Maior cliente do Boeing 777, Emirates encomenda mais cinco jatos cargueiros do modelo

Companhia aérea do Oriente Médio terá uma frota de 16 widebodies de carga, mas ainda não incluiu o novo 777-8F em seus pedidos
A Emirates já opera 11 777F e receberá mais cinco aviões até 2025 (Boeing)

Pouca gente lembra, mas a companhia Emirates Airline, tão famosa pela centena de jatos A380, é também a cliente lançadora do 777 Freighter, versão de carga do 777-200LR. Atualmente, a divisão Emirates Cargo opera 11 desses aviões com capacidade para transportar até 103 toneladas de carga, mas a frota está prestes a ser expandida.

Nesta terça-feira, 8 de novembro, a companhia aérea do Oriente Médio assinou um novo contrato de aquisição com a Boeing para mais cinco 777F, em um negócio da ordem de US$ 1,7 bilhão em preços de lista – nenhuma delas revelou o valor real do acordo, obviamente.

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Dois cargueiros serão entregues em 2024 e os três restantes em 2025, afirmou a empresa, que havia adquirido outros dois 777F durante o Dubai Airshow e que já foram recebidos.

Além disso, a Emirates tem planos de converter 10 de seus Boeing 777-300ER em aeronaves de carga. A previsão é que o primeiro desses aviões passe pelo processo de mudança a partir de 2023.

O Boeing 777-8F deve entrar em serviço em 2027 (Boeing)

A nova encomenda, no entanto, ainda não incluiu o 777-8F, substituto do 777F a partir de 2028. A versão cargueira baseada na geração 777X foi lançada pela Boeing em fevereiro, com um pedido da Qatar Airways.

Desde então, o 777-8F já recebeu encomendas da Lufthansa, Cargolux, All Nippon e Ethiopian. Por ser a maior cliente do “triple-seven”, como é conhecido o jato, a Emirates Airline parece um natural candidato a operar o novo cargueiro, ainda mais por ter encomendado também o 777-9, maior jato bimotor de passageiros do mundo. Mas parece que ela não tem pressa de fazer isso, por enquanto.

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