Marinha dos EUA recebe os primeiros caças Boeing F/A-18 Super Hornet “Block III”

Fôlego renovado para um velho conhecido: pacote Block III inclui novos sistemas de comando e comunicação e leva mais combustível
(Boeing)
Os primeiro aparelhos entregues pela Boeing serão utilizados em testes de validação dos novos sistemas (Boeing)

A Boeing entregou na última semana os dois primeiros caças F/A- 18 Super Hornet “Block III” à Marinha dos EUA (USN). Os aparelhos serão utilizados em testes de verificação do USN para familiarizar seus pilotos com os novos sistemas de missão e avaliar a adequação da aeronave nos porta-aviões da corporação.

Os jatos entregues pela Boeing são um F/A-18E de assento único e um F/A-18F, de dois assentos. O USN testará os dois jatos atualizados pelos próximos 12 meses. Em 2021, a Boeing deve iniciar a entrega dos modelos Block III totalmente operacionais. A Marinha dos EUA encomendou 78 exemplares do novo Super Hornet, que serão entregues a uma taxa de dois aviões por mês até 2024.

O novo F/A-18 Block III tem uma série de evolução comparado a variante anterior Block II. Segundo a Boeing, o novo computador de missão do caça tem um poder de processamento 17 vezes maior que o hardware usado atualmente.

Melhorar a parte eletrônica era uma das maiores necessidades da aeronave. O computador mais potente permite a instalação do sistema de comunicação TTNT (Tactical Target Network Technology), que conecta o caça a uma rede de comando e controle militar. Mais uma novidade eletrônica é o cockpit com tela panorâmica sensível ao toque.

O cockpit do F/A-18 “Block III” inclui tela de comando com display panorâmico (Divulgação)

Outras mudanças do pacote Block III inclui o redesenho dos tanques para transportar mais combustível o avião foi reforçado para durar mais. De acordo com a Boeing, a vida útil do Super Hornet foi prolongada de 6.000 para 10.000 horas de voo.

A Boeing afirma que o pode de processamento de dados da variante Block III mantém os caças Super Hornet em dia contra ameaças de caças furtivos, veículos aéreos não tripulados e inteligência artificial.

Mais adiante, a Marinha dos EUA planeja atualizar os modelos F/A-18 do Block II para o novo padrão. A frota do USN tem hoje aproximadamente 540 caças Super Hornet.

Derivado do F/A-18 Hornet, a série Super Hornet (F/A-18E e F em diante), introduzido em 2001, foi o substituto definitivo do clássico F-14 Tomcat(USN)

Veja mais: FAB forma primeira turma de pilotos do KC-390

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