Caça F-35B cai nos EUA após colidir em voo com um Hercules

Piloto do caça ejetou com segurança e o Hercules fez um pouso de emergência na Califórnia
KC-130J do USMC após o pouso de emergência
(Twitter)
KC-130J do USMC após o pouso de emergência
O KC-130 fez um pouso de emergência sobre uma plantação após colisão com o caça

Um caça F-35B e um avião de reabastecimento aéreo KC-130J Hercules do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) colidiram em voo nesta terça-feira (29) nos EUA.

Segundo a o USMC, o piloto do caça conseguiu ejetar com segurança e a aeronave caiu em uma área remota de El Centro, na Califórnia. Já os tripulantes do Hercules realizaram um pouso de emergência num campo de plantação, nas proximidades do Aeroporto Regional Jacqueline Cochran, em Therma, no mesmo estado.

“Por volta de 16h00, foi relatado que um F-35B fez contato com um KC-130J durante uma manobra de reabastecimento ar-ar, resultando na queda do F-35B. O piloto do F-35B foi ejetado com sucesso e está sendo tratado. O KC-130J está no solo nas proximidades do aeroporto de Thermal. Todos os membros da tripulação do KC-130J foram declarados seguros”, diz o comunicado dos Marines.

A causa do acidente está sob investigação, acrescentou o USMC.

Caças F-35B recebendo combustível de um KC-130 Hercules
Caças F-35 recebendo combustível de um KC-130 da marinha dos EUA (US Navy)

Acidente repetido

Há menos de dois anos, em 6 de dezembro de 2018, um caça F/A-18D Hornet e um KC-130 do USMC colidiram em voo durante uma manobra de reabastecimento aéreo na costa do Japão. As duas aeronave caíram no mar.

Dois tripulantes que estavam a bordo do Hornet e quatro no KC-130 morreram. Apenas um tripulante do Hercules foi encontrado com vida e resgatado.

A colisão entre aeronaves é um dos riscos nas manobras de reabastecimento aéreo. O acidente registrado nesta quarta-feira é o terceiro desse tipo envolvendo um Hercules do USMC – o primeiro aconteceu em 1969, quando um KC-130 e um caça F-4 Phantom colidiram em voo nos céus do Vietnã.

O principal avião-tanque dos EUA, os Boeing KC-135 Stratotanker da força aérea já registraram seis colisões com outras aeronaves em operações de reabastecimento aéreo entre 1959 e 1985.

O KC-135 é o avião mais antigo do arsenal da USAF; o modelo está em operação desde 1954 (USAF)
O KC-135 é o avião mais antigo do arsenal da USAF; o modelo está em operação desde 1954 (USAF)

Veja mais: Suíça aprova compra de novos caça em referendo popular

 

1 comment
  1. Estranhei dois detalhes na foto do Hercules: as hélices dos motores externos são diferentes das dos internos. E o avião pousou sem baixar o trem mas não deixou nenhum sulco no solo, apesar das leiras das plantações, que seriam facilmente marcadas pela passagem oblíqua do avião…

Comments are closed.

Previous Post

Ilyushin Il-114 faz testes de motor antes do primeiro voo

Next Post
Boeing 737 Max 7

Boeing teria oferecido 40 jatos 737 MAX para a Delta

Related Posts