Rússia adia desenvolvimento do PD-35, motor turbofan do CR929

Motor turbofan mais avançado projetado na Rússia, PD-35 é proposto para equipar o jato comercial sino-russo CR929
Maquete do motor PD-35, a esperança da Rússia para avançar em projetos de grandes aeronaves (Divulgação)

Maior e mais avançado motor turbofan projetado na Rússia, o PD-35 da UEC-Aviadvigatel não deve se tornar realidade tão cedo. Em entrevista a agência russa TASS, Alexander Inozemtsev, engenheiro-chefe da United Engine Corporation (UEC), disse que o propulsor de última geração deve ser concluído somente em 2027 ou 2028.

O PD-35 é proposto principalmente para equipar o jato widebody CR929, projetado em parceria pelo grupo russo United Aircraft Corporation (UAC) e a fabricante chinesa COMAC – que formam o consórcio CRAIC. Anteriormente, esperava-se que o propulsor poderia estar pronto para testes já em 2023. “Agora, devido a todos os eventos (guerra na Ucrânia e sanções do Ocidente contra a Rússia), o prazo se moveu alguns anos para a direita”, informou Inozemtsev.

Segundo o engenheiro-chefe da UEC, o atraso no desenvolvimento do PD-35 foi causado pela necessidade da companhia em alocar recursos em outros projetos mais urgentes, como os motores PD-8 e o PD-14, propostos respectivamente para impulsionar os jatos russos Sukhoi Superjet e o Irkut MC-21.

Esse atraso no desenvolvimento do PD-35, no entanto, atrapalha mais o lado russo do que o chinês no projeto do CR929. O motor da UEC-Aviadvigatel deve ser usado apenas nas aeronaves que forem incorporadas por companhias aéreas da Rússia, enquanto empresas da China poderiam operar versões do widebody com motores Rolls Royce e General Electric.

O widebody CR929, desenvolvido em parceria pela UAC e COMAC (COMAC)

De toda forma, num aparente movimento de apoio à Rússia, a mídia chinesa informou em setembro deste ano que o CR929 estava sendo  redesenhado para não ser afetado pelas sanções do Ocidente contra a indústria aeronáutica russa. Até então, a estreia da aeronave era programada para meados de 2027, prazo que agora deve se estender para além de 2029.

Motor de alta potência projetado para gerar até 77.000 libras de empuxo, o PD-35 é equivalente aos turbofans das séries Rolls-Royce Trent 1000 e o General Electric GEnx. O primeiro é aplicado em aviões como o Boeing 787 e o Airbus A330neo, enquanto o propulsor de última geração da GE, ainda em fase de testes, impulsiona a nova geração do 777.

O motor PD-35 é fundamental para a indústria russa avançar em projetos de aeronaves de grande porte. Além do jato comercial CR929, o propulsor também é sugerido para equipar o próximo avião de transporte estratégico da Rússia, o conceito conhecido como “Slon”, e em versões atualizadas do Ilyushin Il-96 e do cargueiro Antonov An-124.

1 comment
  1. O Brasil deveria entrar nessa também. Já li algo a respeito. De um projeto em desenvolvimento no Brasil para um motor, mas faz um tempo. Gostaria de saber se alguém pode indicar alguma matéria ou site ou entidade que tenha informações sobre isso.

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