Boom aposta em motor próprio para o jato supersônico Overture

Motor “Symphony”, feito em parceria com empresas como FTT, GE Additive e StandardAero será usado no futuro avião de passageiros
Concepção artística do Overture com a pintura da United Airlines (Boom)

A Boom Supersonic cumpriu a promessa e anunciou a solução de propulsão do jato supersônico Overture, que almeja oferecer viagens aéreas a velocidade de Mach 1.7. A startup dos EUA irá desenvolver um motor próprio, o Symphony, em parceria com outras empresas.

Entre as parceiras no projeto estão a Florida Turbine Technologies (FTT), que desenhará o motor, a GE Additive, atuando como consultoria de tecnologia, e a StandardAero, responsável pela manutenção do equipamento.

“Desenvolver um motor supersônico especificamente para Overture oferece, de longe, a melhor proposta de valor para nossos clientes”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic. “Através do programa Symphony, podemos fornecer aos nossos clientes um avião supersônico econômico e ambientalmente sustentável – uma combinação inatingível com as atuais restrições de motores derivados e normas da indústria.”

O motor Symphony terá 35.000 libras de empuxo (Boom)

A solução surgiu após os grandes fabricantes de motores como GE, Pratt & Whitney, Honeywell e Rolls-Royce afirmarem que o segmento de aviões supersônicos não é prioridade no momento.

A sócia mais importante no motor Symphony é a FTT, que pertence à Kratos Defense & Security Solutions que, entre várias atividades, possui larga experiência com motores militares de caças como o F-22 (F-119) e o F-35 (F-135)

35.000 libras de empuxo

A Boom adiantou algumas características do turbofan Symphony, que não terá pós-combustor, mas será capaz de gerar 35.000 libras de empuxo.

Ilustrações divulgadas pela empresa mostram um motor de média taxa de derivação que usará combustível 100% SAF (Combustível de Aviação Sustentável). O Overture será equipado com quatro desses motores e terá entradas de ar com geometria variável para adequá-los aos diversos perfis de voo.

O jato supersônico voará a Mach 1,7 e deve entrar em serviço em 2029 (Boom)

A Boom garante que o novo motor atenderá aos padrões de emissões e ruído das agências FAA e da EASA. A empresa diz ainda que o Symphony terá um aumento de 25% no tempo de uso sem necessidade de retirá-lo para manutenção, além de uma economia de 10% se comparado aos motores semelhantes hoje em produção – um ponto que soa como uma resposta ao desinteresse das grandes fornecedoras do segmento.

Apesar da mudança de rota causada pelos motores, a Boom Supersonic continua a bancar a certificação do Overture, um jato para até 76 passageiros, em 2029. A fábrica da aeronave está programada para iniciar a produção em 2024, com o apresentação do protótipo em 2026 e o voo inaugural em 2027.

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