FAB elimina mais um cargueiro KC-390 da Embraer

É a segunda vez que a Força Aérea reduz o pedido de aeronaves multimissão; encomenda passa a ser de 21 aviões por enquanto
Adequado para a Índia: o KC-390 é certificado para operar em pistas sem pavimento (Embraer)

Em comunicado direcionado a acionistas e o mercado, a Embraer informou nesta terça-feira (9) que a União, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), cancelou o pedido de mais uma aeronave multimissão KC-390 Millenniun. Com a alteração, a encomenda da FAB agora é de 21 aviões, dos quais cinco aparelhos já estão em serviço na frota.

Está foi a segunda vez que a FAB optou por reduzir o pedido do KC-390. Em fevereiro, a Aeronáutica e a fabricante brasileira chegaram a um acordo que eliminou seis aviões do pedido original de 28 unidades, formalizado entre as duas partes em 2014.

No informe, a Embraer diz que “avaliará o cabimento da decisão da União” e os “termos aplicáveis para assegurar o reequilíbrio econômico e financeiro dos Contratos, bem como os efeitos da eventual supressão da aeronave em seus negócios e resultados”.

VEJA TAMBÉM:

“Caçador de tanques”, helicóptero russo Mi-35 da FAB vai parar em museu

Confirmado: Porta-aviões São Paulo partiu do Brasil rumo ao desmanche na Turquia

O motivo para o novo cancelamento de pedido não foi divulgado. No ano passado, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, alegou na época que a redução das encomendas do KC-390 se dava em razão de restrições orçamentárias da força aérea.

A expectativa, no entanto, é que mais cancelamentos de pedidos do KC-390 sejam efetuados pela FAB, que planeja receber somente 15 aeronaves da Embraer.

A frota da FAB conta atualmente com cinco aeronaves KC-390 (FAB)

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

Em serviço com a FAB desde setembro de 2019, o KC-390 foi escolhido pelo militares brasileiros para substituir os antigos turboélices Lockheed Martin C-130 Hercules, que voam no Brasil desde 1964.

41 comments
  1. São ações deste tipo que jogam a capacidade desenvolvimento do pais pelo ralo , perde-se empregos , tecnologia , e o prestigio de uma das maiores empresas do país , lamentável…

  2. Ao Marcelo Lopes, eu até entendo sua frustração com isso (até eu me sinto assim) mas você já parou para pensar no orçamento não apenas da FAB mas das Forças Armadas em geral ? Ainda não percebeu que o congresso não quer que elas sejam bem capacitadas? Pense nisso !

  3. Eu entendendo que a FAB não deveria ter todos esses cortes, principalmente com a Embraer, e sinto até uma frustação, pois na minha opinião, pelo menos uma Base Aérea de cada região do país, deveria ter pelo menos 3 aeronaves. Mas olhando outro por outro lado, a FAB conta com 5 KC-390 ativos hoje (09/08), e o máximo que a eu vi no FR24, foram 4 aviões voado, o 2854, se não me engano, passou quase 2 meses sem voar, entre fevereiro e abril, imagino a FAB com 30 ou 28 KC-390, acredito que 20 ou 25, ficariam parados a maior parte do tempo. Entendo também, que a FAB, PRECISA dessas aeronaves, mas imagina quando ela for receber a última aeronave, já vai estar tendo que modernizar as 5 ou 10 primeiras que recebeu… Fora que o custo dessas aeronaves “paradas” é muito grande. Num mundo perfeito, o Brasil teria pelo menos uns 160 F-39, 50 KC/C-390, 6 KC-30, 100 H225 Caracal, e outros tantos meios e veículos que necessitam as três forças, e por aí vai.

  4. Então … cancelamos os KC 390 e no lugar colocamos os Gripen.Nada contra os aviões suecos mas acho estranho cancelar algo que foi feito conforme a FAB pediu, discutiu e autorizou. O país ficou menor territorialmente e esta é razao não vamos mais precisar todos os cargueiros? Acho que mais caças é porque devemos estar sob ameaça de alguma potência estrangeira… Entendi!!!

  5. Complicado, frustrante, porém as restrições orçamentárias que as Forças armadas estão tendo dificulta demais a modernização das mesmas.

  6. João Bannwart, o Brasil não tem o motivo para ser atacado, não é caminho de nada (só drogas…), não é vizinho de ninguém grande, vão tomar o que da gente? Brasília tá no meio do Brasil, para tomarem a capital dá muito trabalho a troco de nada. Esse cancelamento pode ser ajuste de caixa. Ninguém tem certeza de nada. Tomara que a verba que era destinada para o KC tenha sido útil para algo relevante para a sociedade, saúde, educação, investimentos variados… Sabe-se lá pra onde foi. Pais é igual casa, tira dinheiro que era para comprar uma cerca elétrica ou comprar uma arma e usa esse dinheiro para comprar remédio, pagar escola. Balanço de caixa.

  7. Tá certo, tem que cancelar mesmo. Precisamos de muito dinheiro nas campanhas eleitorais e no atendimento às demandas políticas de senadores, deputados e prefeitos por esse país afora. Parabéns aos envolvidos.

  8. Restrições orçamentárias?
    Ou prioridade para pagar os grippen?
    Afinal, temos que apoiar a indústria nacional…da Suécia

  9. Caro Matheus, acho que você não entendeu a minha ironia. Obviamente sei que não seremos atacados por nenhuma potencia mundial tão pouco regional, apenas quis ser ironico quanto ao cancelamento de mais uma nave e dos empregos atrelados neste processo. Escrever é uma arte e realmente poucos conseguem expressar claramente seus pensamentos e eu não sou um destes. Acho que as coisas são feitas ao sabor daqueles que estão ocupando o assento do comandante e não importando muito aquilo que comandantes do passado em conjunto com sua tripulação avaliou e definiu como prioritário no plano de voo para esta instituição. Não vou me alongar, fui e ..não volto mais a este assunto. Abraço.

  10. É engraçado se não tem verba porque fazer encomenda 🤦 estão fazendo com a Embraer e o KC o mesmo que fizerem com a Engesa🤦 será que não existe um planejamento de 10/20 anos pediram 28 depois caiu para 21 e agora espera apenas por 15🤦🤦…será que a marinha não precisa de aeronaves quem sabe o exército🤦..sabe é muito amadorismo

  11. Mas preferiram comprar MÍSSEIS ANTI TANQUE JAVELIN dos EUA para alguma GUERRA NA AMERICA DO SUL certamente. 😆
    Pra que comprar aviões cargueiros que podem SALVAR VIDAS…. é melhor comprar aquilo que MATA.
    Tempos de um DESGOVERNO BELICISTA

  12. Do jeito que os países expansionistas estão ativos quanto melhor a proteção do país mais protegido desse tipo de predador teremos. Mas se for ver a linha do atual governo é melhor comprar sucata americana.

  13. Pedido feito em 2014 🤔 era para torrar todo os próximos orcanentos e continuar com a Fab arrasa em outros setores…simplies assim.
    A esquerda fudeu com nossas FA..vai levar tempo o equilíbrio das contas de todos.

  14. Russos e iranianos na Venezuela, chineses na Argentina, tráfico e guerrilha na Colômbia – precisamos nos armar melhor.

  15. Como tem acéfalo comentando sobre um assunto que não entendem. Quem destina verbas é o congresso e não o executivo. Se fosse pelo atual presidente as forças armadas estariam melhor equipadas. Quem as quer com baixa capacidade são justamente aqueles que vocês continuam elegendo continuamente para os mais importantes cargos públicos do país. Será que precisa dar nomes aos “bois” ?

  16. O próprio país sabota o desenvolvimento dele. Eita Brasil veio sem rumo …era comprar uma 50 unidades…querem fazer a mesma coisa que fizeram com o Osório da engesa ..

  17. Vergonha! Foi assim que perdemos a Engesa. Falta de compromisso e descaso com nossas indústria de defesa

  18. A EMBRAER se acostumou, ao longo das últimas décadas, a ser privilegiada e tratada com bastante carinho pela União, diga-se FAB. Foram inúmeras compras que serviram para dar carga de trabalho à empresa: Bandeirantes, Brasílias, C-99, E-99, Xavantes, A-1, etc. Grande parte da frota da FAB foi composta por aeronaves fabricadas pela EMBRAER. Agora vem esse mimimi, essa choradeira, porque a atual administração da FAB está sendo mais profissional e um pouco menos paternalista com a EMBRAER. Simplesmente estamos diminuindo a compra em 25%, limite estabelecido nas legislações, para termos recursos financeiros para adquirirmos mais mísseis de última geração para equiparem os Gripen. Simples assim! Isso se chama, profissionalismo, foco e priorização de objetivos.

  19. Pessoal aqui dos comentários é meio lesado, essas encomendas foram feitas em 2014, em 8 anos foram entregues 5 aviões, o restante seriam entregues talvez em mais 25 anos a frente! O país precisa de mais aeronaves de defesa que tá muito escassa e a Embraer não fabrica. Pagar os caras grippen a curto prazo adianta adianta o prazo pra transferência de tecnologia e fabricação. Não nos esqueçamos que essa encomenda foi feita no governo pt, provavelmente seriam usados em missões em países como cuba, Venezuela e Haiti, não serviriam de fato a nós…
    Não nos esqueçamos tbm que no século passado sofremos 3 tentativas de invasões, duas da França e uma da Venezuela!!

  20. Menos viagens, próteses penianas, mais defesa nacional, tecnologia BR, indústria aeroespacial, empregos e soberania. Menos cerveja, picanha,etc.
    Mais seriedade e Brasilidade

  21. Os cargueiros da FAB são necessários para o lançamento de paraquedistas, tanto no adestramento quanto no seu emprego operacional. O jeito é equipar o Exército com aeronaves cargueiros para apoiar pelotões nas nossas fronteiras e emprego de da Brigada de Infantaria Paraquedista.

  22. É um ultraje … FAB que agora bolsonarista se diz patriota e nacionalista presta esse deserviso uma de nossas maiores produtora de tecnologia … Nacionalista até onde convem, força aeria não honra seus pedidos, nao tem palavra… Ridículo

  23. Kkkkkkkkkkkkk gente burra não entende , mesmo né estão reduzindo as Construção das aeronaves kc390 é para tá conta para entregas nem os EUA quando criou o c130 Hércules não terám conta também reduziram parabéns a Embraer este produto eu nosso é nossa tecnologia , Bolsonaro reeleito , para tá conta tem que reduzir é praticamente uma aeronave por três meses , os Gripen E deveriam passar para fabricante brasileiro tirar do ABC de São Bernardo para Brasília para Embraer .

  24. No passado as coisas eram mais objetivas… Quando o governo militar comprou 42 F5 em 1974, no o ano seguinte as aeronves já estavam operacionais. Já no programa AMX, das 79 aeronaves alardeadas só vieram 53… Só falta virem uns dez ou doze gripens e acoisa ficar por aí… Brasil il il

  25. Acostumado ao jeito brasileiro de tratar a defesa, CRAVO que a FAB chegará a ter apenas 8 ou 10 dessas aeronaves…

  26. O congresso do Brasil aumentou o caixa do fundão eleitoral por culpa dos opositores do presidente Bolsonaro. Fizeram uma lei em substituição à lei Rouanet para sacar mais dinheiro do país para financiar artistas de viés esquerdistas, aqueles que mandavam todo mundo ficar em casa. Claro está que queriam um país enfraquecido economicamente. Os mesmos que foram ao STF pedir que os índios tivessem mais terras sem ter população. Trata-se de uma quinta coluna que a todo momento querem prejudicar o país deixando mais vulnerável economicamente e militarmente. O interesse é entregar o país ao estrangeiro e ganhar muito dinheiro e depois morar em Paris.

  27. É revelador constatar que as Forças Armadas, como instituição, viveram tempos de investimentos e valorização durante a primeira década e meia dos anos 2000 e hoje seus quadros fazem campanha política, que lhes é vedada, a quem lhes garante manutenção de privilégios e cargos comissionados a despeito do enfraquecimento e falta de investimentos nas 3 forças.

  28. Não gasta com o avião, por que será ?
    Estranho isso, gastou milhões em prótese peniana, viagra , medalha honra e mérito,
    E por ai vai

  29. Deveriam possuir uma unidade dessas, capacitada a operar em pistas precárias, adaptada para combater incêndios florestais na Amazônia e Pantanal. Mas, parece que isso não importa…

  30. Entendo todas as frustrações e críticas mas vejam o panorama atual, o mundo está há mais de 2 anos em franca corrida armamentista e hoje percebo que, no momento, os caças são mais necessários para a FAB. Assim que a tecnologia estiver transferida e a Embraer puder fabricar nossos caças estaremos em uma situação mais confortável tendo os dois modelos sendo fabricados aqui sem o fantasma de um conflito que dificulte o aparelhamento da nossa força aérea. No atual contexto a Europa e Ásia aparentam, no mínimo, estarem envoltas em uma nova guerra fria só que agora com mais atores inclusos.

  31. É sério q tem gente achando q a Embraer é brasileira ? A fábrica fica aqui, mas pesquisem quem são os acionistas…

  32. Entendo que isso nada tem com cortes orçamentários, mas sim com um pedido inicial muito acima do que realmente necessitamos. O anúncio de um volume desse nível foi só pra alguém sair bonito na foto.
    De 28 unidades iniciais para apenas 15 fica claro que essa situação foi pessimamente planejada e arrebenta com qualquer empresa envolvida. Fico aqui imaginando como estão os fornecedores de todos os equipamentos envolvidos na fabricação do KC-390.
    Será que a Saab aceitaria esse tipo de situação. Com toda certeza a resposta é um retumbante não, mas a Embraer tem que engolir seco e ainda pedir desculpas a seus parceiros prejudicados.

Comments are closed.

Previous Post

Acidente com aviões que tentaram pousar na mesma pista é investigado nos EUA

Next Post

Primeiro Airbus ACH160 é entregue a bilionário brasileiro

Related Posts