Caça de quinta geração da Turquia entra na fase final de produção

Projeto da Turkish Aerospace Industries, caça TF-X tem primeiro voo programado para 2023
TF-X: o primeiro protótipo do caça turco deve ser finalizado até março de 2023 (Divulgação)

Primeiro avião de caça desenvolvido na Turquia, o TF-X projetado pela fabricante Turkish Aerospace Industries (TAI) com colaboração da britânica BAe Systems está próximo de tomar forma. Nesta semana, a imprensa turca divulgou imagens do protótipo da aeronave em fase final de construção na sede da TAI, em Ancara.

Segundo a o fabricante turco, a fuselagem frontal e central, o módulo de asa e componentes da seção traseira da aeronave foram integradas. O trabalho de conclusão do primeiro protótipo, que segue o conceito de design furtivo dos caças de quinta geração, está programado para 18 de março de 2023, liberando o jato para os testes iniciais em solo.

O primeiro voo do TF-X também é previsto para o próximo ano. A data é programada para coincidir as celebrações do centenário da República Turca, em 23 de outubro de 2023.

Dados preliminares da TAI indicam que o caça produzido localmente terá peso máximo de decolagem de 27.200 kg, 19 metros comprimento por 12 m de envergadura e velocidade máxima de Mach 2 (2.470 km/h). Tais números são semelhantes aos do jato norte-americano de quinta geração Lockheed Martin F-22 Raptor.

De acordo com o fabricante turco, o jato inicialmente será impulsionado por dois motores General Electric GE F110 produzidos sob licença na Turquia pela TUSAŞ Engine Industries (TEI). Versões desse motor são utilizadas, por exemplo, nos caças norte-americanos F-15 e F-16. Mais adiante, o TF-X contará com um motor caseiro baseado no EJ200 usado no Eurofighter Typhoon.

Projeção do TF-X: caça de 5º geração turco lembra aviões americanos (TAI)
Parece um F-22 americano, mas este é o TF-X, caça de 5ª geração projetado na Turquia (TAI)

O governo turco ainda não definiu quantos TF-X devem ser incorporados à força aérea. No entanto, é esperado um grande volume, uma vez que no longo prazo o novo jato é proposto para substituir os mais de 200 caças F-16 em serviço na Turquia, além de suprir a necessidade do país por aeronaves de combate de última geração, já que a nação foi expulsa do programa F-35.

Indústria aeronáutica turca avança a passos largos

Nos últimos anos, a Turquia vem se tornando num dos expoentes da indústria bélica. Além de conduzir o projeto do TF-X, o país tem uma série de projetos de aeronaves militares não tripuladas, sendo o modelo TB2 Bayraktar da fabricante Baykar Technology uma das peças de maior destaque. O drone turco ganhou fama neste ano devido a sua participação na Guerra da Ucrânia em enfrentamentos contra as forças da Rússia.

Novo projeto da Baykar, o jato de combate não tripulado Kizilelma tem design furtivo (Baykar)

Outro projeto promissor da Baykar é o Kizilelma, uma espécie de caça furtivo não tripulado de alta performance. Recentemente, o aparelho concluiu a fase inicial de testes em solo e logo deve realizar seu voo inaugural.

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