Eviation transfere avião elétrico Alice para Moses Lake em preparação para voo inaugural

Local no estado de Washington possui um dos centros de testes de aeronaves mais concorridos dos EUA; primeiro voo do Alice deve ocorrer em breve
Concepção artística do Alice, avião elétrico da Eviation; início das entregas é previsto para 2024 (Eviation)

Região notória dos Estados Unidos por abrigar importantes centros de testes de aeronaves, Moses Lake, no estado de Washington, tem um novo “residente” temporário. Trata-se do protótipo do avião 100% elétrico Alice, que é projetado pela startup israelense Eviation Aircraft.

Segundo o Air Current, recentemente, o Alice foi transferido por terra do aeroporto de Arlington, também em Washington, onde passava por ensaios de solo, para o novo local de testes, onde a fabricante afirma que será executado o voo inaugural da aeronave, embora ainda não tenha informado uma data.

Inicialmente, a Eviation planejva voar com o Alice a partir de sua nova sede em Seattle, no norte de Washington, mas depois de finalizar os testes de solo, decidiu realocar a aeronave para o centro em Moses Lake.

Agora baseado no Aeroporto Internacional de Grand County, que possui uma pista com quase 4 km de comprimento (e que no passado servia como local de pouso alternativo para os Ônibus Espaciais da NASA), o Alice contará com um vasto espaço aéreo exclusivo para testes de voo.

A Eviation corre contra o tempo para realizar o voo inaugural de seu avião elétrico, que já foi adiado duas vezes. A princípio, a empresa havia planejado a primeira surtida da aeronave para o segundo trimestre de 2021 e, em seguida, reprogramou o teste para o quatro trimestre do ano passado, prazo que também não foi concretizado.

YouTube video

Avião do futuro

O Eviation Alice é um forte candidato a ser o primeiro avião elétrico de passageiros do mundo projetado do zero, ao contrário de outras iniciativas que consistem na conversão de aeronaves com motorização convencional.

O Alice é um bimotor elétrico com fuselagem de material composto projetado para embarcar nove passageiros, além de dois pilotos. Segundo o fabricante, o avião terá autonomia de até 815 km a velocidade de cruzeiro de 463 km/h. A empresa também planeja construir uma versão cargueira da aeronave, o Alice eCargo, com capacidade para cerca de 1.000 kg de carga.

A primeira empresa a encomendar o Alice foi a Cape Air, uma tradicional companhia aérea subregional dos EUA que assinou um carta de intenções para adquirir até 75 exemplares. O avião elétrico israelense também recebeu pedidos do Deutsche Post (Correio da Alemanha) e da transportadora de cargas DHL. As primeiras entregas são previstas para meados de 2024.

Previous Post
Embraer STOUT

Embraer ainda não desistiu do STOUT, avião híbrido descartado pela FAB

Next Post
Irkut MC-21

Aeroflot pretende encomendar 300 jatos comerciais russos

Related Posts