Nasa prepara foguete para enviar astronautas até Júpiter

Veículo com performances descomunais para “exploração espacial profunda” está programado para voar ao redor da Lua em 2018
Com altíssimas performances, o novo foguete da Nasa deve reduzir o tempo de viagem até Júpiter de oito anos para menos de três (Imagem - NASA)
Com altíssimas performances, o novo foguete da Nasa deve reduzir o tempo de viagem até Júpiter de oito anos para menos de três (Imagem – NASA)
Com altíssimas performances, o novo foguete da Nasa deve reduzir o tempo de viagem até Júpiter de oito anos para menos de três (Imagem - NASA)
Com altíssimas performances, o novo foguete da Nasa deve reduzir o tempo de viagem até Júpiter de oito anos para menos de três (Imagem – NASA)

A Nasa está desenvolvendo neste momento o maior foguete de todos os tempos, o SLS (sigla para Sistema de Lançamento Espacial, em inglês). O objetivo da agência espacial dos Estados Unidos com seu futuro “mega-foguete” é levar astronautas a asteroides, Marte e até Europa, satélite natural de Júpiter que tem características semelhantes a do planeta Terra.

O primeiro foguete, um veículo com 97,5 metros de comprimento e 120 toneladas, está programado para voar em 2018. A missão será um teste não tripulado ao redor da Lua para avaliar o comportamento da nave e seu compartimento de carga, que posteriormente poderá ser convertido em módulo para abrigar astronautas durante uma longa viagem pelo espaço.

Segundo a Nasa, o SLS é 20% mais potente que o Saturn V, foguete que enviou os últimos astronautas a Lua. Os motores alimentados por combustível líquido e sólido, geram um empuxo de 3,8 milhões de libras, permitindo alcançar altíssimas velocidades. De acordo com a agência, o novo veículo espacial pode reduzir o tempo de viagem até a órbita de Júpiter de cerca de oito anos para menos de três.

Uma segunda versão do SLS, ainda maior, também está sendo projetada. Com 117 metros de altura e 143 toneladas, esse aparelho poderá levar para fora da Terra em apenas um único voo observatórios espaciais inteiros ou grandes módulos para montar uma nave no espaço.

Veja mais: Brasil finaliza acordo com a Ucrânia para lançar foguete

O novo foguete da NASA será o maior de todos os tempos, com até 117 metros de altura (Infográfico - Airway)
O novo foguete da NASA será o maior de todos os tempos, com até 117 metros de altura (Infográfico – Airway)

Se todo cronograma de testes e desenvolvimento forem cumpridos com sucesso, a Nasa planeja lançar a primeira missão tripulada do SLS em meados de 2021 em direção a um asteroide que está posicionado entre a Terra e Marte. Nessa viagem, os astronautas serão acomodados na capsula Orion, que também está em fase de projeto.

Galeria de fotos:

4 comments
  1. Enquanto a China esta planejando ir a Lua, os EUA estão indo para Júpiter. Diferença de tecnologia gritante!

  2. Eu tinha o sonho de um dia ver ao vivo o lançamento de um ônibus espacial… Esse sonho acabou.
    Agora quero ver o lançamento do SLS, esse eu vou poder realizar. Assim espero 😉

Comments are closed.

Previous Post
O que fazer quando o avião fica sem oxigênio? Selfies! (Foto - Twitter)

Avião fica sem oxigênio durante voo nos EUA

Next Post
O ecranoplano é uma invenção da antiga união soviética e se aproveita do "efeito solo" para voar a baixas altitudes

Rússia planeja retomar produção de “ecranoplanos”

Related Posts