Japão escolhe a Mitsubishi para desenvolver novo caça de quinta geração

Ministério da Defesa japonês assinou um contrato com o grupo Mitsubishi Heavy Industries para desenvolver o programa F-X
Programa F-X
Concepção artística do F-X, caça de sexta geração projetado pela Mitsubishi (Divulgação)
Programa F-X
Em serviço na década de 2030: concepção artística do caça japonês de quinta geração (Divulgação)

Menos de uma semana após congelar o desenvolvimento do jato regional SpaceJet, o grupo Mitsubishi Heavy Industries (MHI) já tem um novo contrato para aliviar suas finanças. Na última sexta-feira (30/10), o Ministério da Defesa japonês anunciou a escolha do MHI para liderar o desenvolvimento do programa F-X, um caça de sexta geração com capacidade stealth (“invisível” aos radares) produzido localmente.

“Assinamos um contrato com a Mitsubishi Heavy Industries. No futuro, continuaremos com o desenvolvimento do próximo caça (F-X) junto com a empresa”, informou o ministério japonês.

O novo caça japonês é projetado para suceder o Mitsubishi F-2, a versão local do Lockheed Martin F-16. Espera-se que a nova aeronave de combate seja declarada operacional em meados da década de 2030, a tempo de igualar as capacidades dos jatos militares chineses mais avançados.

O valor do contrato concedido ao MHI ainda não foi divulgado. De acordo com a agência Reuters, o custo do programa é estimado em cerca de US$ 40 bilhões.

O Mitsubishi F-2 é a versão japonesa do caça F-16 da Lockheed Martin
O programa F-X vai originar o sucessor do Mitsubishi F-2 (Jerry Gunner/Wikimedia Commons)

A escolha do MHI para desenvolver o programa FX já era esperada, até por que nenhuma outra empresa japonesa enviou propostas para participar do programa. O grupo controla a Mitsubishi Aircraft Corporation, a maior empresa aeroespacial do Japão e com longa experiência na produção de aeronaves militares – entre eles o primeiro caça supersônico japonês, o Mitsubishi F-1.

O programa F-X também contará com a participação de um ou mais parceiros internacionais, que deve ser definido por Tóquio até o final deste ano. Até o momento, as empresas estrangeiras que manifestaram interesse em participar do programa são as norte-americanas Boeing, Lockheed Martin e Northrop-Grumman, além da BAE Systems e a Rolls-Royce, ambas do Reino Unido.

A força aérea do Japão opera atualmente cerca de 200 caças Boeing F-15J (versão produzida sob-licença no Japão pela Mitsubishi) e está substituindo os antigos modelos McDonnell Douglas  F-4 Phantom II pelo novos Lockheed Martin F-35A, finalizados localmente pela Mitsubishi.

Entre 2016 e 2017, a Mitsubishi testou o X-2, um demonstrador de tecnologia que pode considerado um “rascunho” do programa F-X. A fabricante japonesa realizou 34 voos com a aeronave, que possui características stealth. Os japoneses também realizaram outros 14 estudos para explorar as tecnologias do novo caça, como engenharia de sensores, compartimentos de armas e até um motor nativo para equipar a nova aeronave.

O "Shinshin" é o primeiro projeto de aeronave stealth do Japão (JASDF)
O “Shinshin” é o primeiro projeto de aeronave stealth do Japão (JASDF)

Veja mais: Reino Unido freia a venda de caças sul-coreanos para a Argentina

Previous Post

Reino Unido freia a venda de caças sul-coreanos para a Argentina

Next Post
COMAC C919

Três anos após primeiro voo, jato chinês C919 é apresentado ao público

Related Posts