Com Air Europa, dona da British Airways e Iberia reforça presença na América Latina

Grupo IAG desembolsou quase R$ 4,5 bilhões para assumir companhia aérea espanhola da empresa Globalia e quer ampliar presença em nossa região
Boeing 787-8 da Air Europa
Boeing 787-8 da Air Europa
Boeing 787 da Air Europa em Guarulhos: Brasil deve ser um dos principais focos do grupo IAG

A semana começou quente na Europa com o anúncio da compra da companhia aérea Air Europa pelo Grupo IAG, dono de várias companhias aéreas, entre elas a British Airways e Iberia. O negócio atingiu a cifra de 1 bilhão de euros (quase R$ 4,5 bilhões) que serão pagos à Globalia, atual dona da empresa espanhola.

Os planos do IAG são ambiciosos: transformar o aeroporto de Madrid Barajas em um dos maiores hubs da Europa, rivalizando com Heathrow (Londres), Amsterdam, Frankfurt e o Charles de Gaulle (Paris). A empresa também pretende reforçar sua presença na América Latina e no Caribe, onde a Iberia e a Air Europa atuam fortemente. O negócio deve ser concluído no segundo semestre de 2020.

“A aquisição da Air Europa adicionará uma nova companhia aérea competitiva e econômica ao IAG, consolidando Madri como um hub europeu líder e resultando na conquista da liderança do Atlântico Sul, portanto, gerando uma valorização para nossos acionistas”, disse Willian Walsh, CEO do grupo.

“Para a Globalia, a incorporação da Air Europa ao IAG significa o fortalecimento do presente e do futuro da empresa que manterá o caminho seguido pela Air Europa nos últimos anos. Estamos convencidos de que a incorporação da Air Europa a um grupo como o IAG será um sucesso”, disse Javier Hidalgo, CEO da Globalia.

A Air Europa possui hoje 69 destinos, boa parte na América Latina, onde oferece voos para algumas cidades onde a Iberia não atua. Em 2018, a companhia aérea teve receita de 2,1 bilhões de euros e um lucro operacional de 100 milhões de euros. Sua frota de 66 aviões, que inclui modelos como o Boeing 787 e Airbus A330, transportou 11,8 mihões de passageiros no ano passado.

De olho na América do Sul

A intenção do grupo é elevar a participação no tráfego aéreo entre Europa e América Latina de 19% para 26%, revelou a empresa. Mas o mercado prioritário parece ser mesmo a América do Sul, sobretudo o Brasil onde seus concorrentes têm crescido como o grupo Air France-KLM que opera um hub em Fortaleza em parceria com a Gol.

Ao somar os voos da Air Europa, certamente o grupo passará a ter uma presença muito mais abrangente em nosso país, além de oferecer opções tanto para o mercado corporativo como de turismo. Resta saber, no entanto, se os planos da Globalia, de abrir uma companhia aérea brasileira, serão afetados com a venda da Air Europa. O grupo espanhol estava seguindo os trâmites para obter a licença de operação nos próximos meses e havia expectativa de um anúncio sobre o projeto em breve.

Avião da Iberia no Aeroporto de Barajas, em Madri: com reforço da Air Europa, hub espanhol deverá ser um dos maiores da Europa (Bene Riobó)

Veja também: Virgin Atlantic coloca Fortaleza entre seus futuros destinos

1 comment
  1. Seria interessante a IAG assumir o projeto de abrir uma companhia aérea no Brasil, seria bem interessante ter uma empresa local (podendo operar com frota padronizada, estilo Vueling) conectada com todas empresas do Grupo.

Comments are closed.

Previous Post

Air France opera primeiro voo do mundo com conexão Li-Fi

Next Post

A história de Herberts Cukurs e os hidroaviões da Represa Guarapiranga

Related Posts