KC-390 sob medida para a Força Aérea dos EUA, a nova proposta da Embraer

Projeto conjunto com a empresa L3 Harris prevê a montagem final das aeronaves em território norte-americano, mas empresas dependem do lançamento de uma potencial concorrência
O KC-390 com uma lança de reabastecimento aéreo, equipamento padrão da USAF
O KC-390 com uma lança de reabastecimento aéreo, equipamento padrão da USAF (Embraer)

A Embraer se juntou à empresa norte-americana L3 Harris para lançar o projeto “Agile Tanker”, baseado no jato multimissão KC-390 e que será oferecido à Força Aérea dos EUA (USAF).

Para isso, as duas fabricantes desenvolverão uma variante da aeronave equipada com lança de reabastecimento em voo, o padrão usado pelos aviões militares da USAF.

“Os estrategistas da Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceram que a realização da visão de emprego ágil em combate (Agile Combat Employment) exigirá plataformas de reabastecimento otimizadas para apoiar uma abordagem desagregada de domínio aéreo em ambientes sob disputa”, disse Christopher E. Kubasik, CEO da L3Harris.

“A colaboração com a Embraer para desenvolver e integrar novas capacidades à aeronave multimissão KC-390 fornece uma solução econômica e de rápida implementação, que incorpora nossa reconhecida abordagem disruptiva.”

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“Continuamos buscando parcerias significativas e estratégicas que gerem novos desenvolvimentos e ampliem o alcance de mercado do KC-390 Millennium”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer.

Projeto é iniciativa da Embraer e da L3 Harris (Embraer)

O projeto também inclui sistemas de missão e comunicação avançados, dentro dos requerimentos JADC2 (Joint All-Domain Command and Control), que visa modernizar e tornar mais ágeis as decisões das forças armadas dos EUA em ambientes contestados.

Entre as propostas do projeto estão a produção da aeronave em território dos Estados Unidos a fim de atender a legislação “Buy American Act”. Os KC-390 seriam então adaptados nas instalações da L3Harris em Waco, no Texas.

Concorrências para aviões-tanque

A Força Aérea dos EUA não tem no momento nenhuma concorrência para um avião-tanque tático de menor porte. Em vez disso, há a outro programa, o KC-Y, que pretende adquirir aviões de reabastecimento de longo alcance como complemento aos KC-46A que estão sendo entregues pela Boeing.

Boeing KC-46A Pegasus
Os EUA estão recebendo o KC-46, mas que só opera em pistas estruturadas e com boas dimensões (USAF)

Para o futuro, a USAF deverá lançar outra concorrência, a KC-Z, que derá origem a um avião-tanque avançado e que tem grandes chances de ser uma aeronave não-tripulada.

A solução da parceria Embraer-L3 Harris, no entanto, é uma alternativa barata e rápida para contar com uma aeronave capaz de operar em pistas despreparadas, algo que a frota de KC-135, KC-10 e KC-46 não consegue.

O atual secretário da Força aérea, Frank Kendall, enumerou sete imperativos operacionais em março que pretendem servir como referência para um processo de modernização e capacitação da USAF em curto prazo. É com essa filosofia que a Embraer e sua nova sócia esperam encontrar eco para oferecer o jato brasileiro.

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