Novos aviões “made in Russia” devem voar pela primeira vez nas próximas semanas

Jato MC-21-310 com motores turbofan fabricados no país e o turboélice Il-114-300 são duas aeronaves que prometem resgatar o orgulho da Rússia na aviação comercial
O MC-21-310, versão com motores russos do jato comercial (UAC)
O MC-21-310, versão com motores russos do jato comercial (UAC)

Nas próximas semanas, dois aviões comerciais russos realizarão seus voos inaugurais, marcando uma novo capítulo na indústria aeroespacial do país. Embora não sejam exatamente novos, o jato MC-21-310 e o turboélice Il-114-300 reincorporam o espírito da Rússia em produzir suas aeronaves de forma independente.

O primeiro é a versão do jato para até 211 passageiros com motores fabricados no país e que substituem o turbofan americano PW1400G, da Pratt & Whitney. Já o segundo é uma reedição modernizada do velho Il-114 e que está sendo resgatado como aeronave regional para atender o imenso território russo.

Durante a visita do ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa Denis Manturov, nesta sexta-feira (27), a Irkut, fabricante do MC-21, confirmou que o protótipo com motores Aviadvigatel PD-14 voará até o final do ano. A aeronave está atualmente nos testes finais no solo em sistemas de alimentação de combustível e de energia.

“Hoje vimos o MC-21-310, que fará seu primeiro voo com motor PD-14 até o final do ano. Os testes de certificação de vôo da aeronave MC-21-300 continuam. Nossa tarefa é obter um certificado russo até o final do próximo ano. E então esperamos a validação de acordo com os padrões europeus da agência EASA”, afirmou Manturov, se referindo à versão equipada com motores ocidentais e que voou pela primeira vez em 2017.

O MC-21 é um jato de porte semelhante ao A320 que incorpora avanços tecnológicos capazes de torná-lo mais econômico que aeronaves mais antigas. A UAC, holding que controla a Irkut, havia lançado o modelo como uma tentativa de disputar mercado com Boeing e Airbus, mas o clima tenso com os EUA e alguns países da Europa ameaça o fornecimento de componentes importantes para o jato. Por isso, a empresa decidiu desenvolver uma variante com fornecedores locais.

Ilyushin Il-114-300
Oturboélice Il-114-300: voo próximo (UAC)

Primeiro voo do Il-114-300 nos próximos dias

Antes de o MC-21-310 ganhar os céus, outra aeronave russa realizará seu primeiro voo. O turboélice Il-114-300 está nos preparativos finais para fazer sua decolagem inaugural nos próximos dias, revelou a agência TASS também nesta sexta-feira. A informação foi compartilhada pelo mesmo Manturov durante a visita à cidade de Irkutsk, onde ficam a instalações da Irkut.

“A primeira aeronave está no pátio se preparando para o vôo inaugural. Isso acontecerá nos próximos dias. A segunda aeronave está quase pronta. Cumprimos o prazo que foi traçado. Esperamos ter as primeiras entregas para as companhias aéreas russas em 2023″, disse o ministro.

O Il-114-300 é uma versão modernizada do antigo Il-114 e está sendo testado em Zhukovsky, nas instalações da Ilyushin. Ele possui motores russos Klimov com hélices de seis pás e é otimizado para uso em aeroportos sem grande infraestrutura, na esperança de atender regiões inóspitas da Rússia. Com capacidade para 68 passageiros, o turboélice lembra o modelo britânico BAe ATP, este por sua vez, uma versão maior e mais moderna do Avro 748 que operou no Brasil.

Ambos dependem, no entanto, da ajuda do governo russo para conseguir encomendas. As companhias aéreas do país geralmente são “convidadas” a arrendar esses aviões como forma de estimular a indústria aeroespacial. Espera-se que no caso do MC-21 seu desempenho operacional e economia também sejam atrativos de fato.

Jatos Tu-154 da Aeroflot: russos já tiveram vários aviões genuinamente do país (Aero Icarus)

Veja também: Rumores apontam que a Argélia teria comprado 14 caças Su-57

 

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