Ex-dono da Avianca vê sua nova companhia na Itália crescer com jatos 737 MAX

Empresa italiana fundada por German Efromovich, Aeroitalia vai receber três jatos 737 MAX alugados da Air Lease Corporation
Boeing 737-800 da Aeroitalia (Colin Cooke Photo)

Em operação desde abril deste ano, a nova companhia aérea italiana Aeroitalia confirmou nesta terça-feira (1) a aquisição de três jatos Boeing 737 MAX 8. As aeronaves serão fornecidas pela empresa de arrendamento Air Lease Corporation, com previsões de entrega entre o início do próximo ano e o decorrer de 2024.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar esta colocação de três novas aeronaves Boeing 737 MAX 8 com a Aeroitalia”, disse Steven F. Udvar–Házy, presidente executivo da Air Lease Corporation. “As capacidades do Boeing 737 MAX 8 aumentarão muito a eficiência operacional da Aeroitalia e a expansão da frota com as aeronaves mais modernas e econômicas.”

A frota da Aeroitalia é composta atualmente por cinco jatos Boeing 737-800 NG e um turboélice ATR-72-600. Embora já esteja atuando há alguns meses, a empresa italiana passará a vender bilhetes para voos regulares pela Itália e em outros países da Europa a partir deste mês. Por ora, a companhia oferece apenas voos fretados.

Asas da Itália

A Aeroitalia foi criada no começo deste ano por iniciativa de Germam Efromovich, hoje no posto de presidente da empresa que tenta aproveitar o vácuo deixado no mercado italiano pela Alitalia, tradicional empresa que fechou as portas em 2021 após 75 anos de atividades.

O empresário nascido na Bolívia e detentor de múltiplas nacionalidades (incluindo a brasileira) é um nome conhecido no mercado latino-americano de aviação junto de seu irmão José, com quem fundou a extinta Oceanair – que atuou com o nome Avianca Brasil até falir em 2019.

Germán Efromovich: empresário foi o fundador da Oceanair e também presidiu o grupo Avianca Holdings (Cruks/Wikimedia)

Como controlador do Synergy Group, Germam Efromovich também assumiu o comando da colombiana Avianca Holdings, mas acabou excluído da empresa depois de descumprir um acordo de cobertura por um empréstimo da United Airlines.

A Aeroitalia se tornou o refúgio de Efromovich, que nos últimos anos fez diversas investidas no mercado aéreo da Itália. Em 2020, o empresário tentou comprar a Alitalia, mas a companhia acabou liquidada pelo governo italiano antes do negócio ser concluído. Ele também tentou investir na Air Italy, mas a empresa foi extinta em 2018.

Previous Post

Austrália vai encomendar novos C-130J, descartando o Embraer KC-390

Next Post
Airbus A330-200 da Aerolíneas Argentinas

Prevendo crescimento, Aerolíneas Argentinas busca novos jatos Airbus, Boeing e Embraer

Related Posts