Embraer entregou ao menos 20 aviões comerciais apenas em dezembro

Apenas entre o Natal e o Ano Novo, 11 aeronaves decolaram de São José dos Campos rumo aos seus clientes, porém, meta de entregar 60 jatos em 2022 pode não ter sido atingida
E195-E2 da KLM Cityhopper (KLM)

Há pouco mais de 45 dias, a Embraer confirmou que mantinha sua meta de entregar entre 60 e 70 jatos comerciais em 2022. Tratava-se, no entanto, de um enorme desafio para a empresa já que até ali apenas 32 aviões haviam sido enviados aos clientes.

AIRWAY tem acompanhado as entregas da fabricante desde então, monitorando decolagens da sede da empresa em São José dos Campos (SP) e registros de voo. A constatação, ainda não definitiva, é que a Embraer chegou perto de conseguir o feito, sobretudo após entregar ao menos 20 aviões apenas em dezembro – confira lista no final do texto.

Segundo os dados coletados, foram entregues no 4º trimestre 27 jatos comerciais – 14 E175, três E190 e dez E195-E2. Com isso, o total de 2022 teria atingido 54 aeronaves, ou seja, seis a menos que a previsão mais pessimista.

A Air Cairo recebeu três E190 em espaço de poucas horas (AC)

Vale observar que o processo de entrega de uma aeronave comercial é um tanto complexo. Há todo um ritual que muitas vezes leva dias para ser concluído, como ocorreu com os primeiros E195-E2 da Porter Airlines, entregues em cerimônia em 21 de dezembro, mas que só partiram para o Canadá na semana seguinte.

Portanto, a Embraer pode ter entregado mais aviões, porém, sem que tenha sido possível confirmá-los por fontes seguras. Muitos dos voos de entregas também não exibem o modelo, registro ou proprietário da aeronave em rastreamentos de ADS-B, dificultando esse trabalho.

Revoada entre o Natal e o Ano Novo

O pico do envio de aviões ocorreu entre o Natal e o Ano Novo, quando 11 jatos teriam deixado São José dos Campos, incluindo os três últimos E190 produzidos, que seguiram para o Egito com diferença de horas.

Dois dos primeiros E195-E2 da Porter Airlines (PA)

A Azul concluiu o recebimento de quatro E195-E2 no trimestre com a entrega da aeronave de registro PS-AEN, elevando a frota para 14 jatos, mesmo total da KLM Cityhopper, outra a ser brindada com uma entrega em dezembro.

Completaram a lista vários E175 recebidos pelas empreas aéreas regionais dos EUA como Envoy Air (American), Republic Airlines (United Express), Skywest (Delta Connection) e Horizon Air (Alaska Air).

Números positivos, apesar de fora da meta

Se os números forem confirmados pela empresa, o que deve ocorrer apenas no final de fevereiro, a Embraer terá o que comemorar, a despeito de supostamente não ter atingido a meta.

Com 54 aeronaves comerciais entregues, a fabricante brasileira terá ampliado o volume em 13% em relação a 2021, quando entregou 48 jatos – em 2020, no pico da pandemia, foram somente 44 aviões.

A Embraer entregou ao menos 14 E175 no 4º trimestre (Next Trip Network)

Embora ainda esteja longe dos tempos áureos, quando entregava mais de 100 jatos por ano, a Embraer está enfrentando uma crise mundial de falta de componentes, que tem atrapalhado sua recuperação, assim como de Boeing e Airbus.

Some-se a isso a problemas com mão de obra, sobretudo de tripulantes, nas companhias aéreas, e temos um cenário bastante desafiador e que deve se repetir em 2023, talvez em menor escala.

Data de entrega/Traslado Modelo Número de série Proprietário Registro Pintura
11/out E195-E2 19020077 Azul PS-AEI
24/out E175 17000921 Skywest N320SY Delta Connection
28/out E175 17000922 Skywest N322SY Delta Connection
04/nov E175 17000923 Skywest N323SY Delta Connection
23/nov E195-E2 19020079 Azul PS-AEJ
24/nov E175 17000929 Horizon Air N652MK Alaska Air
29/nov E175 17000924 Republic Airlines N753YX United Express
02/dez E175 17000926 Republic Airlines N754YX United Express
02/dez E195-E2 19020081 Azul PS-AEK
13/dez E175 17000927 Republic Airlines N755YX United Express
15/dez E195-E2 19020083 Azul PS-AEL
16/dez E195-E2 19020084 KLM Cityhopper PH-NXN
20/dez E175 17000928 Republic Airlines N756YX United Express
21/dez E195-E2 19020069 Porter Airlines C-GKQJ
22/dez E195-E2 19020071 Porter Airlines C-GKQL
24/dez E175 17000930 Horizon Air N653QX Alaska Air
27/dez E175 17000925 Skywest N324SY Delta Connection
28/dez E190 19000774 CIAF Leasing SU-BVI Air Cairo
28/dez E190 19000775 CIAF Leasing SU-BVG Air Cairo
29/dez E195-E2 19020070 Porter Airlines C-GKQK
29/dez E195-E2 19020088 Azul PS-AEN
30/dez E175 17000931 Envoy Air N303DD American Eagle
30/dez E175 17000932 Envoy Air N304KM American Eagle
30/dez E175 17000934 Envoy Air N305CL American Eagle
30/dez E190 19000776 CIAF Leasing SU-BVH Air Cairo
30/dez E195-E2 19020072 Porter Airlines C-GKQM
31/dez E175 17000933 Horizon Air N654QX Alaska Air

3 comments
  1. Parabéns EMBRAER, competente empresa brasileira, “orgulho do nosso Brasil”. Hoje, vemos como foi lúcido o não acordo com Boeing sobre Joint Venture, a base de participação comercial de 20%, apenas. Você EMBRAER É 100%, não merece migalhas dos 20%.

  2. Ricardo, tudo bem? Obrigado pelo texto!
    Conseguiria compartilhar o site que vc usa pra rastrear os voos que saem de SJC?
    Um abraço!

Comments are closed.

Previous Post

Lockheed Martin firma acordos para produzir quase 400 caças F-35 Lightning II

Next Post

China celebra entrega do 100º jato comercial ARJ21

Related Posts