FedEx vai testar drone autônomo de entregas a partir de 2023

Projeto é uma parceria da FedEx com a empresa norte-americana Elroy Air, que está projetando o drone de cargas Chaparral
Concepção artística do Chaparral, drone VTOL projetado pela Elroy Air (Divulgação)

Maior empresa do mundo no ramo de transporte de cargas, a FedEx Express anunciou nesta quarta-feira (30) que programou para 2023 o início dos testes de transporte de mercadorias por meio de drones autônomos VTOL (sigla em inglês para Pouso e Decolagem Verticais).

A empreitada será realizada pela FedEx em parceria com a Elroy Air, empresa com sede na Califórnia que está desenvolvendo o “Chaparral”, uma aeronave multimotor não tripulada concebida para o transporte de cargas. Segundo o fabricante, o veículo é projetado para voar de forma autônoma com até 230 kg de carga por 500 km de distância.

“A FedEx foi construída com base na inovação e estamos sempre buscando novas tecnologias para ajudar a aprimorar o setor de logística por meio de segurança, eficiência e atendimento ao cliente”, disse Joe Stephens, vice-presidente sênior de planejamento global, engenharia e tecnologia da FedEx Express.

A primeira fase de testes com o drone Chaparral será inserida no contexto das operações logísticas de meio quilômetro da FedEx, movendo remessas de mercadorias entre pontos de triagem. A companhia de carga norte-americana diz que o projeto é um “esforço para explorar e adotar tecnologias emergentes em suas redes”. A Elroy Air, por sua vez, afirma que a operação do drone pode ser simplificada e de baixo custo, pois o veículo não exige infraestruturas adicionais, como aeroportos e estações de carregamento.

“Estamos orgulhosos de trabalhar com a FedEx para construir a próxima geração de logística expressa”, disse Kofi Asante, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e estratégia da Elroy Air. “Quando você não está limitado por infraestrutura, tráfego ou aeroportos desafiadores, a logística pode alcançar mais pessoas, mais rápido do que nunca.”

Previous Post
MC-21-310

Esperança da aviação comercial russa, jato MC-21 retorna aos voos de teste

Next Post

EVTOL autônomo chinês pode entrar em serviço neste ano

Related Posts