FAB realiza primeiro lançamento de paraquedistas a partir do KC-390

Esquadrão Zeus iniciou os treinamentos na aeronave KC-390 Millennium em preparação para o Exercício Operacional Culminating, nos EUA
O KC-390 é proposto como uma alternativa ao antigo C-130 Hercules, da Lockheed Martin (FAB)
O KC-390 entrou em serviço com a Força Aérea Brasileira em 2019; Portugal e Hungria também têm pedidos confirmados (FAB)
O KC-390 é proposto como uma alternativa ao antigo C-130 Hercules, da Lockheed Martin (FAB)
O KC-390 é proposto como uma alternativa ao antigo C-130 Hercules, da Lockheed Martin (FAB)

O Esquadrão Zeus (1º GTT) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no dia 9 de dezembro, o primeiro lançamento de soldados paraquedistas a partir da aeronave multimissão Embraer KC-390 Millennium. A operação de Assalto Aeroterrestre foi executada no espaço aéreo do Rio de Janeiro (RJ) com a participação de militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (EB).

De acordo com a FAB, o treinamento foi uma preparação para o Exercício Operacional Culminating 2021, que será realizado no estado da Louisiana, nos EUA, entre o Exército dos EUA e o EB – a data do exercício ainda não foi definida. Também estão previstos lançamentos de tropas brasileiras e americanas, utilizando as aeronaves C-17 Globemaster, C-130J Super Hercules e o KC-390.

O treinamento conjunto entre militares das forças armadas do Brasil e EUA é um simulado de guerra convencional para preparar soldados e tripulantes de aeronaves para missões de infiltração aérea.

Segundo o comandante do Esquadrão Zeus, Tenente Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, esta atividade eleva a capacidade de emprego da aviação de transporte da força aérea. “Marca o início da vida operacional militar do KC-390, apontando para sua capacidade multimissão, que será explorada em pouco tempo pela Força Aérea Brasileira.”

Embraer KC-390 - FAB
Os lançamentos de paraquedistas do KC-390 foram realizados no espaço aéreo do Rio de Janeiro (FAB)

Os preparativos para o treinamento começaram na base aérea de Anápolis (GO) com um curso ministrado pela Embraer, para capacitação dos primeiros tripulantes instrutores do KC-390 para operações de lançamento de paraquedistas. O adestramento ainda estabeleceu a doutrina operacional para os militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do EB com a nova aeronave da FAB.

Veja mais: FAB vai receber quarta aeronave KC-390 da Embraer nos próximos dias

 

Previous Post

Boeing 787 agora tem peças fabricadas nos Emirados Árabes Unidos

Next Post

Concorrente da Embraer, Mitsubishi deve manter apenas 150 funcionários em 2021

Related Posts