EUA apressam desenvolvimento de mísseis hipersônicos

Lockheed Martin executou teste bem sucedido com o míssil ARRW a partir de um bombardeiro B-52 enquanto o projeto HACM, mais avançado, recebe mais fundos
Conceito do míssil ARRW (LM)

A Força Aérea dos EUA (USAF) está priorizando o desenvolvimento de mísseis de ataque hipersônicos lançados do ar, possivelmente como reflexo do avanço tecnológico alegado por China e Rússia. Em 14 de maio, um bombardeiro B-52H Stratofortress lançou um míssil AGM-183A ARRW com sucesso pela primeira vez, após três tentativas fracassadas.

O ARRW é um míssil hipersônico de propulsão convencional, que aciona um foguete para atingir velocidade acima de Mach 5. É uma tecnologia semelhante a do Kinzhal, míssil que foi usado pela Rússia na invasão à Ucrânia.

Desenvolvido pela Lockheed Martin, o AGM-183A foi lançado em três oportunidades em 2021, mas em duas ficou preso ao pilone enquanto em julho não conseguiu acionar seu propulsor.

O programa ARRW se beneficia de verbas da Seção 804, que permite acelerar seu desenvolvimento. A Lockheed afirmou que fará mais lançamentos de testes em 2022 com o objetivo de conseguir a capacidade operacional já em 2023.

A Lockheed havia realizado três lançamentos fracassados do ARRW (USAF)

Primeiro míssil scramjet

Em outra frente, a USAF está aumentando os investimentos no projeto HACM (Hypersonic Attack Cruise Missile, Míssil de Cruzeiro de Ataque Hipersônico), uma arma hipersônica mais avançada, propulsionada por scramjet, que funciona como um motor a jato em grandes altitudes.

No orçamento de 2023, o programa HACM terá quase US$ 317 milhões de verbas, um aumento significativo. Em abril, a Lockheed Martin (em conjunto com Aerojet Rocketdyne) realizou um lançamento bem sucedido do HAWC (Hypersonic Air-breathing Weapon Concept), um protótipo que superou Mach 5 e atingiu 65.000 pés de altitude.

Embora vários mísseis atinjam velocidades bastante altas logo após o lançamento, incluindo hipersônicas, as novas armas em desenvolvimento têm o objetivo de manter esse desempenho por longas distâncias e de forma constante. Com isso, elas podem driblar defesas anti-aéreas e atingir alvos sensíveis com precisão.

O protótipo HAWC foi lançado em abril com sucesso (LM)

1 comment
  1. Existe tecnologia avançada, tanto para o bem como para o mal. O nosso mundo foi no passado por muitos lideres que fizeram guerra no intuito de dominar e conquistar o poder e ser poderoso, essa doença de poder continua ate hoje, um querendo ser maior que o outro e o resultado é ruim para a humanidade, que sofre com isso, em pleno século 21 estamos vivendo um tempo perigoso, em que a tecnologia avançou tanto que as armas se tornou poderosa capaz de eliminar com os seres humano desse planeta, as evidência são clara, só sendo cego para não enxerga que o diabo esta ai agindo na mente humano, tudo no intuito de fazer desse nosso mundo um inferno, o seu plano é mais que real, não existe duvida que ele vai colocar em pratica a hora e dia já esta estabelecido e ate Jesus profetizou esse acontecimento, que haverá uma tribulação jamais vista pelo ser humanos, isso é desde a criação da terra ate aquele tempo…..

Comments are closed.

Previous Post
737 MAX 10 está atrasado

Dono da British Airways e Iberia fecha pedido de 50 Boeing 737 MAX

Next Post

Governo dos EUA quer criar um super hidroavião

Related Posts