Azul anuncia subarrendamento de 53 jatos Embraer E1s

Aeronaves da geração anterior serão repassadas para as companhias LOT e Breeze Aviation
Embraer E195 da Azul, única representante brasileira na lista (Joao-Carlos-Medau/Wikimedia)
A Azul vai servir cerveja em voos realizados entre às 17h00 e 21h00 (Azul)
A Azul planeja trocar todos os seus jatos E1 pelos novos E2 até 2022 (Azul)

A Azul anunciou nesta terça-feira (28) que espera arrendar 53 de suas aeronaves Embraer de primeira geração para as companhias LOT, da Polônia, e Breeze Aviation, nova empresa aérea startup com sede nos EUA que planeja suas primeiras operações para 2020.

Essa transação segue a estratégia da Azul de acelerar a renovação de sua frota a partir da substituição das aeronaves Embraer mais antigas pelos novos jatos E195-E2, que são mais eficientes em consumo de combustível e transportam mais passageiros.

“Nos últimos 11 anos, as aeronaves E195 foram a base do modelo de negócios da Azul, e sem dúvida continuarão a oferecer uma ótima experiência aos clientes da LOT e da Breeze. Agora que construímos a malha mais extensa do Brasil, estamos prontos para adicionar em nossa frota as aeronaves E2. O preço do combustível no Brasil é cerca de 35% mais caro do que em outras partes do mundo, por isso é essencial que a Azul passe a operar com aeronaves da próxima geração o quanto antes”, afirma John Rodgerson, CEO da Azul.

A Azul e a LOT assinaram uma carta de intenção para subarrendar 18 aeronaves com pedidos firmes, e até 14 opções adicionais, sujeitas a aprovações da empresa polonesa. Vale lembrar que a LOT já adquiriu sete E195s da Azul em anos anteriores. Adicionalmente, espera-se que a Breeze, fundada por David Neeleman (que também fundou a Azul e a JetBlue), subarrende até 28 aeronaves, transação essa sujeita à aprovação dos acionistas da Azul. Dessa forma, espera-se que todos os jatos E195 sejam removidos da frota da Azul até o final de 2022.

“Os E195s são fundamentais para a missão da nossa frota de curto alcance. Muito elogiados por nossos passageiros, eles já provaram sua confiabilidade e eficiência de custos nos últimos anos e é isso que nós almejamos ao desenvolver a malha de voos a partir de nossas bases em Varsóvia e Budapeste. Graças a isso, em 2021, a LOT será a maior operadora da Embraer na Europa e uma das maiores do mundo”, diz Rafał Milczarski, CEO da LOT.

“A capacidade do E195 de performar bem em voos de baixa utilização e de curta distância, o tornam o complemento ideal para o Airbus A220-300, que irão atender mercados de alta utilização e de longa distância. Nós acreditamos que existe um potencial significativo para o mercado de fretamento, e grande demanda durante o período de alta estação nos Estados Unidos para um avião com essa quantidade de assentos e estrutura de custos. Sem assentos do meio, o E195 é bem avaliado pelos clientes nos quesitos conforto e satisfação, e estamos animados com a introdução dessa aeronave em nossa frota ”, disse Lukas Johnson, diretor comercial da Breeze Aviation Group.

Poupando milhões de dólares

A Azul foi a primeira companhia aérea do mundo a receber o novo E195-E2 da Embraer, em setembro do ano passado. A empresa vai receber um total de 51 aeronaves de nova geração e ainda estuda ampliar o pedido acrescentando mais 24 aeronaves.

A Azul recebeu o primeiro E195-E2 da Embraer em setembro de 2019 (Thiago Vinholes)

A companhia afirma que os jatos da série E2 têm um custo por viagem 14% menor, e um custo unitário 26% menor em comparação aos E195s, além de ter 18 assentos adicionais. Essa significativa redução de custos é impulsionada principalmente pela eficiência no consumo de combustível do E2, menor custo de aquisição e reduzidos custos de manutenção.

Como resultado do menor custo por assento do E2, a companhia espera operar essas aeronaves com uma taxa de utilização de aproximadamente 13 horas por dia (duas horas a mais que os E1), aumentando ainda mais a rentabilidade desse equipamento.

A Azul informou que a aceleração da renovação de sua frota irá gerar um fluxo de caixa operacional incremental de aproximadamente R$2,9 bilhões entre 2020 e 2027. Especificamente, a empresa espera que o melhor desempenho dos E2s, combinado com a receita de subarrendamento, mais do que compensarão o custo incremental de acelerar a substituição de todos os E195s até 2022.

Adicionalmente, a substituição de toda a frota de E195 da Azul deve gerar R$4,8 bilhões de EBITDA (lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) incremental entre 2020 e 2027, ou aproximadamente R$16 milhões ao ano por cada aeronave E195 substituída.

Veja mais: Parceria entre Boeing e divisão comercial da Embraer é aprovada pelo CADE

4 comments
  1. Chega a ser cômico e trágico para o consumidor Brasileiro,a Azul falando em redução de custo operacional em percentuais que somente favorecem a Empresa aérea Azul fundada pelo Senhor David Neelemam ,mas afinal e o consumidor aonde ele é favorecido? A Azul é a que tem tem seus bilhetes aéreos mais caros do Brasil isso é fato ela explora muito regiões aonde a LATAM e a Gol não operam seus vôos e talvez seja por isso que ela se esquece que nos consumidores somos muito seletivos e sabemos que a Azul é uma companhia que até seus clientes Fidelidade não tem nenhum privilégio favorável se comprar com a Gol e a Latam , cancelei o meu cartão de crédito Azul até porque eles exigem que se gaste R$4.000,00 para se obeter a isenção da anuidade ,a LATAM Airlines não me cobra 1 centavo e por isso viajo com frequência com a LATAM Airlines e a Gol Linhas Inteligentes uso milhas do Clube Smiles e Cartão de Crédito Smiles essas duas empresas tem preços bem mais justos e não visam somente seus lucros mas muito mais a satisfação dos seus clientes o que não ocorre com a Azul por estes e outros motivos não viajo com a Azul acho um abuso os preços que ela cobra além de pensar que nos clientes não prestamos atenção nos preços exorbitantes que a Azul quer cobrar de nós vai um recado direto e reto para o CEO da Azul John Rodgerson os preços finais das passagens que a Azul comercializa precisa abaixar viu ,eu e muitos outros consumidores não somos desatentos não certinho, até mais Azul Bye bye…..

  2. Não voo Azul justamente pelo preço das passagens. Sempre tive vontade de voar numa aeronave Embraer E195, infelizmente a Gol e Latam não operam este tipo de equipamento.

Comments are closed.

Previous Post
Boeing e Embraer: joint venture cancelada em 2020

Parceria entre Boeing e divisão comercial da Embraer é aprovada pelo CADE

Next Post

Airbus apresenta o terceiro A380 da companhia ANA

Related Posts