“Clone” do F-35: flagras mostram mais detalhes do novo caça chinês J-35

Novo caça furtivo J-35 é cotato para ser empregado no novo porta-aviões da marinha chinesa
Parece o F-35, mas é o J-35: aeronave é o segundo caça furtivo projetado na China

Próximo caça furtivo chinês de quinta geração, Shenyang J-35 foi flagrado mais uma vez. Imagens não verificadas e compartilhadas nas redes sociais mostram a aeronave de novos ângulos e a constatação é unânime: exceto por alguns detalhes, o visual externo do jato de combate oriental parece uma cópia do Lockheed Martin F-35 Lightning II.

O suposto caça que aparece nos flagras é uma evolução do protótipo FC-31, que também é conhecido como “Guying” (pronúncia em mandarim para Falcão-Gerifalte). Em desenvolvimento há mais de uma década, a aeronave é o segundo jato de combate de quinta geração projetado na China depois do Chengdu J-20.

Embora o fabricante não comente sobre a aeronave, tampouco o governo chinês ou as forças armadas do país, é evidente que o J-35 é um caça concebido para uso naval. Alguns detalhes da aeronave vistos nos imagens evidenciam sua vocação, como a bequilha do trem de pouso com a barra de acoplamento em sistemas de catapulta de lançamento em porta-aviões e as asas com dobradiças, um item comum em aviões que operam embarcados em navios aeródromos.

J-35 pode ser empregado no novo porta-aviões da Marinha da China

Com essas características, é esperado que o J-35 seja empregado do novo porta-aviões da Marinha chinesa, o Fujian, que usa sistemas de catapultas para lançar aeronaves. Trata-se de uma embarcação diferente dos outros dois navios aeródromos em serviço na China, onde os aviões decolam com auxílio de uma rampa.

5 comments
  1. Aquele velho ditado: nada se cria, tudo se cópia! Principalmente os chineses, devem ter roubado os projetos dos americanos.

  2. Engraçado, a mídia ocidental se acaham no direito de serem os “detentores do conhecimento”. Acham, que só os Americanos tem “inteligência” e “conhecimento” os outros países, inclusive a China, que hoje é a segunda economia do mundo e uma potência militar, é colocado perante a opinião pública como uma nação que não possuem pessoas capazes de “inteligência’ e de QI. Más, em quanto a velha mídia ocidental, continua com a sua narrativa infundada, os chinês vêem se destacando e crescendo em todas as áreas sem fazer alarmes.

  3. No YouTube tem um canal de propaganda das forças armadas chinesas que mostram esse caça mas aparecem imagens de um motor do tipo 2D eliminando essa turbina de forma arredondada, creio que eles estão evoluindo bem no seu projeto, quanto a ser cópia isso não importa os americanos são uma ameaça ao governo chines e eles responderão como toda potência deve responder, mas o mais importante os americanos já sabem que sua egemonia está acabando portanto chineses, russos e iranianos sem mencionar a Coreia do Norte vão por em cheque os governos americanos e seus vassalos ocidentais creio que os Estados Unidos estão como Roma no período da queda.

Comments are closed.

Previous Post
O voo da Mahan Air entre Teerã e Caracas é realizado com o jato Airbus A340-600 (Anna Zvereva/Creative Commons)

Quatro jatos A340 que “desapareceram” foram comprados pelo governo do Irã

Next Post

Depois de pré-selecionar o Rafale, Colômbia também considera compra do Gripen

Related Posts