Aeronave elétrica percorreu mais de 2.000 km em voos de teste nos EUA

Projetado para ser um eVTOL, demonstrador Alia com motorização elétrica da Beta Technologies voou do estado de Nova York até o Arkansas
O Alia da Beta Technologies é um dos projetos de eVTOL mais avançados da atualidade (Divulgação)

A startup Beta Technologies, dos Estados Unidos, alcançou um marco notável para a aviação elétrica nesta semana. O demonstrador de tecnologia da empresa, o Alia concluiu uma viagem de oito etapas por seis estados do país, percorrendo um total de 2.257 km.

O modelo de testes partiu de Plattsburgh, no estado de Nova York, em 23 de maio, executando oito paradas para recarregar as baterias, e pousou em Bentonville, no Arkansas, na última segunda-feira (30/5). De acordo com a Beta, a aeronave permaneceu no ar por 11 horas e 44 minutos.

O teste também serviu para avaliar as estações de carregamento da Beta, que levou o equipamento em quatro paradas da missão. A empresa informou que o custo de cada recarga elétrica do Alia, o suficiente para um voo de 256 km, custou cerca de US$ 19. Como comparação, a startup mencionou que o Cessna Caravan que acompanhou o demonstrador consumia cerca de US$ 800 em cada perna da viagem.

Engenheira de testes de voo da Beta, Emma Davis, disse que a viagem com o demonstrador foi “um grande passo à frente, mostrando que é um futuro viável ter uma aeronave elétrica que pode viajar longas distâncias, não apenas saltos curtos”.

A aeronave da Beta é projetada para ser um eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical), embora o modelo demonstrador esteja configurado como um CTOL (aeronave de pouso e decolagem convencional). Um segundo protótipo do Alia construído pela empresa já tem o formato final previsto no projeto, mas ele ainda não decolou.

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O Alia é fabricado com uma fuselagem de fibra de carbono e versão final será movida por cinco motores elétricos, sendo quatro para sustentação e um para impulsão. De acordo com a Beta, o eVTOL com peso máximo de 3.175 kg poderá voar a velocidade de cruzeiro de 280 km/h e terá alcance de voo na faixa dos 465 km. A certificação do aparelho é esperada para 2024.

Depois de concluir a certificação do modelo de passageiros, a Beta informou que pretende desenvolver uma variante de carga. Essa opção, inclusive, já foi recebeu pedidos da UPS, gigante no ramo de transporte aéreo de cargas. O operador de lançamento do eVTOL, porém, será outro: a United Therapeutics, que vai usar o Alia para transportar órgãos humanos para transplante.

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