Arquirrivais, Airbus e Boeing se unem para oferecer helicópteros ao Reino Unido

Boeing participará da “Força-Tarefa H175M” da Airbus como fornecedora de treinamento e suporte na concorrência do programa NMH do Reino Unido
Parceiros improváveis: Airbus dá boas-vindas à Boeing na Força-Tarefa H175M (Airbus)

Parceiros improváveis, Airbus e Boeing uniram forças para desenvolver a “Força-Tarefa H175M” para vender novos helicópteros H175M às forças armadas do Reino Unido. Em anúncio divulgado nesta segunda-feira (6), a Airbus Helicopters deu “ boas-vindas” a concorrente dos Estados Unidos, que participará da oferta do grupo europeu como fornecedora de serviços e treinamento.

Trata-se de uma mudança de postura da Boeing, que anteriormente havia sido selecionada pelo Ministério da Defesa britânico como uma das quatro empresas concorrentes no programa New Medium Helicopter (NMH – Novo Helicóptero Médio) para o Reino Unido. Agora, em vez de oferecer uma aeronave própria, a fabricante norte-americana se tornou parceira da arquirrival europeia na proposta para substituir os antigos helicópteros Airbus Puma HC2 em serviço no país.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Diretor da Airbus Helicopters no Reino Unido, Lenny Brown celebrou a parceira com a divisão britânica da Boeing. “A Boeing Defense UK é respeitada neste país por seu apoio de longa data às frotas britânicas Chinook e Apache. Como parceiro de serviços de treinamento, ele completa uma linha sólida de parceiros aeroespaciais de primeira linha baseados no Reino Unido que trazem uma garantia de prestação de serviços de classe mundial ao Ministério da Defesa do Reino Unido nas próximas décadas.”

“Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Airbus e nos juntar à sua equipe inovadora de líderes aeroespaciais para atender aos requisitos do Novo Helicóptero Médio do Reino Unido”, disse Steve Burnell, diretor administrativo da Boeing Defense UK. “Nossa equipe local apoia as forças armadas britânicas há décadas, mantendo centenas de empregos em todo o país em treinamento de helicópteros. Como membro da Força-Tarefa H175M, esperamos aproveitar nossa experiência atual para garantir disponibilidade e prontidão para as futuras frotas de helicópteros do Reino Unido.”

O Chinook alemão terá apoio técnico da Airbus (Boeing)

Além da Boeing, outras empresas envolvidas na proposta da Airbus são a Babcock (fornecedora de suporte de manutenção), Martin-Baker (assentos e integração de cabine) e a Spirit AeroSystems (projeto e fabricação detalhados). Se a proposta liderada pelo grupo europeu for selecionada pelo Ministério da Defesa britânica, os helicópteros H175M serão produzidos em uma nova linha de montagem em Broughton, no País de Gales.

Outros helicópteros na disputa do programa NHM são o AW149 da Leonardo e o S-70M Black Hawk da Sikorsky.

Boeing com ajuda da Airbus

A parceria entre as duas gigantes aeroespaciais não é inédita. A Airbus fez parte do grupo que propôs a venda de helicópteros CH-47 ao governo alemão, que foi aceita no ano passado. No arranjo, a Airbus dará suporte técnico dos helicópteros, coordenando o trabalho de várias outras empresas envolvidas no projeto como a AERO-Bildung, a CAE, ESG Elektroniksystem und Logistik-GmbH, Lufthansa Technik, Honeywell Aerospace e Rolls-Royce.

1 comment
  1. Na verdade, essa parceria da Boeing, visa mais uma derrota da Lockheed, que está na disputa com o Sikorsky S70.

Comments are closed.

Previous Post
Airbus A350-900 que voo com a Azul

Azul anuncia acordo com empresas de leasing de seus aviões

Next Post

Primeiro KC-390 da FAP retorna a Portugal

Related Posts