Cessna Grand Caravan será equipado com motor elétrico a hidrogênio da ZeroAvia

Startup ZeroAvia firmou um acordo com o grupo Textron Aviation para converter o Grand Caravan com motorização movida a hidrogênio; lançamento comercial é esperado para 2025
Concepção artística do Cessna Grand Caravan com sistema de motorização a hidrogênio da ZeroAvia (ZeroAvia)

Desenvolvedora de soluções de zero emissão para a aviação, a startup britânica ZeroAvia anunciou nesta quinta-feira (29) a assinatura de um acordo com o grupo Textron Aviation dos EUA para projetar um sistema de motorização elétrica a hidrogênio para o Cessna Grand Caravan.

De acordo com a empresa britânica, o objetivo da empreitada é obter um Certificado de Tipo Suplementar para converter o turboélice utilitário da Cessna Aircraft, que é uma das marcas do grupo Textron. No âmbito do projeto, o avião terá seu motor original retirado e substituído pelo trem de força ZA600 de 600 kW desenvolvido pela ZeroAvia, visando o transporte de passageiros e cargas para meados de 2025.

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Em comunicado a imprensa, a ZeroAvia diz que o design de asa alta do Grand Caravan “o torna um forte candidato para a montagem de tanques de combustível de hidrogênio sob as asas, garantindo que os operadores possam manter a capacidade de assentos ou espaço de carga”. A empresa, no entanto, ainda não divulgou dados sobre o desempenho da aeronave com o sistema de motorização alternativo.

“O famoso Cessna Grand Caravan está a caminho de ser uma das primeiras fuselagens a operar serviços comerciais, tanto de carga quanto de passageiros, com motores elétricos a hidrogênio e emissão zero. Ao se juntar a nós, a Textron Aviation ajudará a transformar um pilar muito amado da aviação sub-regional em um símbolo de transformação sustentável na aviação”, disse Val Miftakhov, CEO da ZeroAvia.

Os motores elétricos a hidrogênio da ZeroAvia usam as chamadas células de hidrogênio para gerar eletricidade a partir de um processo químico, que aciona motores elétricos para girar as hélices. Os sistemas elétricos tem como “emissão” apenas vapor d’água e em temperaturas que permitem o gerenciamento do impacto do rastro.

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Pau pra toda obra, o Cessna Caravan vem servindo de base para diversos projetos de voo sustentável. Além da solução movida a hidrogênio da ZeroAvia, o modelo também passa por um projeto de conversão da magniX, que propõe um sistema de motorização 100% elétrico alimentado por baterias. Outra iniciativa, o Eco Caravan da Ampaire, usa motorização híbrido-elétrico.

O Cessna Caravan com motor elétrico da magniX voou em maio de 2020 (magniX)

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