Argentina substituirá avião presidencial “Tango 01” por outro Boeing 757

Nova aeronave deverá custar US$ 25 milhões, incluindo empréstimo de banco de fomento e repasse do velho 757 atual
"Tango 1", um Boeing 757, é o avião presidencial da Argentina (Creative Common)
“Tango 1”, um Boeing 757, é o avião presidencial da Argentina (Creative Common)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, aprovou a aquisição e um novo avião presidencial, revelou o jornal La Nacion nesta quinta-feira, 1º de dezembro.

Um decreto detalhando o projeto será publicado na sexta-feira (2) e inclui a provisão de recursos necessários para comprar a aeronave, que seria um Boeing 757-200 semelhante ao “Tango 01”, avião presidencial encomendado novo em 1992 e que está fora de serviço há quase oito anos.

O “novo jato”, embora usado já que o modelo não é mais fabricado, estaria em condições melhores, com vida útil de cerca de 30 anos. O La Nacion não trouxe detalhes sobre a identificação do avião escolhido ou se já existe um fornecedor definido.

Para arcar com o valor de US$ 25 milhões, o governo argentino desembolsará US$ 10 milhões do seu caixa, financiará US$ 12 milhões junto à Corporación Andina de Fomento (CAF) e dará o “Tango 01” como parte do pagamento no valor de US$ 3 milhões.

Interior do Boeing 757 da presidência da Argentina (governo argentino)

Mudança de ideia

A opção por outro Boeing 757 foi tomada por conta da capacidade de operar em qualquer aeroporto do país ou do mundo e também por permitir a instalação de um sistema de comunicação adequado à função presidencial.

Fernández, no entanto, havia determinado dois anos atrás a realizar uma reforma para colocar o “Tango 01” em condições de voo, projeto que era orçado em cerca de US$ 12 milhões e que seria feito pela FADEA, fabricante de aeronaves da Argentina.

Desde 2015, o 757 presidencial está encostado na Base Aérea de El Palomar, em Buenos Aires, mas recebendo cuidados mínimos. A aeronave teria apenas 14.000 horas de voo, mas exigiria uma reforma profunda além de atualização tecnológica de comunicação.

Sem uma aeronave VIP, os presidentes argentinos mais recentes têm fretado aeronaves da Aerolíneas Argentinas, companhia aérea controlado pelo próprio governo.

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