Os estranhos e originais aviões de guerra da Suécia

Neutralidade do país na Guerra Fria obrigou a indústria local a produzir uma safra de caças exclusivos
A Suécia é um dos poucos países no mundo com tradição na fabricação de caças supersônicos (Divulgação)
A Suécia é um dos poucos países no mundo com tradição na fabricação de caças supersônicos (Divulgação)
Trio supersônico da Suécia: na imagem os caças Viggen, Draken e o Gripen (Força Aérea da Suécia)
Trio supersônico da Suécia: na imagem os caças Viggen, Draken e o Gripen (Flygvapnet)

A posição de neutralidade da Suécia diante de conflitos entre duas nações significa que o país não toma partido a favor de nenhum dos lados em uma guerra, e em troca espera não ser atacada por quaisquer dos envolvidos. Se isso acontecer, é preciso estar preparado.

Por conta da postura neutra, a Suécia teve de desenvolver sua própria indústria bélica para suprir necessidades de defesa sem depender de outros países e assim não assumir um lado que pudesse desagradar outro. Com essa política, o país escandinavo construiu alguns dos mais avançados aviões militares em diferente épocas, acompanhando avanços dos Estados Unidos e União Soviética (e depois Rússia) ao longo dos anos da Guerra Fria e tempos atuais.

O principal produto de todos esses anos de estudos é o caça Gripen NG, considerado um dos mais avançados da atualidade e que a partir de 2019 começam a ser introduzidos a frota da Força Aérea Brasileira (FAB). O contrato entre Brasil e Suécia prevê a aquisição de 36 aeronaves, sendo que parte delas serão fabricadas pela Embraer, permitindo transferência de tecnologia para futuros projetos da empresa brasileira.

Apesar do respeitável arsenal –a força aérea do país possui mais de 130 caças Saab Gripen -, a Suécia não se envolve em uma guerra desde 1814, quando instaurou sua neutralidade.

A última vez que Estocolmo declarou estado de guerra foi entre 1812 e 1814, quando o país apoiou a “Sexta Coligação” para combater a tentativa de Napoleão Bonaparte invadir a Rússia e também em retaliação a Dinamarca e a Noruega, que declaram apoio a França na parte final das “Guerras Napoleônicas”, que seriam encerradas em 1815.

Desde então, a Suécia participou apenas de missões de apoio a ONU na África, nos anos 1960, e recentemente na  coligação da OTAN que ajudou a derrubar o ditador Muamar Kadafi na Líbia.

Primeiros aviões

Com os aviões provando um poder devastador durante a Primeira Guerra Mundial, as grandes nações partiram para o desenvolvimento massivo de aeronaves com performances superiores. A Suécia também entrou nesses estudos e na década 1920 começou a desenvolver seus próprios aeroplanos para aplicação militar.

O biplano Svenska Aero Jakfalken foi o primeiro avião militar fabricado na Suécia (Domínio público)
O biplano Svenska Aero Jakfalken foi o primeiro avião militar fabricado na Suécia

O primeiro avião militar sueco foi o biplano Jakfalken, produzido pela Svenska Aero, empresa já extinta. O modelo voou pela primeira vez em 1929 e na década de 1930 serviu como avião de observação, bombardeiro e caça da recém formada Força Aérea da Suécia. Mas como os anos seguintes mostrariam, aeronaves mais avançadas seriam necessárias.

Foi a partir da década de 1930 e com prenúncio da Segunda Guerra Mundial que a Saab, que já fabricava carros e trens, passou a desenvolver aviões. O primeiro aparelho de grande performance da empresa escandinava foi o Saab J 21, um exótico caça com o motor a hélice virado para trás.

O modelo J21 voou pela primeira vez em 1943 e logo foi declarado operacional para vigiar os céus da Suécia, que estava literalmente cercada. A esquerda, a Finlândia era invadida pelos soviéticos, enquanto do lado direito a Noruega era atacada pela Alemanha. Por fim, havia ainda no sul a ameaça dos nazistas, que haviam invadido a Dinamarca, e ao norte uma enorme entrada para uma possível invasão da URSS pelo mar.

Todas essas nações, contudo, respeitaram a neutralidade da Suécia e o Saab J 21 nunca precisou disparar suas armas em combate, que consistia em uma combinação de metralhadoras e canhões, além de bombas e foguetes. O modelo também foi um dos mais rápidos de seu tempo: podia alcançar a velocidade máxima de 640 km/h.

Entre as décadas de 1930 e 1940, a Saab desenvolveu outras importantes aeronaves para defesa da Suécia, como os modelos “B-17” (que não tem nenhuma relação com o americano Boeing B-17) e o Saab 18, um bombardeiro bimotor de longo alcance.

O Saab 21 foi um dos caças com design mais diferentes na época da Segunda Guerra Mundial
O Saab 21 foi um dos caças com design mais diferentes na época da Segunda Guerra Mundial

Primeiros jatos

Com o final da Segunda Guerra Mundial e o início dos temores da Guerra Fria entre EUA e URSS, a Suécia se viu novamente entre duas enormes potências cada vez mais armadas e preparadas para um novo conflito. Foi nessa época que começaram a surgir os primeiro aviões de combate com motores a jato, capazes de alcançar velocidades até então consideradas impossíveis. E os suecos, novamente, não ficaram para trás.

A Suécia participou da primeira geração de caças a jato com o Saab J 21R, uma versão do J 21 adaptada para funcionar com um motor a reação. O primeiro jato sueco entrou em operação apenas dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial e apresentou performances semelhantes às dos modelos americanos e soviéticos da mesma época: era capaz de atingir 800 km/h com alcance aproximado de 800 km. Os armamentos eram os mesmos do J 21.

Primeiro jato sueco, o J21R voou pela primeira vez em 1947; podia alcançar até 800 km/h (Lars E. Lundin Collection)
Primeiro jato sueco, o J21R voou pela primeira vez em 1947; podia alcançar até 800 km/h (Lars E. Lundin Collection)

Ao mesmo tempo que os EUA desenvolvia o F-86 Sabre e a URSS o temível MiG-15, considerados os jatos mais modernos da primeira geração, a Suécia mostrou ao mundo já em 1948 o excêntrico jato Saab J 29 “Tunnan” (“Barril”, em sueco), que alcançava em alguns aspectos os modelos das superpotências em corrida armamentista.

O segundo jato operacional da Suécia podia alcançar a velocidade máxima de 1.060 km/h e foi a primeira aeronave da força aérea sueca armada com mísseis. Além do novo armamento revolucionário que podia abater outros aviões a distância e com precisão, o “Barril” ainda contava com canhões e foguetes para atacar alvos terrestres e navais.

O nome "Tunnan" ("Barril" não é à toa... O J29 pode alcançar 1.060 km/h (Força Aérea da Suécia)
O nome “Tunnan” (“Barril”) não é à toa… O J29 pode alcançar 1.060 km/h (Flygvapnet)

O Tunnan foi o primeiro avião da Suécia a entrar em combate. O país apoiou a missão de paz no Congo, em 1962, realizando ataques aéreos com o J 29 contra posições insurgentes com fogo de canhões e foguetes. Durante a crise no país africano, o comando militar da ONU considerou o desempenho da aeronave excepcional. Nenhuma unidade da força sueca foi perdida durante a ação, exceto por um modelo que se acidentou enquanto decolava.

Apesar do sucesso do J 29 no Congo, os aviões foram destruídos por determinação da ONU em 1964 após o final da guerra civil. O custo para enviar as aeronaves de volta a Suécia, além de um extensivo programa de revisão após dois anos de conflito, era inviável e os caças foram retalhados. O Tunnan também foi exportado para a Áustria.

Um Tunnan com a marca da ONU no Congo, no início da década de 1960; nenhum avião foi perdido em combate
Um Tunnan com a marca da ONU no Congo, no início da década de 1960; nenhum avião foi perdido em combate (Flygvapnet)

Na década de 1950 começaram a surgir caças a jato multifuncionais, como o MiG-17 e o britânico Hawker Hunter, aviões que voavam a mais de 1.000 km/h por longas distancias e carregando pesadas cargas de armas. A resposta da Suécia para esse momento foi o Saab J 32 “Lansen” (“Lança”), que foi também o primeiro caça sueco equipado com radar.

Mais rápido e com alcance superior ao do Tunnan, o Lansen entrou em operação em 1952 e se tornaria a aeronave mais longeva da Força Aérea da Suécia, permanecendo em serviço até o final da década de 1990.

Quando estreou, o J 32 foi aplicado na função de interceptador e bombardeiro e teve também versões de reconhecimento. No final de sua carreira ainda servia na importante função de guerra eletrônica, com aparelhos de pertubação, e funções secundárias como rebocador de alvos e “agressor” em treinamentos de caça com unidades mais avançadas.

O Lansen, lançado em 1952, podia alcançar até 1.125 km/h e voar por 3.220 km (Força Aérea da Suécia)
O Lansen, lançado em 1952, podia alcançar até 1.125 km/h e voar por 3.220 km (Flygvapnet)

Velocidade do som

Com a velocidade do som superada em 1947 e o conceito provado pelo protótipo norte-americano Bell X-1, todas as nações com indústria bélica avançada correram para desenvolver suas aeronaves supersônicas. Os EUA, obviamente, saíram na frente com o F-100 “Super Sabre”, introduzido em 1954, e em seguida foram acompanhados pela URSS com o MiG-19 e a França com o Dassault Super Mystère. Esses três modelos, os mais famosos da segunda geração de caças, eram capazes de voar a mach 1, a velocidade do som (cerca de 1.225 km/h).

A Suécia começou a estudar velocidade supersônicas no início da década de 1950 e a partir de seus primeiros protótipos descobriu que os novos caças mach 1 ficariam obsoletos rapidamente. Estudos sugeriam que era possível dobrar a velocidade do som ou quem sabe até ir mais rápido. Foi o que os suecos fizeram.

Em 1955, a Saab apresentou o J 35 “Draken” (“Dragão”), um caça com uma enorme asa em formato delta e um potente motor capaz de levá-lo a mach 2 (2.150 km/h). Além disso, o modelo foi o primeiro do país escandinavo capaz de operar mísseis orientados por radar, ainda mais precisos que os artefatos guiados por calor. O Draken iniciou seus serviços da Suécia em 1960, mesmo período em que também estrearam outros interceptadores mach 2, como MiG-21, Mirage III e o F-104 Starfighter.

O Draken entrou em operação na Suécia em 1960; foram fabricadas 651 unidades (Força Aérea da Suécia)
O Draken entrou em operação na Suécia em 1960; foram fabricadas 651 unidades (Flygvapnet)

Com os Lansen e Draken entrando em fase de obsolescência, a Força Aérea da Suécia requisitou em 1960 um novo caça polivalente. O plano era criar um avião capaz de cumprir as mesmas tarefas que os então principais aparelhos da força sueca, e ainda aumentar o leque de possibilidades. Não só isso, o avião deveria ser barato e fácil de operar e capaz de pousar em pistas improvisadas, como rodovias. O resultado dessa longa lista de exigências foi o Saab J 37 Viggen (“Trovão”, em sueco), apresentado em 1967.

Ainda mais rápido que o Draken e com uma capacidade de ataque ao solo ainda mais devastadora que a do Lansen, o novo Viggen foi considerado um dos melhores aviões de seu tempo. O modelo sueco era um dos poucos caças capazes de lançar o míssil AIM-120, orientado por radar e capaz de abater alvos fora do alcance visual do piloto.

O Viggen, um caça multifuncional, voava a até 2.231 km/h (mach 2) e levava modernas armas (Força Aérea da Suécia)
O Viggen, um caça multifuncional, voava a até 2.231 km/h (mach 2) e levava modernas armas (Flygvapnet)

Apesar das performances avançadas para a época, nenhum outro país além da Suécia comprou o J 37. O caça da Saab disputava o mercado de aeronaves como o Mirage III e o MiG-23, que tinham a seu favor  experiência em combate. O Viggen, inclusive, foi um dos três caças selecionados no programa FX-1 da FAB, que também concorriam o britânico English Electric Lightning e o Dassault Mirage III, que venceu a disputa.

Tanto o Draken como o Viggen viraram o milênio e operaram até meados de 2010, quando foram totalmente substituídos pelos Gripen.

Projeto Gripen

O Saab JAS 39 Gripen, hoje tão falado na mídia brasileira, não é tão novo quanto parece. O modelo foi desenvolvido na década de 1980 e o primeiro protótipo voou em 1988. O programa de desenvolvimento do novo caça, porém, enfrentou uma série de problemas, sobretudo por uma série de acidentes, e o aparelho demoraria para entrar em operação.

O primeiro esquadrão de Gripen da Suécia foi formado em 1997 e gradativamente os veteranos Draken e Viggen eram retirados da frota a medida que os novos caças chegavam. A força aérea sueca possui atualmente mais de 130 caças JAS 39.

O Gripen entrou em operação em 1997 e já tem cinco operadores, como a República Tcheca (Milan Nykodym)
O Gripen entrou em operação em 1997 e já tem cinco operadores, como a República Tcheca (Milan Nykodym)

Capaz de alcançar a mesma velocidade máxima do Viggen, o Gripen por outro lado cumpre a mesma função com menor consumo consumo de combustivel e pode operar em “cruzeiro supersônico” sem precisar ativar o pós-combustor do motor. O JAS 39 também é menor que seu antecessor e pesa quase a metade. Carregados, porém, eles têm praticamente o mesmo peso.

A Suécia apoiou as forças da OTAN em 2011 contra a Líbia, cujas forças militares estavam voltando suas forças contra a população, no período que ficou conhecido como “primavera árabe”. Os Gripen foram o principal meio sueco no conflito, sendo utilizado a partir de bases no Chipre em missões de reconhecimento.

O Gripen possui equipamentos de voo compatíveis com os mais avançados armamentos e todos os controles são “fly-by-wire” (comando eletrônicos), o que aumenta o grau de automação da aeronave e facilita a operação do piloto. Mas como notamos ao longo desses quase 100 anos, os suecos não param.

O Gripen NG ainda está em fase de testes na Suécia (Flygvapnet)
O Gripen NG ainda está em fase de testes na Suécia (Flygvapnet)

A Saab apresentou em 2008 o demonstrador de tecnologia “Gripen NG”, uma versão otimizada do Gripen, com maior capacidade para combustível e armamentos, motor 20% mais potente e alguns dos equipamentos de voo (aviônicos) mais avançados da atualidade. Foi justamente essa nova geração do Gripen que o Brasil escolheu para equipar a FAB.

O Brasil foi o primeiro cliente do Gripen NG, mas não o primeiro do Gripen. O caça compacto da Saab também opera nas forças armadas da África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia.

Veja mais: Oficiais da FAB aprendem a pilotar o caça Gripen

11 comments
  1. Ótimo artigo. Demonstrou muito bem a tradição e a tecnologia dos suecos na produção de aeronaves avançadas.

  2. A Suécia é tão pequena que caberiam mais de dez dentro do Brasil. O que muda é a educação que é de verdade e a ética típica do povo escandinavo, lendo esta matéria e comparando com o país que vivemos eu me senti como se eu vivesse há umas 5 décadas atrás, diante das antigas conquistas suecas que por aqui anunciam como se fosse a invenção da roda. Acho que nosso país ainda precisa descobrir onde está e onde quer chegar, se o povo sueco foi talhado e se desenvolveu na luta com as espadas dos vikings, nós ainda teremos que atravessar as chamas de uma batalha que vai separar as porcarias (pessoas corruptas e hipócritas) que nos envergonham e atrasam o nosso desenvolvimento.

  3. Interessante a matéria, um país que tem em seu DNA a moral ,ética, por certo é ou será uma grande nação, ao contrário das republiquetas do social como cortina para os vergonhosos roubos a nação.
    Rogo que essa parceria possa contribuir e desenvolver uma nova cultura e erradicação desses miseráveis lesa pátria.
    Acredito, foi a melhor escolha que e aconteceu por força da participação dos militares à decisão.

  4. Acho muito interessante, fazem desses artigos uma maneira de protestos, quando sabemos que só ficara na parte de comentarios; e vão pra rua protestar e cobrar uma politica e tais politicos melhores. Mas não adianta, eles não estão nessas ruas e” avenidas da vida”. Eles “senadores, deputados” estão em Brasilia, seu porto seguro, esconderijo, é la que temos que ir e fazer nossas reinvidicações e mostrarmos que ele não são os donos desse pais… VAMOS A BRASILIA TODOS.

  5. Boa matéria. O Grippen parece ser a melhor para o Brasil! Um país que sabidamente também tem se mantido afastado de conflitos externos há desde a sua participação da 2ª Grande Guerra Mundial, salvo participações em ações coordenadas pela ONU! É relativamente barato de se adquirir e de se manter! Não adiante ter um caça duas turbinas se não se consegue custear horas de voo suficientes para se manter uma tripulação devidamente treinada. Torço para que ele seja tudo que a FAB espera e precisa!

  6. Matéria superficial…jogou muito confete sobre os suecos e omitiu fatos cruciais: desenhar e construir uma fuselagem de avião nunca foi coisa de outro mundo (até os argentinos construíram os seus na década de 50…agora construir motores, mísseis, radares e outros equipamentos indispensáveis para que o mesmo cumpra com eficiência sua missão “são outros quinhentos”. Ao omitir que os Suecos sempre dependeram de motores ingleses e americanos (além de alguns tipos de radares e mísseis), a nota passa a impressão que eles são ‘os tais’. Ledo engano. Essa dependência faz com que os Suecos só possam vender ‘seus aviões’ a quem os Americanos autorizam…É o mesmo que acontece com a Embraer, que não consegue vender Super Tucanos para a Venezuela…os americanos não permitem.

  7. Caro Evandro, ainda bem que o Brasil não vai vender Super Tucanos para esses bolivarianos….. Que comprem aeronaves da China, de Cuba ou Coréia do Norte, se é que esses dois últimos fabricam……

  8. Caros Sr. Lima e Sr. Da Cruz, compartilho dos mesmos pontos de vista! E sim, concordo plenamente que o momento nacional atual “desafia o nosso peito à própria morte”, pois quando o desafio veio em 7 de setembro de 1822, amarelamos e deixamos que um aventureiro lançasse mão e nos concedesse como favor, aquilo que cidadãos dos Estados Unidos, Suécia, França e tantos outros, deram suas vidas, mesmo o mais humilde dos civis, pela sua liberdade e independência. Que hoje, os permite trilharem seus caminhos com dignidade, sem pedir “bênção” a ninguém…É verdade Da Cruz, trabalhei 12 anos com patrões suecos. E pude me desenvolver profissionalmente em um ambiente de transparência, conduta ética e de total liberdade, onde você podia a qualquer momento, desde que preparado, conversar com qualquer um, independente da hierarquia, pois as salas mantinham portas abertas. E em cumprindo sua função, poderia dar palpites, em forma de sugestões. e cada pequena contribuição, era reconhecida no quadro de avisos e uma recompensa em dinheiro baseada na economia anual estimada. Entrei na empresa como “operador” e graças a essa cultura interna, logrei galgar cargos acima com treinamentos “on the job” e estudos pagos pela empresa. Os caras eram respeitosos e bons no que faziam, não tinham o menor problema em compartilhar sua expertise com os brasileiros. Por isso tenho razões de sobra para acreditar que o programa FX – Gripen, vai acontecer exatamente como o planejado e colocará o Brasil na linha de frente da tecnologia aérea. Os suecos são confiáveis, éticos e excelentes parceiros de trabalho. Neste caso quem pode marcar gol contra são nossos próprios jogadores, dirigentes e não raro alguns juízes…Pelos mesmos motivos com que ofendem nossa dignidade e nos envergonham como nação. E enchem de más notícias nossos telejornais, todo santo dia…e já que falamos em militares, o estado maior está certo, sua rotina é o exercício da arte da guerra, para defender a pátria dos inimigos externos. À nação, (o povo brasileiro) cabe estabelecer os limites para a convivência interna em sociedade de forma pacífica e ordeira…e alijar de seu convívio, os traidores, os psicopatas, os lunáticos e degenerados, que promovem com o poder do dinheiro, a decadência dos valores éticos e morais da pátria brasileira. Um novo “independência ou morte” desafia a brava gente brasileira, quem sabe desta vez…quem viver verá…

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