47, linha de produção ativa e excepcional performance na aeronave em combate e operações humanitárias. A Lockheed e Sikorsky confirmam que também apresentaram propostas de modernização. Os termos da nova competição foram divulgados durante um período de dois anos.

1 comment
  1. Uma pena este programa ter sido cancelado num estágio avançado de seu desenvolvimento. O HH-47 não é apenas um CH-47 Chinook melhorado e sim uma aeronave completamente nóva e pronta para umas das missões mais complicadas em qualquer tipo de conflito que são as missões C-SAR(busca e resgate em combate)ao se infiltrar atrás das linhas inimigas estes helicópteros na grande maioria das vezes tem pouquissimos minutos para resgatar as tripulações abatidas e ou elementos de forças especiais que necessitem e uma exfiltração de imediato. Contando com espaço de sóbra internamente capaz de levar até uma pequena U.T.I,o HH-47 demonstra mais uma vez o variado léque de opções que uma platafórma aérea póde disponibilizar se for feito um estudo sério e criterioso levando-se em consideração as experiências em combate.
    Seria muito interessante a retomada deste programa visto que as versões dedicadas do UH-60 Blackhawk tem autonomia e espaço interno bem inferiores e dado uma determinada missão é necessário o deslocamento de um número maiór de aeronaves para a realização da mesma.Ambos pódem fazer uso do REVO porém as capacidades dos MH-47 por exemplo em relação há outras aéronaves é bem superior.
    Que o Pentágono e o alto comando da USAF parem e analisem que o HH-47 é um exemplo de que com planejamento e otimização sua missão tem maióres chances de dar cérto!

    Tiago Silva.

Comments are closed.

Previous Post

Eurocopter anuncia queda de pedidos em 2009

Next Post

Gripen Demo em voo supercruzeiro

Related Posts