Austrália procura por avião com características do Super Tucano

Força Aérea do país decidiu substituir seus turboélices PC-21 por novo turboélice de ataque. Além do modelo da Embraer, possíveis candidatos podem ser o AT-6E Wolverine e o TAI Hürkuş
O PC-21 australiano: desempenho fraco (RAAF)

A Força Aérea Real da Austrália (RAAF) abriu uma Solicitação de Informações (RFI) para uma aeronave capaz de ser operada na função de ataque aéreo aproximado, conhecida pela sigla JTAC (Joint Terminal Attack Control).

Atualmente esse papel cabe ao Pilatus PC-21, um turboélice de treinamento que é irmão do PC-9. Apesar de moderno e potente, o treinador não conseguiu desempenhar a função como esperado e por isso a RAAF decidiu procurar uma nova solução, que pode inclusive ser contratada por aluguel.

Chamado de Projeto Air 6016, o requerimento estabelece que o novo turboélice de ataque seja capaz de manter uma velocidade de cruzeiro de 333 km/h numa altitude de 1.524 metros por até 90 minutos. Além disso, a aeronave deverá oferecer um alcance de 1.110 km, uma altitude operacional de 7.620 metros e suporte cargas de até +4/-1.5 G.

Veja também

O novo avião deverá contar com dois rádios VHF/UHF e possuir um sistema de troca de dados táticos por voz, dados e imagens. Será preciso ainda ser equipado com sensor eletro-óptico e de infra-vermelho, e demonstrar capacidade de voo noturno, entre outros requerimentos.

Uma chance para o Super Tucano?

O prazo para entrega de propostas iniciais foi encerrado em 11 de agosto, mas a Força Aérea não revelou quais empresas pretendem participar da seleção nem quantas aeronaves serão encomendadas.

Atualmente, as aeronaves com características mais próximas às desejadas pela RAAF seriam o AT-6 Wolverine, da Beechcraft, o Hürkuş, da Turkish Aerospace Industries e o A-29 Super Tucano, da Embraer.

A Austrália adquiriu 49 treinadores PC-21, da Pilatus, em 2017, que são usados no treinamento avançado de seus pilotos. Embora a aeronave suíça seja bastante atual, seu perfil é menos indicado para ataque e apoio aéreo aproximado.

3 comments
  1. Vamos escolher , em vez de produtos de importação australianos, outros que nos sejam mais caros. Chegou a nossa vez de termos poder para escolher quem nos prestigia. A Austrália pode nos esnobar, vai ter troco. Outros tempos !

Comments are closed.

Previous Post

American Airlines encomenda 20 jatos supersônicos Overture da Boom

Next Post

Bombardeiro nuclear britânico é despejado e busca novo abrigo

Related Posts