Finnair quer iniciar serviços com aviões elétricos em 2026

Companhia aérea da Finlândia está comprometida em reduzir pela metade suas emissões de CO2 até 2025 e alcançar a neutralidade de carbono em 2045
Heart Aerospace ES-19
Concepção artística do ES-19, avião elétrico da fabricante sueca Heart Aerospace (Heart Aerospace)

Companhia aérea de bandeira da Finlândia, a Finnair anunciou hoje (25) que assinou uma carta de interesse para adquirir até 20 aviões elétricos ES-19 da empresa sueca Heart Aerospace.

Em comunicado, a Finnair diz que pretende introduzir as aeronaves elétricas em voos comerciais a partir de 2026. O ES-19, apresentado pelo fabricante sueco em 2019, ainda está em fase de desenvolvimento. O avião com quatro motores elétricos é projetado para receber 19 passageiros e terá alcance em torno de 215 milhas náuticas (400 km).

“A Finnair acredita que a aviação elétrica será uma das ferramentas para o futuro da aviação. Ajudará a promover uma aviação responsável e sustentável, especialmente em rotas curtas, em uma era em que as mudanças climáticas vão dominar cada vez mais a agenda”, disse Anne Larilahti, Vice-Presidente de Sustentabilidade da companhia aérea finlandesa.

Desde 2019, a Finnair faz parte da iniciativa Nordic Electric Aviation para impulsionar o desenvolvimento do voo elétrico na Escandinávia, com foco na padronização da infraestrutura para aviões elétricos em países nórdicos e o desenvolvimento de novas tecnologias.

“Queremos estar ativamente envolvidos no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que permitam voos neutros em carbono. Resolver o desafio climático de voar é essencial para que os benefícios sociais e econômicos da aviação possam continuar. Muitas das medidas requerem colaboração entre os setores em conjunto com parceiros que desempenham um papel fundamental em nosso trabalho de sustentabilidade contínuo”, acrescentou a executiva da Finnair.

Para o CEO da Heart Aerospace, o interesse da Finnair no ES-19 ajuda a endossar o projeto. “Os objetivos climáticos da Finnair estão entre os mais ambiciosos do setor aéreo e acreditamos que nossa aeronave elétrica pode desempenhar um papel importante na criação de viagens regionais com zero emissões. Já faz algum tempo que trabalhamos juntos na Nordic Network. Estamos muito impressionados com a dedicação e comprometimento da equipe Finnair, e somos gratos por seu apoio enquanto damos os próximos passos na construção e certificação do ES-19.”

Heart Aerospace ES-19
O ES-19 é projetado para receber 19 ocupantes e com autonomia de 400 km (Heart Aerospace)

Como parte de seu compromisso com a sustentabilidade, a Finnair está comprometida em reduzir pela metade suas emissões de CO2 até 2025 e alcançar a neutralidade de carbono em 2045.

Outra companhia aérea da Escandinávia que recentemente anunciou planos de operar aviões elétricos é a Widerøe, da Noruega. O avião escolhido pela empresa é o P-Volt (versão elétrica do avião italiano Tecnam P2012 Traveler), para nove passageiros, que tem estreia prevista para 2026.

Veja mais: Aviões com apelidos célebres

Previous Post
FAB_cargueiros

FAB completa 5.000 horas de voo na guerra contra o coronavírus

Next Post
A Embraer estuda montar uma fábrica na China após a estreia do E195-E2, em 2019 (Embraer)

Após falhas no Airbus A220, ANAC exige atualização no Embraer E195-E2

Related Posts