Jatos russos SSJ100 já sofrem com falta de peças de motores

Aeronave da Sukhoi utiliza o turbofan Powerjet SaM146, baseado no CFM-56 e que é produzido pela NPO Saturn em parceria com a francesa Safran
Jato SSJ100 da IrAero (Liam McManus)

O efeito das sanções ocidentais sobre aviação comercial na Rússia começou a atingir o jato regional Sukhoi SSJ100, um dos orgulhos da indústria aeroespacial do país.

Relatos do CEO da companhia aérea IrAero, Yuri Lapin, ao governador da região de Irkutsk, onde ela está baseada, revelaram que a frota de SuperJets da empresa já sofre com falta de peças de reposição do turbofan Powerjet SaM146, que equipa a aeronave.

Lapin solicitou que o governo tome providências para evitar que as aeronaves da companhia fiquem paradas indefinidamente.

Embora seja fabricado pela russa NPO Saturn, o motor é baseado no conhecido turbofan CFM-56 e conta com o apoio técnico da Safran. Desde o início da invasão russa à Ucrânia, a fabricante francesa não envia componentes ao país por conta das sanções econômicas.

A IrAero possui 11 SSJ100 em sua frota dos quais apenas seis estariam em serviço, segundo o Planespotters. Outros três operadores do jato regional de 100 assentos também já teriam relatado problemas para manter suas frotas em serviço, segundo a mídia russa.

Na semana passada, Yuri Borisov, Vice primeiro-ministro da Rússia, afirmou ao Russian Times que espera que uma nova variante do SSJ100, equipada com motores e componentes locais, esteja em condições de ser produzida a partir do final de 2023.

Motor Powerjet SaM146 que equipa o avião russo (Kentaro Iemoto)

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