Brigadeiro Marcelo Damasceno será o próximo Comandante da Aeronáutica

Atual chefe do Estado-Maior da Aeronáutica assumirá lugar do Brigadeiro Baptista Junior, que pretende deixar o posto ainda em dezembro
Tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, noco Comandante da Aeronáutica (FAB)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiu o critério de antiguidade e indicou, junto com o novo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o Tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno para o Comando da Aeronáutica.

O militar ocupa hoje a posição de chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pode assumir o novo cargo no dia 23 de dezembro, quando o atual ocupante, o Tenente-brigadeiro Baptista Junior, pretende fazer a passagem de comando.

Em evento nesta sexta-feira, 9, Múcio afirmou que tentará convencer os atuais comandantes a ficarem até a posse. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, a decisão de Baptista Junior evitaria prestar continência para o rival político do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o ato foi visto como de insubordinação.

O atual Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior (FAB)

FAB politizada

Já segundo a Folha de São Paulo, Damasceno terá como primeira meta a “despolitização” da Aeronáutica. Baptista Junior, que assumiu em abril de 2021 após a demissão de todos os comandantes das forças armadas, tem feito uma gestão personalista, com decisões polêmicas como reduzir a encomenda do jato de carga Embraer KC-390 alegando falta de recursos financeiros.

Ao mesmo tempo, o atual comandante ampliou o contrato com a sueca Saab para receber 40 caças Gripen E e planejava a compra de um segundo lote, a despeito da falta de dinheiro.

Primeiro KC-30 da FAB; aeronave ainda não contém os dispositivos de missão (FAB)

Outra atitude intempestiva foi o contrato para compra de dois Airbus A330-200 para serem transformados em aviões de reabastecimento aéreo MRTT. A licitação só teve a participação da Azul, que não era dona das aeronaves oferecidas, mas aceitou o preço, considerado por uma empresa de leasing europeia ouvida pelo site como muito abaixo da realidade.

Apesar de os dois jatos já estarem de posse da FAB, eles mantêm a configuração básica de uso comercial. A força tenta agora adquirir equipamentos de solo para carregamento de cargas e outros serviços. Sobre a conversão, feita com exclusividade pela Airbus na Espanha, até o momento não se soube da existência de um contrato.

Baptista Junior também encerrou dois projetos promissores, um de uma aeronave de combate não tripulada e de um avião utilitário híbrido, o STOUT, que seriam desenvolvidos em parceria com a Embraer. O fruto desse programa daria origem a um substituto dos velhos Bandeirante que estão em serviço há meio século. Ironicamente, a aeronave que deu origem à Embraer.

Embraer STOUT
Projeto futurista: o STOUT foi proposto para substituir os antigos C-95 Bandeirante e C-97 da FAB

Novo comandante

Gaúcho de Canoas, o Tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno nasceu em 1959 e se alistou na Aeronáuica em março de 1976. Como aviador, acumulou mais de 6 mil horas de voo em aeroanves como o TZ-13, T-23, T-25, C-95 Bandeirante, P-95 Bandeirulha, U-7 (Seneca), VU-93 (HS-125), VC-96 (Boeing 737-200) e os helicópteros UH-50 e VH-55 (Helibras).

Entre os principais cargos ocupados estão a posição do secretário do Ministro da Aeronáutica, Comandante do Grupo de Transporte Especial (responsável pelo transporte presidencial e outras autoridades), Comandante da Base Aérea de Brasília, Adido de Defesa e Aeronáutica em Paris e em Bruxelas, Chefe do Centro de Comunicação Social e Comandante do 4º COMAR.

O Tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno assumiu a chefia do Estado-Maior da Aeronáutica em novembro de 2020. Ele é formado em administração de empresas e tem cursos de política e estratégia espacial, Superior de Comando e Estado-Maior, Aperfeiçoamento de Oficiais e Formação de Aviadores.

2 comments
  1. Não acredito que os valorosos patriotas militares irão se resignar à extrema humilhação de ficar sob às ordens dum chefe de u mm a ORCRIM. Seria o cenário da desonra explícita!

Comments are closed.

Previous Post

Enquanto adquire novo avião VIP, presidente argentino descarta novos caças

Next Post

Embraer deve postergar lançamento de seu novo turboélice de passageiros

Related Posts