Entregas de jatos executivos caíram 20% no ano passado

Setor de aviação geral registrou uma queda de 9,7% nas entregas de aeronaves em 2020; remessas de helicópteros tiveram redução de 17,7%
Embraer Praetor 500
Embraer Praetor 500

As consequências da pandemia do novo coronavírus também afetaram os setores de aviação privada e de negócios em 2020. De acordo com o relatório anual da General Aviation Manufacturers Association (GAMA), divulgado nesta semana, as entregas de aeronaves de asa fixa privadas e executivas caíram 9,7% no ano passado.

“Como esperado, a pandemia da Covid-19 impactou negativamente a aviação geral e sufocou o crescimento da indústria”, disse Pete Bunce, presidente-executivo da GAMA, entidade que reúne os principais fabricantes da aviação geral e executiva. “Embora continuemos enfrentando ventos contrários em todo o mundo, todos os sinais apontam para uma forte demanda por nossos produtos e serviços que, infelizmente, estão sendo restringidos pelas limitações da cadeia de suprimentos induzida pela pandemia.”

Em 2020, os fabricantes do setor de aviação geral entregaram 2.399 aviões executivos e privados, contra 2.658 aeronaves no ano retrasado, de acordo com a GAMA. Esses números incluem aparelhos com motor a pistão, turboélices e jatos.

Os novos aviões entregues em 2020 foram avaliados pela associação em US$ 20 bilhões, o que representa uma queda de 14,8% em relação ao faturamento do setor em 2019.

Dividindo por segmentos, os fabricantes entregaram 644 jatos executivos em 2020 (queda de 20,4%), 433 turboélices (queda de 15,6%) e 1.312 aviões com motor a pistão (queda de apenas 0,9%), segundo a contagem da associação.

A queda nas entregas foi menor no quatro trimestre de 2020, quando foram entregues 867 aeronaves privadas e executivas, uma redução de 5,5% comparado ao mesmo período no ano anterior, segundo o relatório da GAMA.

“É encorajador ver que segmentos de nossa indústria tiveram uma recuperação sólida no quarto trimestre de 2020”, disse Bunce. “Em 2021, será importante para a indústria da aviação geral trabalhar junto com nossos colegas do setor comercial para manter nossa cadeia de suprimentos interligada.”

Outra categoria analisada pela GAMA, o segmento de helicópteros foi ainda mais afetado pela crise da pandemia. Segundo os dados da associação, os fabricante entregaram 674 helicópteros de todos os tipos no ano passado, registrando uma queda de 17,7% comparado as remessas de 2019. Essas aeronaves foram avaliadas pela entidade em US$ 2,7 bilhões, o que representa um declínio de 16,2% no faturamento em relação ao ano retrasado – o relatório da GAMA ainda não inclui os dados de entregas de helicópteros da Leonardo.

Veja mais: Phenom 300 é o jato leve mais vendido do mundo pelo nono ano consecutivo

Fabricante Modelo 2020 2019 Var.
Gulfstream Gulfstream 500-650 105 114 -7,9%
Cirrus SF50 73 81 -9,9%
Embraer Phenom 300 50 51 -2,0%
Bombardier Challenger 350/650 44 76 -42,1%
Bombardier Global 5000/6000 43 43 0,0%
Pilatus PC-24 41 40 2,5%
Dassault Falcon 34 40 -15,0%
Honda HondaJet 31 36 -13,9%
Cessna Citation Latitude 26 58 -55,2%
10º Cessna Citation M2 24 34 -29,4%
11º Cessna Citation CJ4 23 33 -30,3%
12º Gulfstream Gulfstream 280 22 33 -33,3%
13º Cessna Citaiton CJ3 21 37 -43,2%
14º Embraer Praetor 600 18 13 38,5%
15º Cessna Citation Longitude 18 13 38,5%
16º Bombardier Global 7500 16 11 45,5%
17º Cessna Citation XLS 13 22 -40,9%
18º Bombardier Learjet 70/75 11 12 -8,3%
19º Embraer Praetor 500 10 3 233,3%
20º Cessna Citation Sovereign 6 8 -25,0%
21º Embraer Phenom 100 6 11 -45,5%
22º Airbus ACJ320neo 2 4 -50,0%
23º Airbus ACJ350XWB 2 0  
24º Embraer Legacy 600/650 1 5 -80,0%
25º Embraer Legacy 500 1 11 -90,9%
26º Cessna Citation X 1 1 0,0%
27º Airbus ACJ319neo 1 2 -50,0%
28º Boeing BBJ Max 8 1 0  
29º Embraer Legacy 450 0 15 -100,0%
30º Airbus ACJ320 0 0  
31º Boeing B787-9 0 2 -100,0%
  Total   644 809 -20,4%

1 comment
  1. Eu parabenizo vocês pelo senso de patriotismo, pela percepção de que, como brasileiros a gente deve (eu penso) valorizar o que somos, o que fazemos. Talvez seja por isso que esse site é meu preferido. Porque somos capazes e inteligentes, ainda que exista tantos brasileiros que não merecem nem pisar nessa terra maravilhosa. Bom, isso é outro assunto! Há outros sites que publicaram o mesmo assunto, mas sequer ilustraram a matéria com uma avião da Embraer. Parabéns! Não estou dizendo que alguém não deva gostar de outros aviões de outros fabricantes, entendo isso. Mas minha impressão é de que muitos brasileiros tem “síndrome de vira lata”. Pode não ser o caso das matérias de outros sites… mas, é isso!! Parabéns mais uma vez!!

Comments are closed.

Previous Post

De Havilland lança o Dash 8 P-4, de patrulha marítima

Next Post
Antonov An-124 no aeroporto de Belém

Gigante Antonov An-124 visita o aeroporto de Belém

Related Posts