Jato apreendido com cocaína no Brasil é o novo avião presidencial de Portugal

Aeronave Dassault Falcon 900B foi confiscada no Brasil em 2022 com mais de 500 kg de cocaína em pacotes escondidos na fuselagem
Jato executivo Falcon 900B incorporado pela FAP tem 29 anos de uso (FAP)

A Força Aérea Portuguesa (FAP) incorporou no fim de fevereiro um novo avião para a Esquadra 504 Linces, grupo que tem entre suas atribuições o transporte de autoridades de Portugal, incluindo o presidente do país. Porém, o que mais chama atenção é a procedência incomum da aeronave, um jato executivo Dassault Falcon 900B com 29 anos de idade.

O jato em questão sofreu uma pane em 10 de fevereiro de 2022, quando estava prestes a decolar do Aeroporto Internacional de Salvador, na Bahia, rumo a Portugal. Depois ser inspecionado por mecânicos, foram encontrados mais de 500 kg de cocaína em pacotes escondidos na fuselagem do avião.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Uma investigação da Polícia Federal brasileira apurou na época da apreensão que o mentor da tentativa de tráfico internacional de drogas com o Falcon 900B era um ex-major da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, que foi preso em Lisboa em junho do ano passado.

“Esta nova aeronave vem aumentar a capacidade de transporte estratégico da Força Aérea nas missões de transporte de doentes a grande distância. A aeronave agora rececionada está em fase de aprontamento operacional, prevendo-se que em breve comece a ser operada pelos Linces”, informou a FAP em comunicado divulgado em 26 de fevereiro.

Polícia Federal brasileira encontrou mais de 500 kg de cocaína na aeronave no aeroporto de Salvador (PF)

Tendo voado com vários operadores ao longo de quase 30 anos, a aeronave estava sob a posse do fundo de investimentos português Parvalorem, que por sua vez adquiriu o jato em 2022 da empresa de táxi aéreo Omni Aviação e Tecnologia, também de Portugal – e que não tinha envolvimento na tentativa de tráfico de drogas. No mês passado, o avião foi comprado pelo Ministério da Defesa português, que o repassou ao grupo de transporte especial da FAP.

3 comments
  1. Que diabe isso agora o presidente vai fica tranquilo com o aroma doce e cheiroso do avião pode ter certeza kkkk

  2. Se a aeronave foi pega com drogas em aeroportos brasileiro, pq foi parar em Portugal? Geralmente gdo isso ocorre a PF ñ confisca o veículo transportador?
    Só queria entender…

Comments are closed.

Previous Post
(UAC)

Produção do jato russo SSJ100 pode ser transferida para Abu Dhabi

Next Post

Rumo ao centenário: novos motores do B-52 passam por testes

Related Posts