Primeiro protótipo do jato de passageiros MC-21 está trocando motores ocidentais pelo russo PD-14

Irkut pretende acelerar programa de certificação da variante MC-21-310, que utiliza componentes desenvolvidos pela indústria russa
Protótipo do jato MC-21-310
Protótipo do jato MC-21-310 (UAC)

O jato de passageiros MC-21-310 acaba de completar seu centésimo voo, um marco importante para a United Aircraft Corporation (UAC), gigante aeroespacial que controla a maior parte das fabricantes russas do segmento.

O Irkut MC-21 é o mais avançado avião comercial já desenvolvido na Rússia, com porte semelhante a um Airbus A321, e aspectos tecnológicos como asas feitas em material composto.

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

Mas o programa sofreu um grande revés desde que a Rússia invadiu a Criméia, em 2014, e mais recentemente a própria Ucrânia. O MC-21 deveria ser uma aeronave global, com o uso de vários componentes ocidentais, incluindo os motores PW1400, fornecidos pela Pratt&Whitney.

Diante das sanções econômicas cada vez mais profundas, a UAC decidiu desenvolver uma variante do MC-21 construída com soluções caseiras, o MC-21-310, que voou pela primeira vez em dezembro de 2020.

A aeronave (matrícula 73055) é equipada com o turbofan PD-14, projetado e construído pela United Engine Corporation (UEC-Aviadvigatel) como alternativa ao PW1400.

A Rússia tem cinco protótipos do MC-21 (UAC)

Agora, a Rússia pretende acelerar o programa de certificação do MC-21-310 modificando o primeiro protótipo (73051) para substituir os motores PW pelo PD-14, do qual a UEC forneceu até o momento cinco unidades.

“Cerca de 240 voos estão previstos no programa de certificação, projetado para duas aeronaves. O 100º voo do avião MC-21 com um motor PD-14 foi bem-sucedido e o programa de certificação está seguindo de acordo com o planejado”, disse Vladimir Artyakov, primeiro vice-diretor geral da Rostec, estatal de tecnologia que comanda a UAC.

“Tenho certeza de que o MC-21 se tornará um substituto digno para aeronaves estrangeiras e que tanto as companhias aéreas quanto os pilotos, assim como os passageiros, gostarão da aeronave”, completou.

Previous Post

Aviões russos sofrem “canibalismo” com falta de peças de reposição

Next Post

Acidente com aviões que tentaram pousar na mesma pista é investigado nos EUA

Related Posts