FAB envia Hercules para combater incêndios na Amazônia

Aeronaves com sistema de combate a incêndios podem transportar 12 mil litros de água
Os Hercules com sistema de combate a incêndios podem transportar até 12 mil litros de água ou agentes químicos (FAB)
Os Hercules com sistema MAFFS podem transportar até 12 mil litros de água ou agentes químicos (FAB)

O Estado-maior das Forças Armadas anunciou hoje que dois aviões C-130 Hercules da Força Aérea Brasileira (FAB) vão iniciar na tarde deste sábado (24) ações de combate aos incêndios na Floresta Amazônica. As aeronaves vão operar a partir de Porto Velho (RO).

Nessa sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para ajudar no combate aos incêndios na Floresta Amazônica. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) vale para áreas de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e outras áreas da Amazônia Legal.

As aeronaves enviadas para Rondônia são equipadas com o sistema MAFFS (Modular Airbone Fire Fighting System). O equipamento é composto por cinco tanques capazes de armazenar até 12 mil litros de água (ou agentes químicos) e dois tubos que projetam-se pela porta traseira do C-130. Os lançamentos são realizados a uma altitude média de 150 pés (46 metros) de altitude.

O sistema MAFFS permite o lançamento de 12 mil litros de água em áreas de incêndio (FAB)

Boeing 747 “bombeiro” já está na Bolívia

Nessa sexta-feira (23) a Bolívia, que também sofre com incêndios em sua porção amazônica, recebeu a ajuda do Boeing 747 Supertanker, o maior avião de combate a incêndios do mundo. A aeronave contratada pelo governo de Evo Morales pode transportar até 72 mil litros de água ou agentes retardantes de chamas.

Um único lançamento com o Supertanker é capaz de cobrir uma faixa com quase 50 metros de largura e perto de 5 km de comprimento. O jato operado pela empresa norte-americana Global SuperTanker Services deve permanecer no país por 10 dias.

O Boeing 747 “Supertanker” pode lançar mais de 70 mil litros de produtos contra incêndios (Global Supertanker)

Veja mais: Avião presidencial do Brasil vai ganhar nova pintura

2 comments
  1. 12 mil litros de água seria tentar tapar o sol com uma peneira. Além de jogar água em uma área muito pequena sem garantir seguer que o fogo foi apagado e até abastecer e voltar tudo devem estar nas mesmas proporções . Após Bolsonaro enviar ao congresso PL para mudar o código florestal os fazendeiros aumentou suas áreas de queimadas acreditando na impunidade futuras com o novo projeto. Bolsonaro é contra o meio ambiente, prova disso foi quando multado por estar pescando em local proíbido e demitir o agente fiscalizador. Deveria ter elogiado e não demitir.

  2. E eu que imaginava que a Bolívia do Evo Morales usaria Super Tucanos, mas nos dãao lição de otimização dos recursos.

Comments are closed.

Previous Post

Qantas vai realizar voos-teste de 19 horas para avaliar reações do corpo humano

Next Post
A Azul conta atualmente com cinco jatos Airbus A330 (Thiago Vinholes)

Azul anuncia novo voo entre Belo Horizonte e Fort Lauderdale

Related Posts