Companhia do Líbano recebe o Airbus A320 número de série 10.000

Modelo A321neo histórico foi recebido pela Middle East Airlines, mesma empresa que recebeu o A320 número 5.000
Airbus A321 MSN10000 0 MEA
(Airbus)
Airbus A320 MSN10000 0 MEA
O A321neo da MEA é o modelo MSN10000, mas ainda não é o 10.000º A320 entregue pela Airbus (Airbus)

A companhia aérea Middle East Airlines (MEA), do Líbano, recebeu nesta sexta-feira (9) a primeira aeronave da família Airbus A320 a ter um número de série com cinco dígitos, o modelo A321neo MSN10000. O jato transferido para a MEA ainda não é o 10.000º A320 entregue pela fabricante, marco que ainda deve levar alguns meses para acontecer.

Quando a Airbus passou a produzir a família A320neo com novas opções de motores, optou por não zerar o contador do MSN (Manufacturer Serial Number – Número de Série do Fabricante), porque queria evitar confusão entre os modelos mais antigos e novos com números de série idênticos.

“Entregar o MSN 10.000 é um marco que demonstra o sucesso da Família A320 e agradecemos aos nossos clientes em todo o mundo por sua confiança em nossos produtos”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus.

Segundo o relatório de pedidos e entregas divulgado pela Airbus nesta semana, até o final de agosto a família A320 somou 9.529 aeronaves entregues. A lista inclui 80 modelos da versão A318, 1.480 A319, 4.751 A320, 1.760 A321, dois A319neo, 1.069 A320neo e 387 A321neo.

A entrega do A320 número de série 10.000 é um marco bastante significativo para aviação comercial por conta da família de jatos de um corredor da Airbus ser relativamente recente. O primeiro avião produzido pelo grupo europeu, o modelo MSN001, ficou pronto em 1987 e hoje ele faz parte do Museu Aeroscopia em Toulouse, próximo à sede da Airbus na França.

O primeiro A320 a caminho de museu em Toulouse (Sebtls)

Desde então, o A320 tornou-se a maior adversário do 737, que até o final de 2019 era o jato de passageiros mais popular da história. Mas enquanto o avião da Boeing levou 50 anos para alcançar a marca de 10.000 unidade entregues, em 2018, a Airbus deve chegar a essa volume em pouco mais de 30 anos. Não fosse pela pandemia do coronavírus, isso provavelmente já teria acontecido.

A Airbus levou 24 anos para entregar 5.000 exemplares da série A320. A MEA, aliás, foi a empresa que recebeu o modelo com número de série MSN5000, em 2012. Passados apenas oito anos, a fabricante agora está perto de dobrar esse número.

Airbus A321 MSN10000 - MEA
O A321neo recebido pela MEA é configurado para embarcar 160 passageiros (Airbus)

“Estamos honrados em receber o A321neo de última geração com seu número de série exclusivo 10.000, coincidindo com o 75º aniversário da Middle East Airlines e especialmente após recebermos o MSN 5.000 em 2012”, disse o presidente e diretor geral da MEA , Mohamad El Hout.

Os números da família A320 devem continuar crescendo passos largos já que a Airbus possui atualmente mais de 6.000 pedidos a entregar aos seus clientes.

Veja mais: Boom apresenta protótipo de jato supersônico de passageiros

 

Previous Post

LATAM e Avianca avançam em plano de recuperação judicial

Next Post

Novos supersônicos XB-1 e X-59 têm no barulho seu maior desafio

Related Posts