COMAC aprova versão cargueira do jato ARJ21

Aeronave derivada do jato regional será capaz de transportar 10 toneladas de carga e já possui dois clientes, segundo fabricante
ARJ21: versão cargueira a caminho (3GO*CHN-405/mjordan_6)

A COMAC, principal fabricante de aeronaves comerciais chinesa, anunciou a aprovação do projeto de conversão do jato regional ARJ21 para cargueiro.

A empresa estatal não deu detalhes sobre quando a variante cargueira estará operacional, mas afirmou que o ARJ21 de cargas já possui dois clientes, a Zhongyuan Longhao e Yuantong Aviation.

ACOMPANHE O AIRWAY NAS REDES SOCIAIS

O projeto de um ARJ21 cargueiro teve início em maio de 2020, com a realização de estudos preliminares e na sequência o detalhamento das modificações necessárias, além de voos com um jato convertido, de matrícula B-3329.

O ARJ21 será capaz de transportar 10 toneladas de carga e terá “alta taxa de utilização de volume, boa universalidade de ULDs e atendimento diferentes tamanhos padrão, como PMC, PAG e AKE”, citando containers e pallets padrão da indústria.

A aeronave B-3329 sendo convertida para carga (COMAC)

A conversão de aviões de passageiros para carga normalmente envolve o reforço do piso para suportar um peso mais elevado, instalação de equipamentos de manuseio e uma porta larga de carga. No caso do ARJ21, ela se localiza na parte frontal da fuselagem por conta da configuração da aeronave.

Segundo a COMAC, o jato cargueiro terá porta de carga de acionamento totalmente elétrico, um sistema de alerta e supressão de incêndio e ar-condicionado.

Capacidade de carga similar ao E190F

Por ser um jato de pequeno porte e com diâmetro pequeno de fuselagem, o ARJ21 terá uma capacidade semelhante ao E190F, que a Embraer está desenvolvendo.

O E190F terá capacidade semelhante ao ARJ21 cargueiro (NAC)

O programa de conversão P2F (Passanger to Freighter em inglês) brasileiro dará origem a um jato E190 com 10,7 toneladas de capacidade de carga útil, além do E195F, capaz de transportar 12,3 toneladas.

Assim como os E-Jets, o ARJ21-700F poderá ser usado para agilizar entrega de encomendas entre destinos com menor demanda de carga. A versão de passageiros modelo acaba de ter a centésima unidade entregue pela COMAC.

Previous Post

Governo do México compra espólio da companhia aérea Mexicana de Aviación

Next Post

Primeiro Airbus A380 reformado pela Emirates entra em serviço

Related Posts