Jato E195-E2 da Embraer participa pela primeira vez de show aéreo na Austrália

Aeronave está em Melbourne para ser exposta no Avalon 2023 junto do Phenom 300E e do Phenom 100V
O E195-E2 Tech Lion: aeronave foi exibida no Paris Air Show (Ricardo Meier)

O jato E195-E2 “Tech Lion”, da Embraer, está em turnê no Sudeste Asiático e Oceania, como AIRWAY mostrou em primeira mão. A aeronave de demonstração havia passado pelo Vietnã e Papua Nova Guiné, onde foi apresentado à Air Niugini nesta semana.

O próximo destino do maior jato comercial brasileiro é o Avolon 2023, o show aéreo internacional australiano, evento que começa em 28 de fevereiro.

A Embraer afirmou que esta será a primeira vez que o E195-E2 é exposto na exposição aeroespacial de defesa, que ocorre no pequeno aeroporto de Avolon, nas proximidade de Melbourne, sul da Austrália.

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Junto dos jatos executivos Phenom 300E e Phenom 100V, os aviões brasileiros ficarão apenas em exposição estática, informou a fabricante.

“A Austrália tem uma ampla gama de jatos executivos e comerciais da Embraer em operação. Graças a nossos clientes e parceiros, nossas aeronaves são sinônimo de desempenho, inovação e confiabilidade no país”, explicou Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer. “Estamos orgulhosos de ter o TechLion E195-E2, o Phenom 100EV e o Praetor 300E em exposição.”

Jato E190 da Alliance com a pintura da QantasLink (Embraer)

A investida da Embraer no mercado australiano ocorre após a frota do jato E190 de primeira geração ter crescido no país, por conta de aquisições de aeronaves usadas feitas pela Alliance Aviation, uma empresa que presta serviços de fretamento e wet-lease e conta com 31 aviões em sua frota.

Um dos clientes da Alliance é a gigante Qantas, que os utiliza em seu regional QantasLink. No entanto, a maior transportadora australiana acabou fechando um grande acordo com a Airbus para renovar sua frota, incluindo o A220, rival do E195-E2, que concorria pelo pedido.

Por suas grandes dimensões, a Austrália é um mercado potencial para os E2, que oferecem um bom alcance e um custo operacional bastante baixo, além de terem uma capacidade de passageiros que torna rotas de menor demanda viáveis em ligações diretas.

Embraer Phenom 300E Duet e o Porsche 911 Turbo S Duet
Phenom 300E (Embraer)

Vínculo com os Estados Unidos

Uma ausência sentida no estande da Embraer será o C-390 Millennium. O inovador avião de transporte tático brasileiro tem sido uma presença constante em eventos internacionais, mas não no Avolon 2023.

Uma possível explicação está ligação estreita que as forças armadas da Austrália têm com os Estados Unidos. Recentemente, a Real Força Aérea da Austrália (RAAF) decidiu selecionar o C-130J para renovar sua frota de cargueiros militares em uma concorrência que gerou suspeitas no parlamento do país.

Embora tenha afirmado que analisou não apenas o Super Hercules como também o C-390, o C-2 e o A400M, a RAAF não forneceu argumentos convincentes sobre sua decisão, segundo parlamentares.

Além do C-130J, a Austrália tem encomendado aeronaves como o F-35 e E-7 além de submarinos, helicópteros e armamentos de origem norte-americana nos últimos anos.

2 comments
  1. Acho que faltou um pouco de malícia. O KC-390 estava na Índia, era só dar um pulinho na Austrália. O parlamento questiona a escolha de C-130 eu colocaria o KC-390 até pra fazer demonstrações no evento. Acho que poderia ter visitado a Coreia do Sul também.

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