Lula pode facilitar venda de aviões da Embraer para o Irã

Embaixador do Irã pediu uma audiência com o governo brasileiro para tratar de negociações entre os dois país, segundo a Folha de São Paulo
Os E2 usam o PW1900G, uma versão do GTF
Os E2 usam o PW1900G, uma versão do GTF (Dylan Agbagni)

Com a mudança de governança em Brasília, um antigo acordo do Irã para compra de 40 aviões da Embraer finalmente pode ir adiante. Segundo informa a Folha de S.Paulo, o embaixador iraniano no Brasil, Hossein Garibi, solicitou uma audiência com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, para tratar de negociações entre os dois países.

O país do Golfo Pérsico negociou a aquisição de aeronaves com a Embraer em 2016, mas a fabricante suspendeu o contato no ano seguinte por temer retaliações dos EUA, então sob a administração de Donald Trump.

Desta vez, com Luiz Inácio Lula da Silva de volta à presidência, diplomatas iranianos acreditam que as relações com o Brasil podem ser incrementadas, destacou o jornal. A Embraer não comentou sobre o assunto.

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Frota de aviões do passado

Por conta dos embargos econômicos, o transporte aéreo no Irã depende de uma frota de aviões já bastante antigos. Grandes empresas do país, como Iran Air, Kish Air e Mahan Airlines voam com aeronaves que já deixaram de voar no Ocidente, como o Boeing 747-200, Fokker 100 e o Airbus A300.

Os aviões comerciais mais novos em uso no país são justamente a última leva de jatos Airbus e turboélices ATR que foram autorizados a serem entregues à Iran Air entre 2016 e 2018. Nessa época, a venda das aeronaves foi liberada por Barack Obama, ex-presidente dos EUA. Porém, em 2019, sob a administração de Donald Trump, Washington voltou a subir as barreiras econômicas contra o Irã, que segue com dificuldades para reequipar seu mercado aéreo.

 

11 comments
  1. Wagner, seu comentário demonstra a sua ignorância sobre este e, provavelmente, outros assuntos. Fique em sua “bolha” ou então procure entender como o mundo funciona. Como se diz: “o mundo é para quem pode”.

  2. Se os EUA deixarem, tá ótimo! 40 jatos seria uma excelente venda para a Embraer. Isto é, 40 jatos em 2016. Hoje podem ser bem mais. Só que o governo brasileiro deve avaliar o que vale mais a pena. Vender para o Irã e ganhar alguns bilhões compensa perder outros ao ser sancionado pelos EUA? E a Embraer? Como ficaria? Aceitaria vender?

  3. Nossos intereses enquanto nação deve está acima de qualquer pacto economico firmado ,creio que nos no devemos deixar o nosso mercado externo nas mãos de gonvernos externos por conta de apoio bélico ,quantos bilhões deuxaran de entrar nos cofres do nosso país por conta de acordos firmados por presidentes brasileiros que no levan en conta nosso crescimento.

  4. Os aviões são da Embraer, mas os motores e a maior parte dos avionicos são americanos. Ou seja, o Lula pode até querer, se os EUA não aprovarem não tem venda.

  5. SE OS AMERICANOS DEIXAREM NÉ. KKKK
    OS GOVERNANTES BRASILEIROS TREMEM QUANDO OS ESTADUDINES GRITAMKKKKK.SERÁ QUE TEMOS UM SACO ROXO AGORA????

  6. O problema é a Embraer perder o mercado norte-americano, onde ela vende muito.
    Seria possível substituir os motores e os aviônicos por similares russos, mas isso não impediria as sanções americanas. É preciso, sim, obter a concordância de Biden. Mas Lula vai pra lá na próxima quinta, quem sabe ele leva esse tema para debater.

  7. Se os Americanos deixaram né. Kkkk
    Os governantes brasileiros tremem, quando os ESTADUDINESES GRITAM. Quantos governantes covardes já passaram por Brasília.
    Será que temos um saco roxo agora?????
    “” PAÍSES NÃO TEM AMIGOS, TEM INTERESSES COMERCIAIS..ACORDO MINHA GENTE..

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